Raphael,
Embora o Ramon não tenha ido em casa ainda, ele está certo, pois praticamente não tem barulho nenhum.
Não sei se foi sorte, mas na primeira vez que regulei os dois registros já achei o ponto certo e não tenho aquele barulho de "ralo". O Skimmer é extremamente silencioso também, o que ajuda demais. O único barulho mesmo é da circulação da água.
Mas barulho do aqua nunca foi problema pra gente, pois nas montagens antigas era ruim de achar o ponto dos registros e, pra evitar acidentes, mantive totalmente aberto. Como já diria aquele sábio pensador, o ser humano é totalmente adaptável...
Já sobre o sofá, ele vai sair dali assim que "sobrar tempo". Ainda tô mexendo na casa, mas quando for a vez de arrumar a sala vamos colocar duas poltronas no lugar que está esse sofá, e um outro bem de frente pro aqua.
Marcinha,
O aquecimento será feito por dois Visitherm, um de 100 que já tenho e outro de 300. Ou ainda, se o Nilo ajudar, por um daqueles novos "anti-explosão" que ele conseguiu importar.
Já o arrefecimento será feito por ventuinhas ou ventiladores, dentro do Sump. Pensei em colocar um ar condicionado, mas o gasto de energia seria enorme.
Ronaldo,
Valeu pelo elogio!!!
Eu basicamente pretendo manter peixes, como Palhaços, Tangs, Centropyges, Gobies
Já a Patroa gosta muito de corais, então ela quem vai decidir quais colocar. Mas Leathers, Mushs e Ricordeas são certeza. Além das Anêmonas e de umas Tridacnas, mais pra frente.
Ela tem visto umas Acanthastreas e ficou doida!!!
Nada boba, né?!