🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Substrato

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Substrato

#21 Mensagem por wilson_antunes »

Okay, conchinhas moídas ou coral ralados a parte, entendo que aragonita é sempre bem vinda, com relação a dolomita ela estando em quantidade menor referente a aragonita, acham que a dolomita pode atrapalhar?

Antigamente ouvia dizer que dolomita ajudava a manter o PH alcalino.

Minha aragonita é a nacional e pelo aspecto parece realmente apenas concha moida, não parece ter elementos de outro tipo.

Com relação a estética a mistura ficou ótima, parece areia caribenha, mas quero dar preferencia ao melhor para não ter problemas quimicos. (confesso que não quero jogar o subtrato que tenho fora)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Substrato

#22 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao tenho certeza se poderia empedrar, mesmo pq pra empedrar precisa haver uma precipitacao.

Por experiencia uma vez empedrou meu substrato qdo eu suplementava com Mg (parte da composicao da dolomita) pra acabar com as briopsys
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Substrato

#23 Mensagem por Matias Gomes »

Wilson ai no Rio o Antonio correio vendia aragonita nacional por 1,50 o KG, confesso que não vejo problema em vc usar a sua mistura.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substrato

#24 Mensagem por Alexandre Talarico »

Gente aragonita é uma solução sólida de carbonatos de cálcio e magnésio, ja falei tanto sobre isso que cansou, as pessoas lêem e não filtram o que leram ou então generalizam tudo.
Aragonita pode ser super bom e pode ser uma porcaria, pelo simples fato de que aragonita é um nome de um composto mineral e não é uma única coisa e sim uma solução que pode variar em concentração de íons cálcio e magnésio.
Para saber se é uma boa aragonita tem que ter muito coral e pouca concha, para saber se é ruim tem que ter muita concha e pouco coral, desta forma você evita problema de pH reserva alcalina e equilíbrio de cálcio e magnésio alem da famigerada cimentacão.
Para saber se é boa é só comparar com a natureza, NAO TEM RECIFE DE CORAIS NA NATUREZA COM CASCALHO DE CONCHAS NO FUNDO, NEM DE OSTRAS, NEM DE DOLOMITA E NEM DE NENHUM TIPO DE PEDRAS BRITADAS ARTIFICIALMENTE, o resto é invenção por obra e responsabilidade do dono do aquário e prejuízo da vida que ele contém.
É inadmissível uma discussão sensata e ética sobre aquarismo, querendo comparar natural com artificial, não da nem para começar.
Acabei de voltar de ferias e estava justamente mergulhando em um típico recife de corais e JURO não vi nada diferente do que vi em todos os recifes que eu já visitei, os fundos coralíneos são sempre os mesmos variando muito pouco na sua composição química e variando bastante na sua granulometria conforme a movimentação da água, e é só não tem segredo!!!!!
Observem a natureza é muito mais fácil. O nosso papel e tentar reproduzir a natureza dentro de casa.
Abs.

Alexandre Talarico.

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Substrato

#25 Mensagem por wilson_antunes »

Acho que a discussão aqui não era sobre o que é melhor: Natural ou Artificial, acho que para qualquer um o Natural é a primeira opção .. mas quando você não encontra, o que fazer?

Toda loja que "pego" um saco de 1kg de Aragonita, praticamente SÓ HÁ CONCHA moida .. então onde encontrar a perfeita combinação: +Coral moido e -Concha quando só se acha concha?

Alguém sabe onde comprar aqui no RJ aragonita boa?

PS: Matias não encontrei o perfil do "Antonio correio"

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Substrato

#26 Mensagem por RicardoMiozzo »

