Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Retirar Tridacna
-
Vitor Andrade
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Vitor
Retirar Tridacna
Bom dia pessoal !!!!!
Eu coloquei minha Tridacna dentro de um buraco na rocha (eu sou um B...., falta de informação rssssss), só que a Rv é muito grande e nao consigo cortar, o que acontece é que ela está crescendo muito e o tamanho do buraco já está muito pequeno pra ela, já tentei retira-la, mas quanto mais mexe, mais ela se fixa... alguem sabe alguma técnica para retira-la sem machucar, eu li que se puxar pode até mata-la, já deixei a RV de cabeça para baixo mais ou menos 4 horas e nada de desgrudar... estou com medo dela morrer por falta de espaço... será que é prejudicial?
Eu coloquei minha Tridacna dentro de um buraco na rocha (eu sou um B...., falta de informação rssssss), só que a Rv é muito grande e nao consigo cortar, o que acontece é que ela está crescendo muito e o tamanho do buraco já está muito pequeno pra ela, já tentei retira-la, mas quanto mais mexe, mais ela se fixa... alguem sabe alguma técnica para retira-la sem machucar, eu li que se puxar pode até mata-la, já deixei a RV de cabeça para baixo mais ou menos 4 horas e nada de desgrudar... estou com medo dela morrer por falta de espaço... será que é prejudicial?
-
Alexandre Talarico
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Alexandre
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Re: Retirar Tridacna
Caro Vitor nao se preocupe;
Se a sua tridacna estiver saudável e se ela se mantiver assim, nao será nenhum problema o buraco apertado na rocha viva.
Na verdade ela tem a habilidade de escavar aumentando o tamanho do buraco conforme o crescimento. isto demora tempo e é quase imperceptível mas irá acontecer.
Tentar retirar o animal do lugar que está fixado, isto sim pode machucá-lo e até matar.
Os moluscos bivalves tem um aparelho chamado bisso, é ele que é responsável pela fixação da concha no substrato, quem ja catou marisco nas pedras sabe do que estou falando.
O processo de arrancar pode causar graves danos ao animal. No caso extremo o bisso deve ser cortado gentilmente fibra por fibra e na sua porçao inerte, como cortamos os nossos cabelos.
Abraços.
Alexandre Talarico.
Se a sua tridacna estiver saudável e se ela se mantiver assim, nao será nenhum problema o buraco apertado na rocha viva.
Na verdade ela tem a habilidade de escavar aumentando o tamanho do buraco conforme o crescimento. isto demora tempo e é quase imperceptível mas irá acontecer.
Tentar retirar o animal do lugar que está fixado, isto sim pode machucá-lo e até matar.
Os moluscos bivalves tem um aparelho chamado bisso, é ele que é responsável pela fixação da concha no substrato, quem ja catou marisco nas pedras sabe do que estou falando.
O processo de arrancar pode causar graves danos ao animal. No caso extremo o bisso deve ser cortado gentilmente fibra por fibra e na sua porçao inerte, como cortamos os nossos cabelos.
Abraços.
Alexandre Talarico.
-
Vitor Andrade

Entao vou deixar ela do jeito que está... ela vai se virar sozinha

Alexandre muito obrigado pela informação...
Mais uma pra aprender !!!!!!!!!!
Alexandre muito obrigado pela informação...
Mais uma pra aprender !!!!!!!!!!
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- País: Brasil
- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
E se inclinar a rocha levemente para ele se sentir incomodado e sair dali?? Será que não funciona??
Its not a hobby...its way of life-
Vitor Andrade

Gabriel Tiol escreveu:E se inclinar a rocha levemente para ele se sentir incomodado e sair dali?? Será que não funciona??
Gabriel, ja tentei e nao deu certo... deixei ele de cabeça para baixo por mais ou menos 4 horas e nada... acho que ele nao se sentiu nem um pouco incomodado, ao contrario nem se mexeu
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
eu não acho que moluscos que se fixam pode andar depois, a unica defesa ´se fechar, fixou tá fixado rsss quando vou rancar mariscos da pedra vc vê que acaba saindo uma parte interna dele junto com o bisso e isso que deve provocar a morte.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Vitor Andrade

Matias Gomes escreveu:eu não acho que moluscos que se fixam pode andar depois, a unica defesa ´se fechar, fixou tá fixado rsss quando vou rancar mariscos da pedra vc vê que acaba saindo uma parte interna dele junto com o bisso e isso que deve provocar a morte.
pode ser Matias, por isso que nem se mexeu... se um dia precisar cortar a RV, vou precisar de uma serra elétrica com certeza...
- Matias Gomes
- Administrador
que nada uma chave de fenda e um martelo resolve rss
-
Vitor Andrade

