Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Substrato direct ocean ou samoa pink???
-
Marco Mansano
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Marquinho
Substrato direct ocean ou samoa pink???
Fala Galera!!!!
Irei fazer a remontagem ou troca do substrato do meu aquário, irei tirar a calcita e colocar um novo.
Pensei em fazer uso do substrato direct ocean da caribe sea, mas ouvi dizer que o importador não está mais trazendo tal subtrato. Segundo me diseram ele contém cistos desidratados de micro vida, isso procede???
Caso isso não tenha procedência e ele apenas seja um substrato calcáreo como a saoa pink, ieo optar pelo uso da samoa pink nº 0, 2 e 4 com 12 cm de substrato e um refugio com 100 litros de 80 x 40 e 12 cm.
No refúgio caso não use direct ocena pensei em usar ou miracle mud p/ dar um UP na biologia ou aragolive.
O que acham???
Obrigado!!!
Irei fazer a remontagem ou troca do substrato do meu aquário, irei tirar a calcita e colocar um novo.
Pensei em fazer uso do substrato direct ocean da caribe sea, mas ouvi dizer que o importador não está mais trazendo tal subtrato. Segundo me diseram ele contém cistos desidratados de micro vida, isso procede???
Caso isso não tenha procedência e ele apenas seja um substrato calcáreo como a saoa pink, ieo optar pelo uso da samoa pink nº 0, 2 e 4 com 12 cm de substrato e um refugio com 100 litros de 80 x 40 e 12 cm.
No refúgio caso não use direct ocena pensei em usar ou miracle mud p/ dar um UP na biologia ou aragolive.
O que acham???
Obrigado!!!
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Substrato direct ocean ou samoa pink???
Marco falam muito bem mesmo do Miracle, se possivel eu montaria um refugio com ele, substrato eu montaria com aragonita nature ocean e samoa pink por cima, ela é mais cara, por isso coloque apenas por cima.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Marco Mansano

Fala Matias!!!!
Há mta diferença no preço entre a samoa e a aragonita, haja visto que elas são do mesmo fabricante, certo???
Quem vc ouviu falar bem sobre o mircle mud, o que disseram?
Flw!
Há mta diferença no preço entre a samoa e a aragonita, haja visto que elas são do mesmo fabricante, certo???
Quem vc ouviu falar bem sobre o mircle mud, o que disseram?
Flw!
-
Vinicius Reis
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Vini
Que eu saiba, a cor XD Samoa pink eh branquinha, quase neve, com aquelas pontinhas cor de rosa. Fica muito bonito, mas como qualquer outro substrato, se não houver uma sifonagemou naum tiver um organismo que limpe o substrato, ficará suja como qualquer outra.
Miracle Mud soh vale a pena se for seguir o método da Ecosistem, senão for seguir gasto de dinheiro.
(Ah! se for usar o método da ecosisem, use matrix ao invés de bioballs)
Miracle Mud soh vale a pena se for seguir o método da Ecosistem, senão for seguir gasto de dinheiro.
(Ah! se for usar o método da ecosisem, use matrix ao invés de bioballs)
-
Carlos Biguzzi

- Apelido: Biguzzi
Vinicius Reis escreveu:um organismo que limpe o substrato
Vinicius, qual organismo vc recomendaria para essa limpeza????
A DEUS toda a Gloria!
-
Marco Mansano

Fala galera!!!!
Estou pensando na escolha do substrato visando primeirmente a microvida favorecida por ele, se o direct ocean tiver realmente cistos desidratados de micro vida, com certeza é o melhor, caso não tenho, a samoa pink será minha eleita.
Tenho um nano montado com samoa pink Nº 0, eteticamente linda, mas vem "virgem".
A respeito da limpez do substrato, isso é sempre necessário independente do tipo de substrato que se utilize.
Carlos, ele dizprovavelmente sobre pepino detrifero (acho que é iso) e outros animais que fazem parte da equipe de limpeza!
Flw!
Estou pensando na escolha do substrato visando primeirmente a microvida favorecida por ele, se o direct ocean tiver realmente cistos desidratados de micro vida, com certeza é o melhor, caso não tenho, a samoa pink será minha eleita.
Tenho um nano montado com samoa pink Nº 0, eteticamente linda, mas vem "virgem".
A respeito da limpez do substrato, isso é sempre necessário independente do tipo de substrato que se utilize.
Carlos, ele dizprovavelmente sobre pepino detrifero (acho que é iso) e outros animais que fazem parte da equipe de limpeza!
Flw!
-
Vinicius Reis