Nossa senhora! Isso me fez lembrar a quantidade de conchinha que a gente botava dentro de um saco e ficava marretando para "afinar" e fazer filtro desnitrificador.
Logo que o Alexandre apareceu com o negócio de fazer o filtro de camada alta no fundo com placas por debaixo (uma matéria minúscula que saiu na SeaScope de mil novecentos e guaraná com rolha sobre o Jaubert e as estrepulias dele lá na Europa), a gente esgotou o estoque da Alcon, se não me falha a memória, porque comprou todas as caixinhas de concha moída deles...
Não tinha halimeda nem nada do tipo, fazer o que?
Me lembro até hoje de destruir panos e mais pano de chão com a marreta e de ter dado umas marretadas nos dedos (lógico - Miozzo o jeitoso).
Depois, para salvar meus dedos, veio a halimeda (agora proibida porque até parece que nós aquaristas íamos acabar com toda a halimeda do mundo).
Não acho que conchinha seja igual a halimeda e hoje em dia, pra salvação dos dedos, panos e marretas, tem outros substratos calcários bem bons!
Wilson, compra alguma dessas boas marcas que tem no mercado. Se só tem concha moída, pula fora.
Quando a "seca" de halimeda começou, eu andei usando com muito bom resultado aquele substrato de bolinhas da Red Sea (chamava-se Reef Base). Coisa muito boa. Tem outros, com todas as granulometrias imangináveis no mercado, como samoa pink, atlantic crushed, etc (aposentei a marreta há muitos anos...rsrsrsrs).
Sempre que eu puder optar, vou pelo "natural".
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Substrato

#27 Mensagem por Reinaldo Chen »

Se procurar sempre se acha halimeda... uso há mais de uma década e nunca empedrou ...

Usar substrato de outros aquários, mesmo compatível como o citado no caso dos ciclideos africanos, é possível, mas só tem um porém... todo substrato calcário vai realizar ligações com compostos orgânicos e com fosfatos, desta forma ao usar esses substratos antigos, podem haver liberação posterior dos fosfatos e orgânicos e ser fonte de problemas de algas.
Limpeza com cloro ou com água sanitária reduz o problema e pode ser uma alternativa para substratos carregados.

Buscar sempre o mais natural possível, seja com aragonita de conchas moida nacional (eu lavaria com cloro ou água sanitária para garantir já que não se sabe origem da coleta ) ou os substratos importados tipo samoa pink etc.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Substrato

#28 Mensagem por André Fonseca »

Eu gosto mesmo é da boa, velha e proibida Halimeda, pela minha preferência serem os peixes.

Acho um saco aquela "poeira" que levantaria quando eles nadam mais perto do substrato, sendo esse substrato do aqua mais fino, como a Aragonita.

Acado de encomendar 50 kg de Basalto pra colocar no aqua novo, junto da Halimeda, exatamente pq ele é inerte e não vai interferir na qualidade da água, mas vai dar um "toque diferente" no layout do aqua.

Agora me veio a cabeça outra questão, vendo a resposta do Talarico...

E as Rochas Artificiais e os "Aragoconcretos" da vida, que o pessoal tem utilizado com sucesso (até onde eu pude perceber...) não são artificiais???

Não usam cimento ou outros matérias do tipo?!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substrato

#29 Mensagem por Alexandre Talarico »

tem gente até fazendo aquário sem cascalho e tem sucesso.
Acho um absurdo manter animais em detrimento do ambiente e a favor da estética. Vangloriar uma ou outra técnica e chamar isso de sucesso.
Sou tão purista que não uso nem concha moída.
Aquario é simulaçnao da natureza, não pode ser diferente disso.
Depois todas estas experiências cobram o seu preço mais cedo ou mais tarde.
Mas quem paga o pato são os bichos , nunca é o aquarista ele sempre sobrevive.

Pois é se usar basalto olhe no microscópio (ou uma boa lupa) antes, veja é pedra britada de pontas aguçadas, não existe em ambiente natural.
Depois se voce elimina base carbonatica do sistema (cascalho rochas etc) nunca terá uma boa transição dos ions carbonato e bicarbonato e sua relanao com o CO[sub]2[/sub] dissolvido.
Ficará eternamente dependente de tamponadores , bailing e etc...
Veja o topico viewtopic.php?f=2&t=5269&start=0

Abraços

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Substrato

#30 Mensagem por Mauro Becker »

Alexandre, e amigos

Aproveitando a corrente do substrato para aquarios, vou sacanear e pedir seu comentario me valendo do conhecimento de causa.

Sei que voce aproveita a observação dos mergulhos para trazer aos aquarios os elementos entendidos.

