Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Boyu MT-30 * Novato *
- Romano Rocha
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Romano
Boyu MT-30 * Novato *
Boa noite pessoal !
Até que enfim achei um espaço, mesmo que ainda pequeno, muito bem organizado para tirar minhas dúvidas e aprender sobre está área do aquarismo.
Já a algum tempo mantenho aquários plantados, camarões Red Crystal, peixes Bettas e agora estou abrindo mais um leque no hobby, que são os marinhos....
Por questão de espaço, tive que começar pequeno (quase minúsculo) com um Boyu MT30, que mesmo pequeno, já vi alguns bons resultados e se os conseguir, já ficarei feliz.
O aquário será montado apenas do dia 20, quando retornarei de viagem e poderei acompanhar a evolução bem de perto.
Hoje fechei o aquário e já comecei a ver outras coisas importantes, tais como substrato, Rocha Viva, Água Natural Preparada entre outros que me permitam iniciar o longo período de ciclagem.
Tenho Algumas dúvidas e para tanto prezaria bastante a ajuda de vocês, que são:
1) Escolhi usar Aragonita SS ao invés de halimeda e me sugeriram, pela diminuta granulametria, usar dois tamanhos, ficando a menor em baixo e a outra em cima. Minha dúvida: Isso procede ? Quais tamanhos devo deixar de cada camada ?
2) Na ausência de Água RO ou DI, optei por utilizar água natural, devidamente tratada com antecedência e Rochas Vivas com biologia já formadas. Minha dúvida, quais o prazos e meios que sugerem para manter a ciclagem com qualidade (TPAs) ?
3) O Boyu MT30 já vem com Bio-Balls (biológica) e espuma (mecânica). O que sugerem para complementar a biológica e se recomendam utilizar carvão (ou purigen), se sim, posso usar desde o início ?
4) Sobre a iluminção, no período de ciclagem, é recomendado deixar as luzes completamente apagados ? (isso não prejudicaria a formação da micro-biologia ?)
Ufa, acho que é isso por enquanto pessoal e agradeço antecipadamente a ajuda de vocês sobre o assunto.
Se julgarem importante falar sobre outros pontos que possa, por ventura ter esquecido, sintam-se a vontade.
Obs: Aos Admins e moderadores, se desejarem passar para outra seção, sintam-se a vontade (vi outra, acima desta, mas não tinha nenhum tópico de usuário e por isso a dúvida)
Obrigado e um abraço,
Até que enfim achei um espaço, mesmo que ainda pequeno, muito bem organizado para tirar minhas dúvidas e aprender sobre está área do aquarismo.
Já a algum tempo mantenho aquários plantados, camarões Red Crystal, peixes Bettas e agora estou abrindo mais um leque no hobby, que são os marinhos....
Por questão de espaço, tive que começar pequeno (quase minúsculo) com um Boyu MT30, que mesmo pequeno, já vi alguns bons resultados e se os conseguir, já ficarei feliz.
O aquário será montado apenas do dia 20, quando retornarei de viagem e poderei acompanhar a evolução bem de perto.
Hoje fechei o aquário e já comecei a ver outras coisas importantes, tais como substrato, Rocha Viva, Água Natural Preparada entre outros que me permitam iniciar o longo período de ciclagem.
Tenho Algumas dúvidas e para tanto prezaria bastante a ajuda de vocês, que são:
1) Escolhi usar Aragonita SS ao invés de halimeda e me sugeriram, pela diminuta granulametria, usar dois tamanhos, ficando a menor em baixo e a outra em cima. Minha dúvida: Isso procede ? Quais tamanhos devo deixar de cada camada ?
2) Na ausência de Água RO ou DI, optei por utilizar água natural, devidamente tratada com antecedência e Rochas Vivas com biologia já formadas. Minha dúvida, quais o prazos e meios que sugerem para manter a ciclagem com qualidade (TPAs) ?
3) O Boyu MT30 já vem com Bio-Balls (biológica) e espuma (mecânica). O que sugerem para complementar a biológica e se recomendam utilizar carvão (ou purigen), se sim, posso usar desde o início ?
4) Sobre a iluminção, no período de ciclagem, é recomendado deixar as luzes completamente apagados ? (isso não prejudicaria a formação da micro-biologia ?)
Ufa, acho que é isso por enquanto pessoal e agradeço antecipadamente a ajuda de vocês sobre o assunto.
Se julgarem importante falar sobre outros pontos que possa, por ventura ter esquecido, sintam-se a vontade.
Obs: Aos Admins e moderadores, se desejarem passar para outra seção, sintam-se a vontade (vi outra, acima desta, mas não tinha nenhum tópico de usuário e por isso a dúvida)
Obrigado e um abraço,
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Boyu MT-30 * Novato *
Romano Rocha escreveu:2) Na ausência de Água RO ou DI, optei por utilizar água natural, devidamente tratada com antecedência e Rochas Vivas com biologia já formadas. Minha dúvida, quais o prazos e meios que sugerem para manter a ciclagem com qualidade (TPAs) ?
Romano use apenas um tipo de aragonita e compre a mais fina e se der pegue uma importada que fica mais bonito, tipo samoa pink, cuidado na hora de lavar para não perder as partes rosa que bóiam antes de encharcar.
Romano Rocha escreveu:1) Escolhi usar Aragonita SS ao invés de halimeda e me sugeriram, pela diminuta granulametria, usar dois tamanhos, ficando a menor em baixo e a outra em cima. Minha dúvida: Isso procede ? Quais tamanhos devo deixar de cada camada ?
de todo jeito vc vai precisar de água de ro para repor a água evaporada, é melhor comprar já que vai usar pouco.
Romano Rocha escreveu:3) O Boyu MT30 já vem com Bio-Balls (biológica) e espuma (mecânica). O que sugerem para complementar a biológica e se recomendam utilizar carvão (ou purigen), se sim, posso usar desde o início ?
vc não vai usar skimmer? troque os bioballs por siporax que é mais eficiente.
Romano Rocha escreveu:4) Sobre a iluminção, no período de ciclagem, é recomendado deixar as luzes completamente apagados ? (isso não prejudicaria a formação da micro-biologia ?)
eu sempre faço a maturação com o foto periodo estabelecido.
Romano Rocha escreveu:Obs: Aos Admins e moderadores, se desejarem passar para outra seção, sintam-se a vontade (vi outra, acima desta, mas não tinha nenhum tópico de usuário e por isso a dúvida)
Seja muito bem vindo e não se preocupe que o topico está no local correto.
dá uma olhada nesse topico para vc ver como pode ficar um nano bem feito
viewtopic.php?f=25&t=338
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Romano Rocha

