🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Filtro de Algas (Algae Turf Scrubber ATS)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: saraiva

Re: Filtro de Algas (Algae Turf Scrubber ATS)

#41 Mensagem por saraiva »

Na casa da borracha ou lojas de plastco como o Rei dos Plasticos.

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Biguzzi

#42 Mensagem por Carlos Biguzzi »

VALEU,
VOU PROCURAR....
ABS
A DEUS toda a Gloria!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#43 Mensagem por Marco Augusto »

Alguem ja tem resultados "medicoes" de phosfato e Nitrato depois de iniciar a utilizacao do filtro?

abraços

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

#44 Mensagem por Frederico Ramos »

Eu ainda não tive resultados concretos pois tive problemas nos dois reefs que tenho ATS. No menor de 200 litros entupiu a saída do ATS e ele transbordou (falta de ladrão icon_furious ) e queimou lâmpadas e reatores. Agora é que voltou ao normal.

No reef maior tive um surto de odinum e tive que clorar tudo .... voltei pro zero.

Acho que o Saraiva deve ter resultados pra mostrar.

abraço

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Recebeu Curtir: 23 vezes

#45 Mensagem por Marco Augusto »

eu to com um pequeno problema de phosfato ou silicato ,
estou com um pouquinho de algas no reef, diminuiram bastante com
o uso continuo de kalk, mas como sou meio preguicoso, kkkkkkk
nao faço troca parcial ja tem 1 mes e meio quase, farei uma esse fim de semana que vem, rs
e tambem o kalk nao estou colocando todo dia nao, tem semanas que nem
coloco pois meu calcio quase precipitou , estava em 600 ppms
com trocas que fiz da ultima vez (2 em 1 semana) consegui baixar pra 500ppm
e o silicato nao testei porque nao tenho teste dele , mas as resinas do deionisador sao novas
praticamente fiz 80 litros de agua com elas somente, e phosfato estou com algo em torno de 5ppm
na escala no teste red sea , segunda marcacao no teste, nao tem trazido problemas
efetivos pros animais , mas como odeio algas rsrsrs, qualquer indicio da presenca delas
fico put..... entao se esse filtro realmente esta trazendo resultados na reducao dos
elementos ai sim compensa faze-los, se é somente em relacao estetica por conta das
algas que crescem no aqua, descarto!

vlw
abraço

SantaMonicaHelp
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Data de Nascimento: 26 Jan 1984
País: USA

#46 Mensagem por SantaMonicaHelp »

Ótimo ver as pessoas construindo scrubber algas aqui!

hugofroner
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Hugo
Data de Nascimento: 26 Jun 1985

#47 Mensagem por hugofroner »

e ai, alguém tem algum resultado concreto?
achei isso muito legal!!!!!!!! se funcionar além de legal é útil!!! icon_cheers

[]'s
"Se pude ver mais longe, foi por me apoiar em ombros de gigantes" - Isaac Newton
"Vida longa ao Rock n' Roll" - Pessoas felizes

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#48 Mensagem por Frederico Ramos »

Mais concreto que isso ?

Imagem

Imagem

Pode ficar tranquilo que funciona sim .... desde que montado direitinho.

abraço

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD
Recebeu Curtir: 5 vezes

#49 Mensagem por Marcio Gielfi »

Que nojo Fred !!!!!!!!!!!!! icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Levou quantos dias para tirar este caminhão de algas !!!

Posta uma foto do seu, eu acho um dos filtros mais bem montados que já vi na net !!
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#50 Mensagem por Frederico Ramos »

Eu estou acabando a montagem do novo ATS para o meu reef de 200 litros. O atual ficou subdimensionado e cansei de ficar trocando as lâmpadas T5 de 9W que queimam semanalmente.

No novo ATS terei muito mais fluxo de água (SB2000 vs MJ1200 do atual) e vou usar 36 leds warm white de 1W (a luz atual é branca). Vou tirar fotos e posto no fim de semana.

Uma coisa que o ATS precisa para funcionar além de bom fluxo de água e iluminação adequada é um pouco de algas no reef. Tentei usar um ATS no meu reef novo para SPS que nunca viu uma alga e ele não funcionou ...colocar um pouco de algas para iniciar o funcionamento está fora de questão icon_censored .

Para quem já tem um reef com algas (muita, pouca, filamentosa, briopsys, etc) é uma bela de uma solução. Você pode alimentar seus peixes normalmente que os nutrientes serão exportados pelo ATS.

abraço

hugofroner
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Hugo
Data de Nascimento: 26 Jun 1985

#51 Mensagem por hugofroner »

Frederico,
minha pergunta foi mal feita mesmo :oops: deixei margem para interpretação errada :oops: :oops:

Que a teoria por trás do equipamento é boa e que a tela junta alga não tenho dúvida alguma, até porque temos fotos em posts anteriores mostram bem isso.
Quando questionei sobre resultados mais concretos, me referia a diminuição dos níveis de nitrato e outros elementos que não são interessantes nos reefs obtidos através de testes, dados quantitativos.

Uma coisa que o ATS precisa para funcionar além de bom fluxo de água e iluminação adequada é um pouco de algas no reef. Tentei usar um ATS no meu reef novo para SPS que nunca viu uma alga e ele não funcionou ...colocar um pouco de algas para iniciar o funcionamento está fora de questão icon_censored .

Sua citação sobre inserir um equipamento que funciona baseado no uso de algas expressa a mesma ideia que passa pela minha cabeça quando penso na validade da instalação deste equipamento.

Mas na minha opinião, se é COMPROVADAMENTE eficaz na diminuição de parâmetros aos quais ele tem por objetivo faze-lo, não vejo problemas no uso dele, afinal as algas fazem parte do sistema marinho natural. Desde que seja possível controlar a localização delas, tudo bem te-las.

