🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

experimentanto biopellets...

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Nilo Neto
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: NETO

Re: experimentanto biopellets...

#101 Mensagem por Nilo Neto »

Eu montei um reator com pote de macarrão e coloquei aproximadamente 1/4 do saquinho de 200ml...

Pelo que andei vendo, o interessante é no sistema, as biopellets ficarem "pulando", pois assim o sistema está legal.

Se colocar muita quantidade, pode perceber que fica solapado e não movimenta, daí o funcionamento fica a desejar.

Outra coisa, se forem montar um reator, sugiro que coloquem um tipo de grade ou tela para evitar que caiam dentro da bomba, assim colpica tudo hehehe

Vou tentar postar hoje a noite no faça você mesmo, o reator que fiz, ficou simples e pratico e gastei aproximadamente 15 reais, sem contar a mídia, é claro...

Sugestão para quem for montar, compre o saquinho de biopellets de 200ml com 2 amigos e dividam a quantidade, pois é mais que suficiente e tambem dividem o valor... pois custa de R$60 até 90, 100 reais...

abraço

Joel Jr
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Joel JR

#102 Mensagem por Joel Jr »

Olha, no meu aquario deu muito certo, tive alguns problemas no inicio com algas e cianos como relatei antes, mas segui as orientações do Chen e hoje, é só alegria, ta funcionando muito bem! icon_joia
Obrigado pelas dicas Chen! icon_iCo01
Abraços!

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
País: Brasil
Recebeu Curtir: 86 vezes

#103 Mensagem por Reinaldo Chen »

Movimentação constante é um dos pontos chave para o funcionamento do reator. Só tome cuidado em não por muito de uma vez dependendo do tamanho do aquário. Paciência e calma é uma das bases para o uso dos pellets

Dennis_junior
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Dennis_junior
Data de Nascimento: 25 Mar 1972
Recebeu Curtir: 4 vezes

#104 Mensagem por Dennis_junior »

Pessoal alguem ta usando o Biopeltes bioplastics da(two little fishes)eu uso no meu aquario da Brigtwel mas como
ou da TLF é mais barato eu arrisquei pra usar numa bateria de corais e notei que eles grudam uns nos outros... icon_diablo

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#105 Mensagem por Reinaldo Chen »

Os da two little fishes no uso que já fiz, são consumidos mais rápidos e precisam de um pouco mais de velocidade de bomba para manter soltos, mas de resto é igual...

Dennis_junior
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Dennis_junior
Data de Nascimento: 25 Mar 1972
Recebeu Curtir: 4 vezes

#106 Mensagem por Dennis_junior »

Chen uso em ambas a Maxi jet 1200lh com os da brigthwell e os Two litle fishes sera que precisa + que isso?

Tiago Correia
Apelido: Correia
Data de Nascimento: 20 Jan 1982

#107 Mensagem por Tiago Correia »

Reinaldo ,boa noite

Parabéns pelo topico e pelas dicas !

Eu comecei com o BIOPELLETS a 1 mes e reator da BBMAGUS e midia da TLF . SKIMMER para 1800L BBMAGUS com aquabee e meu sistema tem 400L liquidos.

Eu tive que fazer uma manutenção no reator , pois a midia estava saindo para o sump , ai coloquei uma tela e resolveu, a pergunta é : o processo começou novamente ? as bacterias morreram ( eu tirer os pellets e joguei dentro de um pote com a agua do aquario, depois recoloquei e joguei um BIODIGEST) ?

Segunda pergunta, já percebi que meu nitrato esta zerado , o consumo do fosfato é muito mais lento ?? geralmente em sistemas grandes precisam usar midias removedoras de fosfato também, ou geralmente os pellets da conta ?

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#108 Mensagem por Renato Vidal »

Tiago.

O nitrato é um bom indicador de que os pellets já funcionaram bem, o que eu faço, é reduzir o volume da midia depois que o nitrato chegou a zero e acompanhar, voltando um pouco mais de midia para o reator caso comece a aparecer nitrato também.