Obrigado Matias !
Quanto a aragonita, obrigado pela dica e pegarei somente a SS (Sugar Size) então.
(Posso lavá-la com água normal ou tem que ser RO ou Natural ?)
De fato vou precisar de água RO e terei que achar um fornecedor aqui próximo (ZN de SP) e manter um pequeno estoque para TPAs e complemento das evaporações.
Quanto as mídias, julga melhor o Siporax do que Matrix da Seachem ?
(Não terei skimmer pelo diminuto tamanho do projeto e de meu apertamento)
Obrigado pela indicação do link e em breve, torço para estar nesse nível.
Abraço,
Quanto a aragonita, obrigado pela dica e pegarei somente a SS (Sugar Size) então.
(Posso lavá-la com água normal ou tem que ser RO ou Natural ?)
De fato vou precisar de água RO e terei que achar um fornecedor aqui próximo (ZN de SP) e manter um pequeno estoque para TPAs e complemento das evaporações.
Quanto as mídias, julga melhor o Siporax do que Matrix da Seachem ?
(Não terei skimmer pelo diminuto tamanho do projeto e de meu apertamento)
Obrigado pela indicação do link e em breve, torço para estar nesse nível.
Abraço,
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
se vc já tem o Matrix pode usar, se for comprar pegue o siporax que sempre ouço falar muito bem dele,
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Romano Rocha