Tem um peixe que eu vejo em aquarios grindos, chamasse Diamond Goby... até tem um video de um comendo as algas que nascem no substrato, é incrível, onde ele vai passando o substrato vai ficando limpo.
Tem outros tb. Bioturbadores como nishs, nassárius, um pepino tb cai bem... ofiuros, alguns paguros bem parrudos...
enfim, uma excelente e caprichada equipe de limpeza mantem um susbstrato limpo. mas vc sempre tem que ficar de olho na alimentação, evitar muitos tangs... etc...
Tem outros tb. Bioturbadores como nishs, nassárius, um pepino tb cai bem... ofiuros, alguns paguros bem parrudos...
enfim, uma excelente e caprichada equipe de limpeza mantem um susbstrato limpo. mas vc sempre tem que ficar de olho na alimentação, evitar muitos tangs... etc...
- Matias Gomes
- Administrador
para limpar o substrato eu uso pepinos e paguros.
- Flavio Francisco

- Apelido: Flavinho
Vou pegar uma carona no tópico, estou pesquisando preço de substratos, e fiquei assustado como aumentou em 1 ano.
Estou pensando em usar Crushed Coral, numa caixa remota mas só achei nº 4, será que é muito grosso?
E usar uma mistura de aragonita e samoa pink nº00 numa camada fina no display, o que acham?
Estou pensando em usar Crushed Coral, numa caixa remota mas só achei nº 4, será que é muito grosso?
E usar uma mistura de aragonita e samoa pink nº00 numa camada fina no display, o que acham?
-
Vinicius Reis

Flavio, pra substrato remoto eh realmente muito grosso... se fosse pro display ainda ia
Substrato remoto eh bom um fino, nº1 ou 2... se tiver como, coloca areia da praia mesmo
Mas fala ae, qual a ideia de misturar crushed coral com samoa pink??? Oo
Substrato remoto eh bom um fino, nº1 ou 2... se tiver como, coloca areia da praia mesmo
Mas fala ae, qual a ideia de misturar crushed coral com samoa pink??? Oo
- Flavio Francisco

Não vou misturar o crushed coral com a samoa e sim Aragonita com a Samoa, a idéia é economizar pois os substratos dobraram de preço nesse ano.
No display utilizaria Samoa + Aragonita e uma camada fina só para estética e utilizaria caixas remotas com o Crushed Coral que é mais barato.
No display utilizaria Samoa + Aragonita e uma camada fina só para estética e utilizaria caixas remotas com o Crushed Coral que é mais barato.
-
Vinicius Reis

Ta, mas samoa pink tb é aragonita, crushed coral tb eh aragonita, concha moida tb é aragonita...
então vc vai misturar aragonita com aragonita \o/
E não há nescessidade disso já que eh tudo igual soh muda a cor. A Samoa pink eh um crushed coral mais bonito, portanto sua funcionalidade eh a mesma, vencendo apenas na estética. E já que vai misturar, vai prejudicar a estética do mesmo jeito. Então das duas uma, se quer economizar, coloca logo o mais barato, se quer ficar bonito, economiza grana e compra tudo de samoa pink. OU AINDA, mete uma camada de aragoconcreto e faz um P#@ rDSB que ae sim, seu reef vai ser digno de TOTM, eu garanto.
Quanto ao crushed coral no remoto, se só tiver nº4 terá que ser uma camada bem grossa, pode ser que acabe saindo mais caro do que pensa... já que quanto mais fino o substrato menor a nescessidade de uma camada profunda. Por exemplo: um substrato tamanho SS, faz uma excelente DSB com 8cm, enquanto uma halimeda ou um aragonita nº4 precisaria de um 12cm.
Então se vc for levar em conta que um substrato remoto eh bem aproveitado em uma caixa bem larga e comprida, mas não mais que 20cm de altura, para subir ums 2cm, vc vai gastar um ou dois sacos a mais de Crushed Coral nº4, do que se conseguisse um substrato bem fino, ou usasse areia da praia....
sacou?, falei um bocado
então vc vai misturar aragonita com aragonita \o/
E não há nescessidade disso já que eh tudo igual soh muda a cor. A Samoa pink eh um crushed coral mais bonito, portanto sua funcionalidade eh a mesma, vencendo apenas na estética. E já que vai misturar, vai prejudicar a estética do mesmo jeito. Então das duas uma, se quer economizar, coloca logo o mais barato, se quer ficar bonito, economiza grana e compra tudo de samoa pink. OU AINDA, mete uma camada de aragoconcreto e faz um P#@ rDSB que ae sim, seu reef vai ser digno de TOTM, eu garanto.
Quanto ao crushed coral no remoto, se só tiver nº4 terá que ser uma camada bem grossa, pode ser que acabe saindo mais caro do que pensa... já que quanto mais fino o substrato menor a nescessidade de uma camada profunda. Por exemplo: um substrato tamanho SS, faz uma excelente DSB com 8cm, enquanto uma halimeda ou um aragonita nº4 precisaria de um 12cm.
Então se vc for levar em conta que um substrato remoto eh bem aproveitado em uma caixa bem larga e comprida, mas não mais que 20cm de altura, para subir ums 2cm, vc vai gastar um ou dois sacos a mais de Crushed Coral nº4, do que se conseguisse um substrato bem fino, ou usasse areia da praia....
sacou?, falei um bocado
- Flavio Francisco

