🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Precisamos resolver um assunto, Votação

Todas as suas dúvidas e dicas sobre o funcionamento do fórum devem ser postadas aqui.

Comerciantes devem usar outro nome para postar?

devem usar outro nome
27
51%
podem usar o mesmo nome
26
49%

Total de votos: 53

Mensagem
Autor
Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Precisamos resolver um assunto, Votação

#1 Mensagem por Matias Gomes »

como já viram nós abrimos a possibilidade dos comerciantes se cadastrarem com seus nomes comerciais, assim valorizamos o trabalho deles e reconhecemos, mas gostaria de saber se devemos proibir que postem com nomes comerciais em outros foruns, e com isso obrigando a fazer um cadastro pessoal para postarem em outros foruns, ou deixamos postar sem problemas????

a pergunta é.
Os comerciantes devem usar outro nome para postar em foruns fora do classificado??
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Leandro Rodrigues
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Leandro

Re: Precisamos resolver um assunto, Votação

#2 Mensagem por Leandro Rodrigues »

Negócios negócios, amigos a parte...

Eu entendo que faz sentido uma empresa, desde que autorizada a publicar anúncios nos classificados, se utilize do seu nome comercial.

Demais fóruns eu entendo que não... Razão simples... Usuários que estão iniciando no fórum, podem ser induzidos pelo nome comercial a entender que a conceituada empresa tem a melhor experiência no ramo e seguir aquilo que ela propõe..

Entendo que muitas lojas, possuem pessoas gabaritadas e com vasto conhecimento, mas o oposto também é verdade.

Sendo assim, no meu entender:

Quer vender?
Use seu nome comercial.

Quer ajudar a disseminar conhecimento.
Diga quem é.

Acho que isso é mais saudável pro lojista e pros usuários.

Abraços

Leandro
Imagem

Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Bonfa

#3 Mensagem por Adilson Bonfanti »

mas gostaria de saber se devemos proibir que postem com nomes comerciais em outros foruns

Quanto você diz isto é em relação aos classificados e o lojista postar no marinho, é isto? Esta proibição seria específica para o B.R.

Quer vender?
Use seu nome comercial.

Quer ajudar a disseminar conhecimento.
Diga quem é.

Concordo, acho que é justo.
Deus é Fiel

Meu Aquário

Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

#4 Mensagem por Gabriel Tiol »

Leandro, concordo com vc em tudo!!! Colocou muito bem!! Tb acho que devem ter dois cadastros..

Abraços
ImagemIts not a hobby...its way of life

Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Jorge

#5 Mensagem por Jorge Hecherat »

O Leandro colocou bem as palavras, concordo com o que foi dito.
Acho o uso de dois cadastros ideal, principalmente pela liberdade que passa conversar com uma pessoa, e não com uma "loja". E a negociação se torna mais profissional usando o nome comercial.

Douglas Pacifico
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
País: Alemanha

#6 Mensagem por Douglas Pacifico »

Concordo com o uso de outro nome, na verdade o nome próprio e não o da empresa, porém também acho interessante que no nome ou assinatura tenha referência í empresa em que trabalha / possue, por exemplo "João da Aquarilândia".
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Matias Gomes
Administrador

#7 Mensagem por Matias Gomes »

Adilson Bonfanti escreveu:Quanto você diz isto é em relação aos classificados e o lojista postar no marinho, é isto? Esta proibição seria específica para o B.R.

O Lojista quando iria participar das outras salas do nosso fórum Brasil Reef teria que logar com seu nome particular, isso obrigaria o lojista que quiser usar o nome comercial ter que fazer dois cadastros.

Gabriel Tiol escreveu:Leandro, concordo com vc em tudo!!! Colocou muito bem!!

tb gostei da colocação.

porém também acho interessante que no nome ou assinatura tenha referência í empresa em que trabalha / possue, por exemplo "João da Aquarilândia".

Douglas e se ele usasse o campo apelido para colocar o nome da empresa?

Deixo claro a todos que não vamos permitir anúncios ou ofertas de produtos em qualquer sala que não seja classificado.