Matias Gomes escreveu:se vc já tem o Matrix pode usar, se for comprar pegue o siporax que sempre ouço falar muito bem dele,
Exatamente Matias.
Uso Matrix nos plantados e tenho uma quantidade considerável aqui.
E quanto a pergunta da água para lavar o substrato, precisa ser água de RO/Natural ou pode ser doce ?
Mais uma dúvida, qual altura deixo o substrato ? 5 cm ou 8 cm ?
Abraço e obrigado mais uma vez.
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Olá, Romano,
bem vindo ao nosso forum.
Por ser um nano, eu deixaria o substrato com apenas 5 cm, para ocupar menos espaço. 5 ou 8 cm vão de qualquer forma cumprir o efeito estético.
Para lavar o substrato você pode usar água doce normal mesmo, como faz a grande maioria. Se quiser ser mais "exigente", após lavagem com água doce de torneira, lave novamente em água passada por RO ou deionizador.
Quanto í água para reposição da evaporação, você vai realmente precisar de água RO ou deionizada. Existem alguns tópicos no faça você mesmo que ensinam como fazer um deionizador caseiro. Dessa forma você não precisaria ficar comprando água deionizada, pois o consumo é alto e sempre vai faltar na hora que você não comprou
...
Frequência/quantidade de TPA´s: Existe muita controvérsia nesse assunto, pois alguns fazem mensalmente enquanto outros fazem toda semana. Eu faço TPA semanal de 5% do volume do aquário.
É necessário utilizar carvão ativado.
É possível você colocar um skimmer na sua configuração? Somente com bio-balls tende a ter nitrato bastante elevado e você terá que "caprichar" nas TPA´s para manter dentro dos níveis ideais (máximo 5 mg/l).
Durante o tempo de ciclagem, as luzes devem ficar ligadas pelo período normal. Se você não fizer isso, as fases com as algas (diatomáceas - que são algas marrons, e algumas filamentosas) que normalmente surgem no período de ciclagem aparecerão quando você ligar as luzes, ou seja, o período de ciclagem não se completa enquanto as luzes não forem ligadas.
abraço
bem vindo ao nosso forum.
Por ser um nano, eu deixaria o substrato com apenas 5 cm, para ocupar menos espaço. 5 ou 8 cm vão de qualquer forma cumprir o efeito estético.
Para lavar o substrato você pode usar água doce normal mesmo, como faz a grande maioria. Se quiser ser mais "exigente", após lavagem com água doce de torneira, lave novamente em água passada por RO ou deionizador.
Quanto í água para reposição da evaporação, você vai realmente precisar de água RO ou deionizada. Existem alguns tópicos no faça você mesmo que ensinam como fazer um deionizador caseiro. Dessa forma você não precisaria ficar comprando água deionizada, pois o consumo é alto e sempre vai faltar na hora que você não comprou
Frequência/quantidade de TPA´s: Existe muita controvérsia nesse assunto, pois alguns fazem mensalmente enquanto outros fazem toda semana. Eu faço TPA semanal de 5% do volume do aquário.
É necessário utilizar carvão ativado.
É possível você colocar um skimmer na sua configuração? Somente com bio-balls tende a ter nitrato bastante elevado e você terá que "caprichar" nas TPA´s para manter dentro dos níveis ideais (máximo 5 mg/l).
Durante o tempo de ciclagem, as luzes devem ficar ligadas pelo período normal. Se você não fizer isso, as fases com as algas (diatomáceas - que são algas marrons, e algumas filamentosas) que normalmente surgem no período de ciclagem aparecerão quando você ligar as luzes, ou seja, o período de ciclagem não se completa enquanto as luzes não forem ligadas.
abraço
- Romano Rocha

