e aí rapaziada, blz?
como o silicone ainda está secando, ganhei tempo para começar outras atividades e estive pensnado na iluminação que vou fazer DENTRO DO MÓVEL, onde o sump vai ficar.
eu sinceramente não gosto de locais mal iluminados, e sempre que posso instalo uma lâmpada dentro do móvel, dessa vez resolvi gastar uns neurônios com iluminação com LED.
meu objetivo não é fornecer iluminação específica para o sump, para aquele negócio de fotoperíodo reverso com o refúgio, nada disso. O negócio aqui é apenas iluminar o sump para quando eu tiver que mexer nele.
pois bem, foi passear na Rua Santa Ifigênia aqui em São Paulo (pra mim é um passeio :D), encontrei um camelô vendendo uma fita de LED que mais parecia uma fita durex... após certa negociação, comprei dois metros e uma fonte de 12v por R$ 35,00.
é disso que estou falando, percebem, tem a mesma largura que a fita durex, os "pontos" amarelos são os LEDs BRANCOS, a linha preta indicada pelas setas verdades é o ponto onde pode-se cortar a fita - corta-se com qualquer tesoura ordinária:

uma luminária ocupa de altura no mínimo uns 5cm, a fita de LED ocupa... vamos ver:

Para fazer com que os LED acendam, é necessário uma fonte de 12v, a a ligação é feita de maneira simplória, afinal de contas não é a fusão do átomo:

essa é a fonte de 12v surrada que comprei:

essa é a fita com os LEDs acesos - levem em consideração que o cômodo está completamente apagado:

Achou pouco??? Dê uma olhada nesse vídeo que fiz:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1tNp4d2wINk[/youtube]