🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Hélio Reef - Nano 38l - Primeira Montagem

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
helionascimento
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jun 2021, 15:37
Apelido: helio
Data de Nascimento: 03 Mar 1989
Cidade: floripa
País: brasil

Hélio Reef - Nano 38l - Primeira Montagem

#1 Mensagem por helionascimento »

Olá pessoal. Primeira postagem no fórum hoje, e queria relatar brevemente minha história e como eu sempre quis fazer essa postagem e iniciar um projeto marinho.
Minha história com o aquarismo marinho é antiga, tinha uns 13-14 anos quando troquei um animal exótico (uma caranguejeira de origem africana, na época eu era bastante ativo no hobby dos exóticos) pela estrutura de um pico reef.

Com a ajuda do colega de troca, adaptamos um terrário em aquário marinho. Ele forneceu uma pequena bomba, substrato halimeda, pequenas rochas maturadas e umas mudinhas pra iniciar: 1 leather umbrela, 1 kenia tree, 1 muda de palythoa e 2 mushs: azul e vermelho. Iluminação com uma fluorescente 15w e pronto. Enchemos com água do aquário dele, um mostro de mais de 1000l. Na época eu tinha zero conhecimento e como podem imaginar, zero conhecimento somado uma montagem assim, digamos, sem planejamento, resultou em um desastre rapidamente. Na ciclagem o boom de algas foi gigantesco, e minhas tpas e reposição com água da torneira tratada com aquasafe não ajudou nem um pouco hehe.

Resumindo, fui aquarista por 1 mês apenas. Mas o importou aí foi o contato com os poucos aquaristas locais (o Barrak tinha a minha idade e me vendeu o primeiro densimetro, já tinha um aquário bem maneiro nessa época, aqui em Floripa). E importou principalmente por iniciar uma vontade gigante de um dia, quando pudesse, ter um aquário bem montado.

Desde então tenho acompanhando, as vezes com mais frequência, as vezes muito menos, o aquarismo marinho, especialmente através de fóruns. XXXXXXXX e especialmente o XXXX foram lidos por muitas e muitas horas. O "mostre o seu aquário" desde então me fez sonhar vendo a montagem dos colegas.

Desde então o "fluxo de informação" mudou muito, esses sites acabaram, a revolução digital e as redes sociais esfriaram o movimento dos fóruns e confesso me sentir um pouco órfão com isso. Acho que a maioria migrou pra grupos de telegram e whatsapp, e confesso que ainda não me acostumei com esses locais. Também ainda não descobri a porta de entrada desses grupos com os integrantes celebres do marinho nacional, que via em atividade pelos fóruns sempre com ótimos conselhos e paciência. Por isso, finalmente, vou fazer aqui a exposição da minha aventura recente, como sempre esperei:


Display: 38 litros com frente curva (comprei de segunda mão no olx, depois me atentei e existe uma boa possibilidade de ser um oceantech com vidro extraclear usado). Aproximadamente 30l liquidos.
Filtro: Hang-on Ehein liberty 200 (pelo tamanho, funciona quase como um mini sump, além de ajudar bastante na circulação com seus 720l/h. Coloquei 500ml de seachem matrix e 100ml de purigen).
Temperatura: Controlador Coel Z31y com Aquecedor Atman 100w e Cooler Sunsun com 2 ventoinhas, configurado para manter entre 26º-27º.
Reposição: ATO JBJ nano.
Circulação: Jebao SW2 wavemaker configurada no fluxo mínimo (250l/h), modo W1.
Iluminação: Luminária chinesa Gako Q2 - 18w, sendo 6 leds de 3w: 4 azuis, 1 branco e 1 violeta. Foto período de 8h diárias.
Layout: Substrato Reeflowers Pearl White Sand 1-1,5mm, Rocha da Calvetti rocks.
Água: tenho comprado pronta sempre na mesma loja, batida, sal da Aquaforest.
Rotina de manutenção: TPA semanal de 5l (17%).

[imagem]https://i.imgur.com/d0TfENM.jpg[/imagem]

[imagem]https://i.imgur.com/Fe0eAza.jpg[/imagem]



Montagem: 05/07/21

[imagem]https://i.imgur.com/MAcLiJl.jpg[/imagem]


Evolução:

[imagem]https://i.imgur.com/34Wyz32.jpg[/imagem]
Chegada da circulação: no outro dia da circulação nova, parecia que tinha sifonado o fundo. Ainda com uma luminária led simples temporária, ciclando.