Júlio, bom dia !
Show de bola sua explicação, muito obrigado.
Infelizmente nesse modelo de Boyu, até onde encontrei, não é possível de se adaptar um skimmer, mas como atuo como plantados e invertebrados, onde a rotina de TPAs chega a 3x por semana, creio que manutenção elevada não será muito problema.
Hoje devo pegar os primeiros produtos encomendados, que são: Aquário, + Matrix, carvão e a aragonita.
Ficarão faltando apenas o timmer e as rochas vivas, além é claro de um refratômetro (ainda estudando um modelo bom e barato).
Bom, acho que por enquanto é isso pessoal e muito obrigado pela receptividade.
Abraço,
Show de bola sua explicação, muito obrigado.
Infelizmente nesse modelo de Boyu, até onde encontrei, não é possível de se adaptar um skimmer, mas como atuo como plantados e invertebrados, onde a rotina de TPAs chega a 3x por semana, creio que manutenção elevada não será muito problema.
Hoje devo pegar os primeiros produtos encomendados, que são: Aquário, + Matrix, carvão e a aragonita.
Ficarão faltando apenas o timmer e as rochas vivas, além é claro de um refratômetro (ainda estudando um modelo bom e barato).
Bom, acho que por enquanto é isso pessoal e muito obrigado pela receptividade.
Abraço,
- Romano Rocha

Boa noite pessoal !
Estava revisando alguns artigos e blogs sobre iluminação e me deparei com a iluminação noturna com LED (a tal da luz da lua) e gostaria de saber de vocês de isso é apenas uma questão estética ou se realmente é funcional para os corais e peixes, no quesito qualidade de vida.
Se sim, terei de pensar numa adaptação.
Obrigado antecipadamente.
Abs,
Estava revisando alguns artigos e blogs sobre iluminação e me deparei com a iluminação noturna com LED (a tal da luz da lua) e gostaria de saber de vocês de isso é apenas uma questão estética ou se realmente é funcional para os corais e peixes, no quesito qualidade de vida.
Se sim, terei de pensar numa adaptação.
Obrigado antecipadamente.
Abs,
- Romano Rocha

E ai pessoal, tudo bem ?
Hoje peguei o aquário e mais um pouco de Seachem Matrix, além de algumas placas de FBF.
Comprei também o livro "O Aquário Marinho e as Rochas Vivas" do Sérgio Gomes para dar uma estudada e formar uma base de conteúdo.
E quanto a pergunta ai de cima, nenhuma luz ?
Abraço,
Hoje peguei o aquário e mais um pouco de Seachem Matrix, além de algumas placas de FBF.
Comprei também o livro "O Aquário Marinho e as Rochas Vivas" do Sérgio Gomes para dar uma estudada e formar uma base de conteúdo.
E quanto a pergunta ai de cima, nenhuma luz ?
Abraço,
- Luis Ribeiro
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Luis Ribeiro
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Sim, além de estética influencia na vida do reef... existem projetos inclusive de simuladores de fazes da lua, com variação de sua intencidade luminosa... e o fator potencia deve ser estudado de caso para caso, cada montagem pede uma potencia e disposição dos leds! uma boa dica é montar os leds de uma forma que fiquem regiões sombreadas pq se vc iluminar o aqua todo vai acabar atrapalhando quem quer descansar!!! fora que os noturnos com uma iluminação muito forte não ficarão a votade pra sair e caçar! no seu caso 2 leds de 5mm azuis com resistores de 560 Ohm cada seria o ideal! coloque eles na ponta da tampa virados para o fundo do centro do aquario. Vc terá um efeito ótimo, com um bom visual e boas áreas sombreadas, mas veja isso é uma sugestão pode ser que de acordo com o posicionamento das coisas em seu aqua outras posições para os leds sejam mais interessantes, mas vc pode partir disso e ir testando outras posições baseadas no que te falei!
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
- Romano Rocha