Assim eu em minha limitada capacidade tambem tento fazer, e o sedimento da regioes coralineas mechama bastante atenção, em particular o que vi em Abrolhos, uma massa branca e muito fina, leve tal um talco, me apresentaram como SILTE.

Imagino ser reultado da erosão de milenios da agua sobre os corais mortos ou de seus restos, isto se encontr em outras regioes de recifes?

Este tipo de material poderia ser benefico para um aquario de corais, se sim poderiamos mesmo poresmagamento (pediriamos ao Miozzo aulas de martelamento ou marteladedos) produzir este material com os esqueletos de corais obtendo resultado ainda proveitoso?

Ou nada haver, é melhor eu voltar a serrar os motores para estudo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substrato

#31 Mensagem por Alexandre Talarico »

Boa pergunta Maurão;
Foi mergulhando que achei o cascalho de Halimeda e depois encontrei alguns depósitos deste cascalho em praias do nordeste brasileiro.
Já na primeira experiencia o uso da halimeda provou ser fantasticamente superior ao cascalho de concha moído e ao grosseiro cascalho de coral martelado que eu conseguia produzir. (idos de 1987)
Bem este fundo quase argiloso (Silte como voce afirma corretamente e que é quase uma argila) sedimentar que realmente parece talco que encontramos em quase todos fundos rentes os nossos recifes .... bem nós poderíamos chamar de Miracle Mud brasileira!! Olha eu comparando e já explicando.
Pode ser usado em aquários (melhor em refúgios pois gera muita suspensão) eu pessoalmente já usei e tenho ainda uma amostra no meu escritório. O resultado é muito bom, alem disso o Silte bioclastico (é deste que estamos falando) tem propriedades de adsorção semelhantes ao zeolito... já pensou??
O problema é que se eu investir nisso vou acabar preso pelo IBAMA e processado por crime ambiental.
Então ficamos sem.

Até mais

Abs.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substrato

#32 Mensagem por Alexandre Talarico »

Em outro post eu citei que na impossibilidade de comprar a miracle mud (na Onda tem) voces poderiam pulverizar uma pequena quantidade de areia de Halimeda no liqüidificador para simular o efeito. Não fica perfeito mas quebra um galhão.
As esposas e mães é que vão me odiar pela destruição dos liqüidificadores...... mas!!
Abs

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Substrato

#33 Mensagem por Mauro Becker »

Hummm

Fico pensando na ambiental cercando um grupo de aquaristas com baldinho de po branco, em seguida para a federal para certificar que o pó branco nao é o ue o Diego gosta.
sobre
superior ao cascalho de concha moído e ao grosseiro cascalho de coral martelado que eu conseguia produzir. (idos de 1987)

Imagino que unhas e restos de dedos devam aumentar o fosfato, fez bem em parar rs

Voltando
Em Noronha eu nao vi o silte, mesmo nos bancos de corais.

Pelo seu relato é um produto comum em nossos recifes do litoral nordeste do brasil, voce se lembra de ter visto em algum outro lugar do mundo?
Tem uma maquina que moe, esfarela até dolomita, para industria de suplemento alimentar, imagino que fazer igual com halimeda, é muito mais facil ainda.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substrato

#34 Mensagem por Alexandre Talarico »

Bem essa maquina a minha mãe não tinha heheh.

Ja vi silte sim em mangues brancos e complexos lagunares intermarés na Indonesia e Panamá, em fevereiro passado estive no Mexico e também vi em alguns lugares.
Mas no brasil tem mais, acho que por que aqui as águas não são tão cristalinas tem mais plancton isso favoresce o sea snow, ou seja a quantidade de sedimentos é muito maior. Se formos ver ao microscópio estará cheio de carapaças
Em Fernando de Noronha eu não lembro, alias tinha sim um pouco no jardim das enguias.

Teve alguns cascalhos martelados que pareciam pink samoa heheh

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Substrato

#35 Mensagem por André Fonseca »

Aí é que está Alexandre, dependendo da quantidade do substrato "ideal" para o aqua, colocar um pouco de Basalto não vai fazer diferença nenhuma na qualidade da água.

Será apenas na parte estética mesmo.