[imagem]https://i.imgur.com/NRFCel1.jpg[/imagem]
Primeiros habitantes.

[imagem]https://i.imgur.com/sV23zKG.jpg[/imagem]
Aquário hoje, com aproximadamente 40 dias de montagem.
Fauna: 1 par de ocellaris + limpeza (7 nishi snails e 1 mini paguro).
Corais (em ordem de adição): Hammer Solomon, Xênia Pompom, Organ Pipe, Trumpet Kriptonita, Mush Striped, Torch verde.

Então. O aquário foi pensando em pouca manutenção e equipamentos simples, por isso as exigências dos corais devem precisam ser limitadas, certo? O foco vai ser em softs e alguns LPS, se forem resistentes. A ideia é uma coleção de mushs tomando toda a rocha, com a maior variedade possível de espécies. O primeiro coral foi um Hammer pois me apaixonei por essa peça, não resisti. Está tão aberta e desenvolveu tanto em 2 semanas que criei coragem e adquiri outro LPS resistente (Trumpet). O Torch só entrou porque ganhei numa rifa hehehe. Está no aquário há 1 dia, ainda não decidi se vai ficar mas já vi que está abrindo e aparentemente se comportou bem.

Os animais entraram quando o ciclo do nitrogênio estabilizou, amônia e nitrito zerados há 2 semanas.
Demais parâmetros (15/08/21): Kh: 9.2, Mg: 1400, Ca: 440. (ainda não entendi como poderia estar com o Kh neste valor alto, sendo que ainda não faço nenhuma reposição de elementos, apenas TPA com sal aquaforest, que não deveria ter Kh tão alto. Teste feito numa loja, avulso, marca Aquaforest).

Estou considerando a reposição de elementos ainda. Com essa composição de corais, nesse tamanho, creio que TPAs regulares com um bom sal consigam manter os parâmetros, mas já planejo uma adição diária de balling All for Reef da tropic marin se necessário, com bomba dosadora. Vou acompanhar o Kh com teste regular (Aquaforest) pra avaliar a necessidade. Usar um sal com parâmetros mais elevados e manter só com TPAs ao invés do balling também é uma consideração.


Plano futuro para fauna é: adicionar um goby de fundo (yellow coral goby ou yellow watchman). Também penso em substituir 1 ocellaris por outras espécie para aumentar a variedade (fridmani, gramma? estou pedindo por problemas né? - sugestões de animais mais tranquilos e que sejam igualmente ativos?) . Sei que 3 animais, pequenos, já está no limite do máximo. Só vou esticar esse limite pois em menos de um ano tenho certeza que uma montagem maior vai acontecer.


Irei fazer mais fotos logo, com close nos animais. Sou muito ruim com fotos, espero que o aquário seja um catalisador para evoluir nisso.

Era isso. Minha primeira postagem. Pra resumir: Estou bem feliz.
Obrigado pessoal, até mais.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Hélio Reef - Nano 38l - Primeira Montagem

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Parabéns Helio, fantástica sua narrativa.


Aqui estamos em casa e entre amigos. Fique sempre a vontade para ajudar e ser ajudado.

Também me incomoda um pouco essa mudança de formatos de mídias, grupos de whatsapp por exemplo com urgências e respostas unilaterais quase sempre sem um debate, assim como grande parte dos canais de youtube.



Mas, vamos ao que interessa.


Paciência e suor são os melhores equipamentos de um aquário.


Pessoalmente sou fã de montagens menores, ricas em detalhes, já que não tem espaço para brincar tem que escolher com carinho e atenção. E gosto disso.

Esse substrato clarinho ficou fantástico, uma boa sifonada de vez em quando vai manter ele assim por um bom tempo.


Em aquários menores, atenção muito especial na circulação e na temperatura, já que pelo volume de água, qualquer canto com água parada é um problema e da temperatura, qualquer oscilação do ambiente afeta ele.


E claro, manutenção das TPAs, trabalhar sem skimmer vai lhe exigir isso com excelente frequência.


Parabéns
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”