Obrigado pelas dicas Luís.
Ontem encomendei água natural e as rochas vivas e devem chegar próximas do dia 20, quando enfim montarei o nano.
Assim que dimensionar as RVs, farei esse estudo para instalação iluminação noturna com LEDs !!! O principal problema sera espaço para mais um timmer, uma vez que não terei móvel.
Acabei de achar um skimmer Resun SK-05 com vazão de 250 l/h que talvez dê para uma adaptação. Na minha próxima visita a loja, farei uma inspeção para checar.
Vocês conhecem e recomendam produtos da Resun ?
Abraço,
Ontem encomendei água natural e as rochas vivas e devem chegar próximas do dia 20, quando enfim montarei o nano.
Assim que dimensionar as RVs, farei esse estudo para instalação iluminação noturna com LEDs !!! O principal problema sera espaço para mais um timmer, uma vez que não terei móvel.
Acabei de achar um skimmer Resun SK-05 com vazão de 250 l/h que talvez dê para uma adaptação. Na minha próxima visita a loja, farei uma inspeção para checar.
Vocês conhecem e recomendam produtos da Resun ?
Abraço,
- Luis Ribeiro
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Luis Ribeiro
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Romano já tive desse skimmer, muito bom funcionava melhor do que muito grandão por aí... só que não vai caber no seu aqua... existem uns filtros hang-on que já tem skimmer, são até que legais. Fale com o Roberto Vieira que ele te dá umas dicas sobre esses skimmers.
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
- Romano Rocha

Luis, obrigado novamente.
Na verdade já li e vi alguns vídeos desse skimmer hang-on aqui na NET, como esse:
http://www.youtube.com/watch?v=dMuTXBf-fao" target="_blank
Mas para o caso desse, fica impossível de se adaptar num Boyu pela bendita tampa plástica.
Para falar a verdade, estou ponderando muita coisa antes de começar e já me passa até montar algo mais completo, talvez um cubo, tal como o do colega Flávio aqui da comunidade.
Conforme falei acima, comprei um livro "O Aquário Marinho e as Rochas Vivas" e a cada minuto de leitura me surgem dúvidas e que não sei eu conseguiria partir para um projeto completo. Tenho muitas dúvidas com relação a litragem da caixa, dimensões corretas, cada passagem....
Só que para variar, minha ansiedade já havia chegado antes e o Boyu já está aqui, pronto para começar.
Estou naquele momento de dúvida cruel, ponderando custos e perdendo horas antes de dormir, pensando no que fazer para não me arrepender.
Obrigado e estou colhendo o máximo que posso do material daqui e de outras fontes afim de formar massa crítica antes de dar o próximo passo.
Forte Abraço,
Na verdade já li e vi alguns vídeos desse skimmer hang-on aqui na NET, como esse:
http://www.youtube.com/watch?v=dMuTXBf-fao" target="_blank
Mas para o caso desse, fica impossível de se adaptar num Boyu pela bendita tampa plástica.
Para falar a verdade, estou ponderando muita coisa antes de começar e já me passa até montar algo mais completo, talvez um cubo, tal como o do colega Flávio aqui da comunidade.
Conforme falei acima, comprei um livro "O Aquário Marinho e as Rochas Vivas" e a cada minuto de leitura me surgem dúvidas e que não sei eu conseguiria partir para um projeto completo. Tenho muitas dúvidas com relação a litragem da caixa, dimensões corretas, cada passagem....
Só que para variar, minha ansiedade já havia chegado antes e o Boyu já está aqui, pronto para começar.
Estou naquele momento de dúvida cruel, ponderando custos e perdendo horas antes de dormir, pensando no que fazer para não me arrepender.
Obrigado e estou colhendo o máximo que posso do material daqui e de outras fontes afim de formar massa crítica antes de dar o próximo passo.
Forte Abraço,
-
Carlos Biguzzi
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Biguzzi
romano, pondere bastante para fazer a sua montagem, vale dar uma lida no livro do J. Sprung (ingles) tambem, mas tenha certeza de uma coisa, demois de montado e passado alguns meses vc terá achado que poderia ter feito maior..... e ai vc muda...... e passado algum tempo, vc acha lugar para colocar um maior ainda..... e assim vai.....
Abraços
Abraços
A DEUS toda a Gloria!
- Romano Rocha

