Yuri,
Pode ter certeza que se os Leões Marinhos vieram até a praia onde normalmente tem pessoas, alguma coisa tinha. Ou estavam doentes ou era pra fugir de predação, certeza!!!
E como Peruíbe é mais ao Sul, além de ser perto de Cananéia, onde se foi capturado uma fêmea de branco gigantesca...
Sobre o estudo com a prancha vestida de Leão Marinho, pode ter certeza que funciona. Basta chamar a atenção dos Tubarões para que eles venham ver o que se passa. O grande problema é que a "verificação" deles geralmente é feita pela mordida...
Só que também é preciso desmistificar uma coisa que todo mundo fala: os Tubarões não atacam pq "erram" na hora de identificar.
São animais que encontraram a "forma perfeita para predação", e praticamente não evoluíram em nada desde que apareceram a cerca de 400 milhões atrás, então não tem como errar. Eles sabem que não é uma presa habitual, mas como lembra em alguns aspectos, dão a primeira mordida para ver se vale a pena continuar predando.
E aí é que está o problema, uma mordida deles é mais do que suficiente para arrancar um braço ou uma perna, se forem nas extremidades do corpo, ou para ceifar uma vida, se for no abdômen.