1 - Tubarão galha branca ou white tip shark (Carcharhinus Longimanus)
Podem chegar até a 4m e pesar 170kg, umas das espécies mais abundantes dos oceanos:




Área de incidência



2 - Tubarão Tigre ou tiger shark (Galeocerdo Cuvier)
Podem chegar até a 6m de comprimento e pesar 1 tonelada





3 - Tubarão cabeça chata ou bull shark (Carcharhinus Leucas)
Podem chegar até 3,5m de comprimento e pesar 230kg, em situações de falta de comida, predam indivíduos da própria espécie, é o animal com a maior taxa de testosterona no sangue da natureza



Área de incidência



4 - E claro, o clássico dos clássico, O Grande Tubarão Branco ou the Great White Shark (Carcharodon Carcharias)
Podem chegar a 7,5m de comprimento e pesar 2,5 toneladas






Área de incidência:












Feitas as considerações iniciais, passemos a algumas informações interessantes:
O Tubarão cabeça chata é o único tubarão que possui a propriedade de migrar da água salgada para água totalmente doce e consegue viver normalmente nestas condições. Possuem centenas de glândulas ao longo do corpo que parecem papilas gustativas humanas que fazem a leitura da densidade e condições da água tempo integral e mandam as informações de leitura para uma glândula retal que faz a regulagem dos sais no corpo do animal, permitindo assim que vivam em qualquer tipo de água, seja salgada, salobra ou doce.
Diante dessa verdadeira vantagem frente aos demais tubarões, alguns indivíduos migram do mar para água doce para caçar sem concorrência, passam pelas áreas estuarinas e sobem o rio, chegando em locais que pouquíssimas pessoas imaginariam que um dos animais mais agressivos e perigosos para os seres humanos, podem atacar livremente.
Exemplo disso, já foram encontrados espécies de Tubarão Cabeça Chata no Rio Amazonas no trecho que passa pelo Perú, a cerca de 3500km do mar, rio Brisbane em Queensland na Austrália, chegando ao ponto de acessarem águas continentais (lagos), como o Miami Lake, onde já foram registradas mortes de humanos em decorrência de ataque de tubarões, como foi o caso de Paul Martin que nadava no lago Miame Lake. Também já foram encontrados no Rio Mississipi e no Lago Michigan, passando por boa parte dos Estados Unidos chegando quase no Canadá.
Existem registros de ataque a um cavalo de 450kg no Brisbane River, onde o animal foi mordido na anca e só conseguiu se salvar porque seu dono conseguiu puxar pelo cabresto a tempo, retirando o animal da zona de risco.
Cerca de 2/3 do cérebro do Tubarão Cabeça Chata é destinado a farejar presas e como todos os outros tubarões, possui as chamadas Ampolas de Lorenzi na região frontal da cabeça, que são órgãos sensoriais ultra sensíveis de ondas eletromagnéticas, com sensibilidade suficiente para captar a onda eletromagnética produzida pelo batimento cardíaco de um pequeno peixe.
Em outras palavras, são predadores perfeitos e eficientes.
Algumas fêmeas de Tubarão Cabeça Chata dão cria em águas salobras e os filhotes migram para água doce onde encontram comida em abundância e por ali chegam a ficar até por anos até irem definitivamente para o oceano. A expectativa de vida de um Tubarão Cabeça Chata chega até a 16 anos, representando um risco muito grande para o homem.
Outras curiosidades sobre tubarões:
- Habitam cerca de 30% dos oceanos, normalmente em áreas específicas, seja pela oferta de comida ou pelas características, como temperatura, etc.
- Algumas praias da Australia possuem redes para tentar isolar os tubarões Cabeça Chata das praias, estuários e rios, porém, são totalmente inúteis devido ao seu tamanho, que via de regra tem apenas 200m de comprimento e 6m de profundidade e na prática têm efeito contrário, os tubarões aprenderam a caçar peixes nessas redes, se tornando um verdadeiro atrativo e chamariz de tubarões. São meras "desculpa" do governo local para não afastar turistas.
- Anualmente de 70.000 a 500.000 tubarões morrem enroscados em redes de pescadores.
- Estão entre os animais mais antigos da Terra e possuem as mesmas características há milhões de anos, ao que tudo indica, já estavam na Terra quando os dinossauros apareceram e quando foram extintos e ainda continuam habitando os mares nas mesmas condições.
- O filme tubarão branco criou uma imagem distorcida e preconceituosa contra esses animais, algumas pessoas chegam a ter Selachofobia (medo extremo de tubarões) sem nunca nem ter visto um animal de perto e sem ter as mínimas informações reais sobre o animal.
- Toda agressividade única do Tubarão Cabeça Chata se deve aos elevados índices de testosterona no sangue, comparativamente aos humanos, eles possuem cerca de 400 vezes mais testosterona que o homem. Se aumentarmos a testosterona no homem na mesma proporção, será morte praticamente instantânea.