Olá Pessoal,
Ressurgindo o tópico das cinzas, consegui finalmente finalizar meu mini projeto marinho.
Montei-o a duas semanas atrás, usando água na natural (tratada) e uma rocha vivi que estava rodando (já com biologia).
Como tudo estava bem, logo acresci a equipe de limpeza (5 paguros pequenos e 5 turbos) e até o momento não tive nenhuma baixa, sendo que todos estão bem ativos e circulando pelos vidros e rocha.
Agora hoje, resolvi buscar minhas primeiras mudas de corais, sendo Zoanthus, Yellow Polips e uma pequena Galaxea, só que conversando com o lojista, ele me sugeriu que antes de encaixar as mudas na rocha, deixasse-as um dia soltas no substrato para que o paguros retirassem a eventual sujeira e conhecessem os novos habitantes, evitando que os machucassem e eventuais "mexidas" de lugar. Está correto ? Devo fazer dessa forma ou simplesmente colocar no lugar ?
Existe algum perigo dos paguros e turbos comerem essas mudas ? pois estão fechadas pelo transporte.
No aguardo URGENTE para fazer a montagem.
Muito Obrigado e assim que fizer, mando as primeiras fotos.
Ressurgindo o tópico das cinzas, consegui finalmente finalizar meu mini projeto marinho.
Montei-o a duas semanas atrás, usando água na natural (tratada) e uma rocha vivi que estava rodando (já com biologia).
Como tudo estava bem, logo acresci a equipe de limpeza (5 paguros pequenos e 5 turbos) e até o momento não tive nenhuma baixa, sendo que todos estão bem ativos e circulando pelos vidros e rocha.
Agora hoje, resolvi buscar minhas primeiras mudas de corais, sendo Zoanthus, Yellow Polips e uma pequena Galaxea, só que conversando com o lojista, ele me sugeriu que antes de encaixar as mudas na rocha, deixasse-as um dia soltas no substrato para que o paguros retirassem a eventual sujeira e conhecessem os novos habitantes, evitando que os machucassem e eventuais "mexidas" de lugar. Está correto ? Devo fazer dessa forma ou simplesmente colocar no lugar ?
Existe algum perigo dos paguros e turbos comerem essas mudas ? pois estão fechadas pelo transporte.
No aguardo URGENTE para fazer a montagem.
Muito Obrigado e assim que fizer, mando as primeiras fotos.
- Romano Rocha

Na ausência de respostas breves e com medo de perder os corais, coloquei-os na água....
Errei os lugares, pois fechados confundem demais....
Assim que abrirem mais um pouco (pois veio um de brinde que não sei qual), arrumo a casa.
Depois posto fotos.
Abs,
Errei os lugares, pois fechados confundem demais....
Assim que abrirem mais um pouco (pois veio um de brinde que não sei qual), arrumo a casa.
Depois posto fotos.
Abs,
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Olá, Romano,
Não há necessidade de deixar os corais soltos no substrato para uma "limpeza" pelos paguros, pois eles fariam isso de qualquer forma. Também não há nenhum problema em deixá-los soltos ali por um dia.
Cuidado com a Galaxea, pois é um coral que tem tentáculos muuuuuito longos e acaba matando tudo o que tem em volta. Procure deixá-la em um local onde não alcance outros animais. Você vai se assustar com o tamanho dos tentáculos. Por ser um sistema pequeno (e a galaxea vai crescer), muito provavelmente você vai ter que tirá-la ou mantê-la em um tamanho reduzido através de podas constantes.
Paguros e turbos não vão comer os corais.
Vá postando a evolução e - já estou curioso por algumas fotos.
abraço
Não há necessidade de deixar os corais soltos no substrato para uma "limpeza" pelos paguros, pois eles fariam isso de qualquer forma. Também não há nenhum problema em deixá-los soltos ali por um dia.
Cuidado com a Galaxea, pois é um coral que tem tentáculos muuuuuito longos e acaba matando tudo o que tem em volta. Procure deixá-la em um local onde não alcance outros animais. Você vai se assustar com o tamanho dos tentáculos. Por ser um sistema pequeno (e a galaxea vai crescer), muito provavelmente você vai ter que tirá-la ou mantê-la em um tamanho reduzido através de podas constantes.
Paguros e turbos não vão comer os corais.
Vá postando a evolução e - já estou curioso por algumas fotos.
abraço
- Romano Rocha