Com isso, venho conseguido evitar o problema que muitos usuários relataram, de buuuum de cianos.

Quanto ao fosfato, mais importante que combater, é evitar que entre fosfato no sistema, para isso, água de excelente qualidade (RO ou DI) para a reposição de água doce e para fazer as TPAs também, além de diminuir o volume de comida que entra no sistema também.

Midias de fosfato são rápidas, mas não acho mandatório colocar, com controle do que entra você consegue zerar isso sim.

Tiago Correia

#109 Mensagem por Tiago Correia »

Valeu pela explicação , mas com relação ao fosfato x pellets , qual o tempo medio para sumir ???

Estava lendo em outros artigos , que o fosfato depende do nitrato tambem para ser consumido pelas bacterias, a dúvida é se o nitrato esta zerado , não havera mais consumo de fosfato ??? ou sera menor ???

Estou com nitrato zero e fosfato em 0,25 segundo teste salifert , a 2 semanas atrás estava zerado , foi só adicionar 5 peixinhos do meu aquario menor que já subir rapido.

Não queria usar midias removedoras por enquanto , além do mais , muita gente consegue zerar nitrato e fosfato apenas com o pellets, seria dinheiro jogado fora !

Abraço

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#110 Mensagem por Reinaldo Chen »

O tempo de adaptação a um aumento de população pode ser de alguns dias e depois volta ao equilibrio de novo. 5 peixinhos... por menores que sejam sempre serão um aumento súbito de carga biológica.

A lavagem dos pellets maturados em água do aquário é desejavel e mantem a grande maioria da população que volta ao normal em dias.

Tiago Correia

#111 Mensagem por Tiago Correia »

Reinaldo, quanto ao fosfato , é possivel ter fosfato zerado apenas com o pellets ??? vai depender do aquario ??? e relação entre o nitrato estar zerado x consumo de fosfato parar , como funciona na realidade ???

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#112 Mensagem por Reinaldo Chen »

Nâo existe sistema sem nitrato ou fosfato. O que existe é a possibilidade de reduzir ambos na forma livre que é detectado pelos testes.
Ambos são importantes nos processos bioquimicos do aquário. O importante é controlar o excesso e para isso é ter compreensão de onde ocorrem as entradas e formas que temos para estimular a exportação de ambos.

Existe uma dependência biológica de níveis mínimos de nitrato para redução do fosfato e vice versa, e nos aquários dificilmente temos como zerar esses fatores, visto que temos alimentação frequente de animais e corais. Mas aquilo que os testes detectam podemos ter momentos de leituras próximas a zero.

O importante é ter em mente se o nível atual prejudica ou não o aquário (algas, doença de linha lateral etc). Monitorar de forma rotineira, ajuda a detectar tendencias de elevação ou aumentos rápidos e assim podermos tomar providências como TPA, resinas etc.

O uso de biopellets de forma adequada vai trazer essa segurança contra picos e anormalias.

Tiago Correia

#113 Mensagem por Tiago Correia »

de qualquer forma optei pelo FERROXPHOS DA BRIGTHWELL para baixar meu fosfato que esta na casa de 0,5, muito alto , as algas marrons e verdes estão tomando conta, apesar que o aquario estar apenas 60 dias ciclando , e pode parecer normal algas verdes e marrons, aqui esta muito acentuado ! rs rs , acredito que conforme o REINALDO disse sobre a maturação dos biopellets e agora o uso da midia , vou me livrar logo das algas e deixar o sistema com niveis de fosfato e nitrato bem baixos.

Abraço e obrigado

Sergio Zaher
Apelido: sergio zaher

#114 Mensagem por Sergio Zaher »

Ontem instalei um UV são bombas distintas uma para uv e outra para reator de biopellets,mas a saida do uv e do reator caem proxima do skimmmer
Pergunto: é errado colocar uv junto com bio pellets?
Pois o que reparei e´que o skimmer não retirou nada em um dia coisa que nunca aconteceu!!!!

abs

Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Magrelllo
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#115 Mensagem por Fabio Alves »

Renato!