Sim, vou misturar aragonita com aragonita, devido ao preço, Um saco de 9Kg de Samoa, está mais de R$100,00, a Aragonita viva mais de R$180,00, esses eram a principio o que eu iria usar como substrato mas devido ao alto preço não ser´possível.
Já o Crushed coroal está pouco mais de R$50,00
Como a Samoa é mais bonita, pensei em usar uma camada de aragonita em baixo e a Samoa em cima e irei usar o Crushed Coral, no substrato remoto, mas ainda não encontrei numa granulometria adequada.
Já o Crushed coroal está pouco mais de R$50,00
Como a Samoa é mais bonita, pensei em usar uma camada de aragonita em baixo e a Samoa em cima e irei usar o Crushed Coral, no substrato remoto, mas ainda não encontrei numa granulometria adequada.
-
Vinicius Reis

Blz, quando for colocar a aragonita do display, coloque uma aragonita ss embaixo da samoa. Isso eh importante para que a samoa não acabe se misturando com a crushed coral.
Aliás, acho que embaixo pode até colocar areia da praia, ou qualquer coisa desde que seja muito fina. Acho que areia de filtro de piscina dá certo...
Acho que o que pode dar merrrrr nessa configuração é a própria equipe de limpeza... eles podem acabar misturando todo o substrato depois de um tempo..
Tava pensando agora... poderia colocar ums 3-5cm de aragoconcreto e colocar samoa pink por cima. que vc acha?
Aliás, acho que embaixo pode até colocar areia da praia, ou qualquer coisa desde que seja muito fina. Acho que areia de filtro de piscina dá certo...
Acho que o que pode dar merrrrr nessa configuração é a própria equipe de limpeza... eles podem acabar misturando todo o substrato depois de um tempo..
Tava pensando agora... poderia colocar ums 3-5cm de aragoconcreto e colocar samoa pink por cima. que vc acha?
- Flavio Francisco

Cheguei a pensar nisso, mas o trabalho que dá e depois o tyempo de maturação...não tenho essa paciência toda.
O Crushed será só para o substrato remoto.
No display, será só Aragonita fina e Samoa, uma cada de no máximo 5 cm.
O Crushed será só para o substrato remoto.
No display, será só Aragonita fina e Samoa, uma cada de no máximo 5 cm.
-
Isaac Poderoso

- Apelido: Isaac
- Curtiu: 2 vezes
Opa pessoal aproveitando o assunto, nao conheço muito sobre os substratos, comprei halimeda e parece com neston se colocar a lata do lado confunde, quando vcs falam de espessura fiquei pensando sera que terei problemas para a equipe de limpeza se movimentar por lá? É recomendaveu eu comprar o Samoa Pink para completar também ou algum outro, no display ficou com aproximadamente 5cm a altura do display é de 60cm
-
Edric B Filho

- Apelido: efilho
Olá
Eu usei o CaribSean Fiji Pink na montagem de meu aquário, e depois complementei com o CaribSea "Ocean Direct" (não é "Direct Ocean"...
), e cheguei a conclusão que este é, para mim, muito melhor: ele tem várias granularidades (com ênfase no "sugar size" até meio milímetro de tamanho de grão, cerca de 50%, o restante até 2 mm) e, principalmente, pequeninos pedaço de conchas e até conchinhas inteiras mesmo, dando um aspecto muito mais natural ao substrato. Só tenho ele agora.
Entretanto, aquele papo de "cistos ainda não eclodidos" já foi até comentado pelo representante da CaribSea como "uma possibilidade pequena, mas não impossível". Ou seja, é aquilo que vc vê ali e pronto.
Escolha o "Original Grade" que é muito bacana... Acesse o site: http://www.caribsea.com/pages/products/ ... irect.html
Abraço
Eu usei o CaribSean Fiji Pink na montagem de meu aquário, e depois complementei com o CaribSea "Ocean Direct" (não é "Direct Ocean"...
Entretanto, aquele papo de "cistos ainda não eclodidos" já foi até comentado pelo representante da CaribSea como "uma possibilidade pequena, mas não impossível". Ou seja, é aquilo que vc vê ali e pronto.
Escolha o "Original Grade" que é muito bacana... Acesse o site: http://www.caribsea.com/pages/products/ ... irect.html
Abraço
-
Rodrigo Soares

- Apelido: Roka
Gostaria de saber mais sobre esse substrato Ocean Direct da CaribSea.
Alguem mais ta usando? Poderia falar mais sobre o mesmo?
Abraços
Alguem mais ta usando? Poderia falar mais sobre o mesmo?
Abraços
-
Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Henrique
- Recebeu Curtir: 1 vez
Guarujá, praia de pernabuco, tem um lugar ali na praia que vende a areia... soh depositar na minha conta e retirar lá pessoalmente!!

- Matias Gomes
- Administrador
Não mexe com areia coletada não, se quiser ir de areia vai de areia de quartzo.