Sim, estou vivo !
E o aquário está indo super bem, com todos os parâmetros controlados e estáveis.
Como acrescentei Rocha Viva Natural, com a mudança as calcárias se extinguiram por completo, mas passados todo esse tempo, já consigo ver diversos pontos "novos" delas e acredito que logo deva começar a se desenvolver mais rápido.
Uma foto:

Os ocellaris estão ótimo, mas acredito que ainda não tenham formado um casal e nem sei se isso vai acontecer, pois estão em constantes "corre-corre", mas se alimnetam muito bem, inclusive comendo na mão (quando não, meu dedo
)
Estou na caça de uma muda bacana de Frog Spaw com pontas verdes e ainda um Goby Bicolor (pequeno) para fechar a fauna.
No mais é isso e me desculpem pela demora.
Abraço,
E o aquário está indo super bem, com todos os parâmetros controlados e estáveis.
Como acrescentei Rocha Viva Natural, com a mudança as calcárias se extinguiram por completo, mas passados todo esse tempo, já consigo ver diversos pontos "novos" delas e acredito que logo deva começar a se desenvolver mais rápido.
Uma foto:

Os ocellaris estão ótimo, mas acredito que ainda não tenham formado um casal e nem sei se isso vai acontecer, pois estão em constantes "corre-corre", mas se alimnetam muito bem, inclusive comendo na mão (quando não, meu dedo
Estou na caça de uma muda bacana de Frog Spaw com pontas verdes e ainda um Goby Bicolor (pequeno) para fechar a fauna.
No mais é isso e me desculpem pela demora.
Abraço,
- Romano Rocha

Boa noite pessoal !
Pelo visto não gostaram da montagem, pois nem comentaram...
Essa semana adquiri um Sun Coral e preciso arrumar um jeito mais prático de alimentá-lo, pois estou apenas "esfregando" camarão assim que o encerrasse o foto-período.
Pensei em iniciar uma pequena criação de artêmias e para tanto, prezaria saber de algum de vocês utiliza-se de alimento e como fazer o processo.
Posso usar artêmia recém eclodida ?
Para evitar a alimentação "boca a boca", seria melhor utilizar-se do métoda da garrafinha pet cortada ?
Bom, é isso e em breve atualizo com mais fotos.
Obrigado e um abraço,
Pelo visto não gostaram da montagem, pois nem comentaram...
Essa semana adquiri um Sun Coral e preciso arrumar um jeito mais prático de alimentá-lo, pois estou apenas "esfregando" camarão assim que o encerrasse o foto-período.
Pensei em iniciar uma pequena criação de artêmias e para tanto, prezaria saber de algum de vocês utiliza-se de alimento e como fazer o processo.
Posso usar artêmia recém eclodida ?
Para evitar a alimentação "boca a boca", seria melhor utilizar-se do métoda da garrafinha pet cortada ?
Bom, é isso e em breve atualizo com mais fotos.
Obrigado e um abraço,
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Romano quando ninguem comente nada é pq ta muito bom rsrsrs, essa nano ta show de bola a agua esta um absurdo de cristalina, parabens pelo nano!! se vc for cortar algum pedaço dessa galaxea e quiser uma muda de xenia na troca e so falar ok!
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]