Mas digo isso apenas para explicar o que quis dizer com o "resultado concreto" e manter minha pergunta no tópico e o comentário sobre o uso do equipamento e tudo mais é apenas minha opinião, coisa simples e nada mais :-D

[]'s
Hugo
"Se pude ver mais longe, foi por me apoiar em ombros de gigantes" - Isaac Newton
"Vida longa ao Rock n' Roll" - Pessoas felizes

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#52 Mensagem por Frederico Ramos »

Olá Hugo,

Entendi agora :P Eu não posso te afirmar precisamente se houve redução de nutrientes no meus sistemas pois em ambos os casos ainda não consegui acertar o ATS 100%. Explico:

No meu reef de SPS de 400 litros eu nunca coloquei nenhum coral com base, usei rochas mortas e não inuculei com nada vivo com exceção das astreas. Por esse motivo nunca tive valônas, briopsys, filamentosas nem nada parecido. No ATS só formava um filme de algas marrons parecendo uma gelatina ... então abandonei e voltei para os biopellets.

Já no meu reef de 200 litros onde eu tive que colocar todos os meus LPSs que eu tinha, foi tudo quanto é porcaria de alga junto ... resultado ? Um boom de algas que quase me fez desmontar. Usando o ATS mais uma equipe de limpeza eu consegui zerar as algas do display. Hoje elas crescem somente no ATS, na saída do retorno e na grade do overflow, que são lugares propícios por ter muita luz, água e ar junto.

Um sinal que os nutrientes andavam baixos neste reef foi que meus corais empalideceram, perdi um brain e uma dunca e até a tridacna crocea começou a clarear. Tive que aumentar a alimentação e dosar aminoácidos para recuperar os corais e mesmo assim não apareceu nada de algas no display.

A grande vantagem do ATS é que você pode manter ou até mesmo aumentar a alimentação sem ter que se preocupar com excesso de nutrientes. As algas retiram os nutrientes (nitrato, fosfato) da água deixando o alimento (proteínas) para os corais.

Semana que vem vou instalar o novo ATS redimensionado no reef de 200 litros. Com a nova iluminação e nova vazão espero fazer uma colheita bem maior de algas, já que vou colocar mais peixes e consequentemente a carga orgânica. Vou fazer o teste de nitrato amanhã para ter um parêmetro do antes também.

Vou postando os resultados aqui.

abração

Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Magrelllo
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#53 Mensagem por Fabio Alves »

....se vc não tem problemas de nitrato fosfato se seus parametros estao ok...se não tem problemas de algas...

..me dá um motivo para se montar mais uma parafernalha dessa, vai gostar de perder tempo com manutenção lá na china...

PESSOAL AQUARISMO TBM É VÍCIO...CUIDADO....rsssssssss

só minha opinião..

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD
Recebeu Curtir: 5 vezes

#54 Mensagem por Marcio Gielfi »

fabio Alves escreveu:....se vc não tem problemas de nitrato fosfato se seus parametros estao ok...se não tem problemas de algas...

..me dá um motivo para se montar mais uma parafernalha dessa, vai gostar de perder tempo com manutenção lá na china...

Mas ele só tem nitrato e fosfato baixo porque tem o ATS, se não teria que exportar isso de alguma outra forma.

Eu não tenho ATS mas tenho refúgio, a cada 2 semanas tenho que podar as macro algas, meu nitrato e baixíssimo mas meu fosfato nem tanto, precisaria de um refúgio maior para exportar isso, a vantagem do ATS é que ele pelo que retira ocupa muito menos espaço que um refúgio por exemplo.

Outra vantagem de ATS ou refúgio é que não há risco de super dosagem de carbono por exemplo. O sistema se regula automaticamente, diminuiu nitrato e fosfato, as algas crescem menos ... aumentou a carga, elas crescem mais rápido.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#55 Mensagem por Frederico Ramos »

O Márcio falou tudo !

Na minha opinião outra desvantagem do refúgio além de ocupar muito espaço é acumular sujeira pela baixa circulação.

O ATS também provê o reef de microvida, que crescem nas algas e tela. Se for colocado acima do reef para que o fluxo de volta seja por gravidade, melhor ainda.

Gasta-se muito menos tempo raspando as algas da tela do ATS do que escovar as rochas do reef regularmente.... e vejo muitos reef com rochas lotadas de algas por aí ....

abraço

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#56 Mensagem por Ramon Brescovici »

a baixa circulação em refúgio é funcional apenas para as algas (passar agua lentamente pra absorção de fe + no3 + po4...
ou também se relaciona a micro vida?

meu refugio é só para micro vida, nao tem algas, e tem alta circulação... vcs acham q to perdendo com isso?
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#57 Mensagem por Frederico Ramos »

Se você tem alta circulação, esta vai varrer grande parte da sua micro vida, dificultando a manutenção de sua população.

abraço

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Recebeu Curtir: 165 vezes

#58 Mensagem por Vinicius F. Reis »

será que se montado esse ATS, por um periodo digamos de 6 meses. E depois disso tira-lo do sistema , tera um BOOMM de algas?

como qdo se usa vodka por exemplo

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#59 Mensagem por Frederico Ramos »

Se seu sistema gerar mais nutrientes que as bactérias são capazes de metabolizar, com certeza vai sobrar para as algas voltarem ... isso é certo.

Garanto que quando você vir a quantidade de algas retiradas, não vai querer tirar nunca ! É um equipamento de baixa manutenção, bastando limpeza da tela a cada 7~14 dias, dependendo da produção.

O melhor é não precisar regular a comida dos peixes e corais.

abraço

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#60 Mensagem por Ramon Brescovici »

obrigado

abraço
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”