Matias Gomes escreveu:que nada uma chave de fenda e um martelo resolve rss
Matias e se eu falar que já tentei...
- Matias Gomes
- Administrador
é melhor deixar o bicho queto então rsss
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Contato:
Vitor, posta uma foto pra gente ver!!!
Abraços
Abraços
Alexandre Talarico

Quem puder observar o que é o bisso como o Matias falou, verificará que fica na unica parte vulneravel da concha, por isso precisa de proteçao, que é justamente a fixação da concha e sua capacidade de escavação lenta e gradual no substrato rochoso.
Já repararam a superficie de uma tridacna crocea, parece a superfcie de uma lima, esta é a razão. Com movimentos de abrir e fechar ele desgasta e aumeta o buraco da rocha aonde está fixada.
Muitos aquaristas gostariam de ter uma tridacna fixada com tanta categoria Vitor, pois é sinal que não será atacada por piramelídeos na unica parte vulneravel, esta tridacna está imune a estes parasitas.
Mas temos que fazer uma pergunta de prova............ tan tan tan tan......
Será que a Tridacna tem a mesma capacidade de escavar uma rocha artificial, sabemos que na composição da massa do cimento vai areia, e se esta for de quartzo ou silica, será muito mais dura e abrasiva do que a natureza carbonatica da rocha viva.
Mas de qualquer modo o meu palpite e para nao mexer pois o animal sofre muito com estas mexidas.
abraços.
Alexandre Talarico.
Já repararam a superficie de uma tridacna crocea, parece a superfcie de uma lima, esta é a razão. Com movimentos de abrir e fechar ele desgasta e aumeta o buraco da rocha aonde está fixada.
Muitos aquaristas gostariam de ter uma tridacna fixada com tanta categoria Vitor, pois é sinal que não será atacada por piramelídeos na unica parte vulneravel, esta tridacna está imune a estes parasitas.
Mas temos que fazer uma pergunta de prova............ tan tan tan tan......
Será que a Tridacna tem a mesma capacidade de escavar uma rocha artificial, sabemos que na composição da massa do cimento vai areia, e se esta for de quartzo ou silica, será muito mais dura e abrasiva do que a natureza carbonatica da rocha viva.
Mas de qualquer modo o meu palpite e para nao mexer pois o animal sofre muito com estas mexidas.
abraços.
Alexandre Talarico.
- Matias Gomes
- Administrador
bem lembrado, é mais facil desbastar a rv que é de calcareo que uma rv artificial de cimento.
aqui tem uma foto dos pyramidellidae atacando o bisso de uma tridacna
aqui tem uma foto dos pyramidellidae atacando o bisso de uma tridacna
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
Heber

- Apelido: HAM
soltar, ela se solta sim!
na re-arrumacao das rochas no meu nano, deixei a rocha da tridacna meio inclinada. Coloquei assim por falta de espaco para acomoda-la adequadamente. Num belo dia, observando o aqua, notei a sua falta. Estava caida no substrato.
Com 4 horas, ela nem vai sentir oq está acontecendo..heheheh...
a minha demorou semanas para se soltar!!
na re-arrumacao das rochas no meu nano, deixei a rocha da tridacna meio inclinada. Coloquei assim por falta de espaco para acomoda-la adequadamente. Num belo dia, observando o aqua, notei a sua falta. Estava caida no substrato.
Com 4 horas, ela nem vai sentir oq está acontecendo..heheheh...
a minha demorou semanas para se soltar!!
-
Vitor Andrade

Vou deixa-la onde está, pq está saudavel e com seus reflexos muito bom, é só chegar perto do aqua e fazer uma sombra ela já se fecha...
obrigado pessoal
Vou postar uma foto depois....
-
Vitor Andrade

Essa foto é antiga, mas da pra ver um pouco o buraco onde ela está... hoje ela está um pouco maior.

- Matias Gomes
- Administrador
a formação ficou bem interessante, eu gostei.
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Contato:
Hummmm....será que subo a minha pra cima de uma rocha??? ehehehehe
Ficou bem legal....Acho que vou copiar, ehehehe
Ficou bem legal....Acho que vou copiar, ehehehe
Vitor Andrade

Gabriel, deixei as 2 na rocha... mas nao coloque dentro de um buraco nao....
Abraço.
Abraço.
-
Alexandre Talarico

O mais bacana da foto, não é a tridacna, é perceber a rocha artificial ganhado qualidade e parecendo natural