Bacana oque vc citou no seu penultimo post com o problema do Ciro! Aqui foi a mesma coisa!

Primeiro aquele bumm (tom marrom de alga, inclusive dentro do reator) que me fazia limpar aquelas benditas espumas que vem no reator phosban 150, e depois com o tempo sumiram essas algas, tanto que praticamente nem faço mais esta limpeza.

Abrs

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Felipe Senna

#116 Mensagem por felipe.senna »

Li boa parte das postagens e ratificando, a posição ideal do reator de biopellets é antes do skimmer? ou seja, a bomba de skimmer deve pegar a água que sai dele?

Outra dúvida é com relação ao reator de enxofre, os pellets o substituem em seu conceito de aplicação?

Grato

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#117 Mensagem por Reinaldo Chen »

O UV pode interferir no skimmer de 2 formas , 1 quando novo, tem resíduos de fabricação de plásticos e derrubam qualquer skimmer. 2 Existem relatos de que o filtro UV produz em pequena escala ozônio e isso pode alterar momentaneamente o skimmer por mudar as cargas de tensão superficial da água. Mas de maneira geral, após esse período de maturação (eliminação de resíduos e estabilização da tensão superficial da água) o skimmer volta a operar normalmente.

O ideal é a água do reator de biopellets sair próximo a captação do skimmer . Assim será otimizado a retirada do muco bacteriano pelo skimmer.

No caso do UV o local ideal é próximo ao retorno do recalque, mas de maneira geral, mesmo que coloque tudo junto, passado um tempo td se ajusta.

O reator de enxofre é um outro método para cultivo de bactérias que reduzem o nitrato. Assim se a aplicação do reator de biopellets for para reduzir o nitrato, conceitualmente ambos fazem a mesma função.
Porém no processo de reações biológicas das bactérias de subtrato de enxofre, o uso do fosfato é reduzido e assim não contribui para a redução de fosfatos como o reator de biopellets pode contribuir.
Mas é um método válido, eficaz e seguro se aplicado da forma correta.

Sergio Zaher
Apelido: sergio zaher

#118 Mensagem por Sergio Zaher »

Oi Reinaldo,de fato no primeiro dia que instalei o uv o skimmer parou ,depois voltou ao normal,mas o que reparei tambem não sei se foi coincidencia mas algumas cianos que tinha no aquario e que acho normal pois o sistema tem uns 3 meses,se soltaram.
abs
Editado pela última vez por Sergio Zaher em 08 Mai 2012, 16:04, em um total de 1 vez.

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Felipe Senna

#119 Mensagem por felipe.senna »

já mudei a posição do reator para próximo da bomba do skimmer.

eu uso já faz algum tempo mas comecei muito lentamente para evitar problemas de cianos como normalmente vemos por aí, inclusive hoje tenho bem pouco em relação ao que deveria em face da litragem do sistema, o que desde então observei surgimento de cianos, o que escuto frequentemente na maioria dos usuários, quase que inevitável seu surgimento.

ao meu ver o uso do biopellet é bem arriscado com propensão a dar explosão de cianos no aquário, diante de vários relatos, vez que muitas vezes está tudo ok num dia e no outro elas aparecem do nada.

até mesmo em sistemas que vai aumentando aos poucos em dosagens baixas, diferente do que o fabricante recomenda, aliás não consigo entender como é recomendada uma quantidade tão alta pelo fabricante, se usando com bastante cautela já apresenta problemas quanto mais no que eles indicam.

para usar os pellets o sistema tem que estar bem equipado e manutenido para evitar e minimizar contratempos com cianos.

grato

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#120 Mensagem por Celso Suguimoto »

Biopellets é uma forma de adição de carbono no aquario "automatizada", funciona bem como dosar vodka ou esses metodos probiotico como o zeovit.

Tem gente q acha q reator de zeolitos nao funciona, mas acredita em adicionar carbono. Incoerente, ja o principio do funcionamento dele é adicionar carbono e os zeolitos serviriam apenas como midia de fixação pra bacterias. Se nao funciona é pq carbono nao funciona ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”