Tenho separado aproximadamente 400 kg de Halimeda só esperando a montagem do aqua. Vou fazer o "plenum" com uma camada de uns 10 cms de Halimeda apenas e depois, com o restante da Halimeda, vou misturar o Basalto.

Dessa forma deixo uma camada de Halimeda "como manda o figurino" e dou uma alterada no visual do aqua.

Sem interferir na base carbonatica do sistema ou prejudicar a vida dos animais.

Como Zoólogo, prejudicar os animais não passa na minha cabeça de forma alguma.

Sobre o Silte, se não me engano lá em Maragogi também não tem desse substrato...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Substrato

#36 Mensagem por Alexandre Talarico »

Maragogi, vale a pena ir até lá so para ver se tem icon_joia

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Substrato

#37 Mensagem por wilson_antunes »

Também sou mergulhador, estive no Caribe (bonaire) no meio do ano e lá os trechos entre o recife e a praia era composto de uma areia finissima, provavelmente corais batidos com o tempo (pessoal sou de TI então perdoem minha ignorancia :-)), um lugar que vou muito é Ilha Grande e quando passo os dedos no fundo percebo uma quantidade enorme de conchas moidas e outros de menor granularidade que ao meu ver também pareciam conchas.

creio que essencialmente os fundos são distintos, não existindo um padrão de subtrato, minha duvida ficam no "que" pode ser misturado.

pior ainda, não encontro nada dessas coisas que vocês citam nas lojas que conheço aqui no RJ e também não tenho coragem de pegar nada diretamenet da natureza e mesmo que tentasse, como traria 30 kg de 15m de profundidade? Minha ultima esperança é visitar a ECOTOP que me recomendaram aqui.

Algum de vocês pode me indicar (mesmo que por mensagem particular) quem pode me fornecer Halimeda? Como sou do RJ creio que comprar de alguém de Sampa vai sair caro pra mandar "via" do jeito que for ..
Não conhecia basalto, das fotos que vi parecem pedras e bem escuras, é isso mesmo?

abraço a todos

Vinicius Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 152
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:41
Apelido: Vini
Localização: Fortaleza

Re: Substrato

#38 Mensagem por Vinicius Reis »

eita, agora q eu num sei mesmo o que usar uheuheeh
penso em usar samoa e crushed coral juntos no meu reef, quero uma granulometria fina e algo em torno de 5cm a 7cm de substrato...
será que funciona? é natural mesmo?

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Substrato

#39 Mensagem por André Fonseca »

Nem fala, Talarico, nem fala...

icon_assobiando

Wilson,

O Basalto é escuro mesmo...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Substrato

#40 Mensagem por RicardoMiozzo »

Sou halimedeiro e sempre usei com resultado ótimo (Não bom, ou satisfatório. Ótimo, mesmo. Prefiro halimeda a qualquer outro substrato de fundo e uso desde que substutuí as conchinhas marretadas por halimeda no meu primeiro aquário de corais que tinha 250 litros - isso faz uns cento e quarenta e três anos). Comprei na Fauna Aquática, porque naquela época só o Alexandre tinha.
Daí para a frente todo mundo que já viu o que escrevo a respeito sabe.
Se existisse tanto banco de halimeda em outros países quanto tem aqui, tenho certeza absoluta que halimeda no fundo do aquário seria coqueluche mundial.
Não vejo problema nenhum em usar um material calcário de granulometria maior (e portanto mais "denso") por debaixo de halimeda.
Acho que a camada deve ter no mínimo 10 cm de altura.
Se o aquário for pequeno (como o meu atual), paciência. Dá-se um jeito e fica-se com menos coluna d'água. Foi o que eu fiz aqui. Os benefícios que o leito profundo de halimeda proprocionam superam o aspecto estético (pelo menos para mim).
Não me incomoda um pingo ver a camada de areia.
Também não me incomoda um pingo se alguém vir meu aquário e se incomodar em ver a camada de areia... rsrsrsrsrsrsrs
Eu me divirto muito vendo os bichos lá por dentro. Tem vermes, anfípodas esperando a luz apagar e muitos outros bichos. É uma parte interessantíssima do aquário.
Halimeda! icon_clap Halimeda! icon_clap
Hoje estou especialmente espírito de porco por causa da expectativa sobre o jogo de amanhã...
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”