Douglas Pacifico

#8 Mensagem por Douglas Pacifico »

Pode ser o apelido, ou a assinatura automática, o ponto é que acho interessante poder associar se o usuário é ligado a alguma loja ou não. Se a pessoa participar ativamente com boa contribuição conta ponto pra loja, se pisar na bola queima a loja, se emitir opiniões sobre produtos e outras lojas ao menos todos sabem que pode ter um viés comercial, ou seja, transparência total!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Marquinho
Data de Nascimento: 09 Ago 1981

#9 Mensagem por Marco Correa »

Fala pessoal...
Também concordo com a maioria...
Mas como aqui é um tópico para discussão e idéias, vou postar minha idéia...
Concordo que o usuário comercial deve ter seu nome jurídico ou fantasia apenas em classificados, o que força o mesmo a possuir 2 cadastros, mas isso gera um grave desconforto em estar logado no comercial, ler um tópico e "BUM", o mesmo quer explicar e ajudar alguém com sua experiência, nesse caso o usuário terá que:
1º passo - Gravar na memória o tópico em que está
2º passo - Clicar em "Sair"
3º passo - Clicar em "Entrar"
4º passo - Digitar o "outro nome" e a "outra senha"
5º passo - Buscar o tópico que estava lendo e que está afim de participar/ajudar/esclarecer dúvidas

Nesse meio tempo acredito que a pessoa se sentirá desmotivada a escrever, pois perde a linha de raciocínio por estar diante de uma questão "burocrática" , agora, se o mesmo é usuário comercial é lógico que busca lucro com isso, portanto nada mais justo que difundir o nome da loja. OU SEJA, PRECISAMOS DE MAIS IDÉIAS...

Aqui vão algumas idéias para discussão, depois que todos participarem, filtraremos tudo e vamos ver o que se enquadra melhor com o fórum:

1) O usuário comecial continua com o seu nome escrito em azul em negrito, porém será usado seu nome de pessoa física...
Em sua assinatura o mesmo terá direito a colocar o nome da loja, com fotos de tamanho pré-determinados e se possível até 3 links de seus ultimos anúncios (tópicos) escolhidos por ele...

2) Oferecer uma opção no cadastro do usuário comercial de aparecer no seu nick-name o nome de pessoa física e logo abaixo o nome de sua loja ou da loja que representa, mas para isso tem que filtrar os cadastros de usuários comerciais, cobrando taxas ou mesnalidades para não virar bagunça e sim selecionar sérios profissionais, pois muitas pessoas ainda só dão o devido valor do privilégio que têm quando tem de pagar por isso, ou seja, mesmo que seja uma taxa simbólica ou mensalidade acho isso legal...
Isso se for possível o site oferecer...

3) O usuário comercial terá o seu nick-name como está agora (apenas o nome da loja), mas durante toda e qualquer resposta e participação (inclusive) e principalmente nos classificados o mesmo terá de terminar a resposta escrevendo seus dois primeiros nomes e colocar um telefone a disposição... PODENDO FAZER Por exemplo...

---------------------------------------------------------------------------------
Caro amigo "X"
Em relação í sua dúvida, acredito que seja melhor variar a alimentação com rações de boa qualidade e algas, normalmente NORI, tomando cuidado pra não poluir o aqua com excesso de comida. Sobre a circulação, o sal dificulta a oxigenação da água, a recomendação é que se tenha 20 vezes o volume de água do aqua circulando por bombas bem distribuídas, por exemplo no seu sistema que tem 200 litros é necesserário ter pelo menos um total de bombas de 4000 litros/hora, sem contar a bomba do skimmer, porém isso não é regra, pode-se ter mais ou menos que isso...

Qualquer dúvida estou í disposição,

Zé das Quantas
(xx) 1234-5678
----------------------------------------------------------------------------

Aí pode ser que o amigo "X" peça uma indicação, nesse caso o nosso outro amigo da loja "Lambe Lambe Aquários" (nick-name), vulgo Zé das Quantas poderá e deverá indicar o que ele quiser por sua experiência, DESDE QUE: Não se refira a valores e principalmente vire venda, ainda no caso do amigo "X" querer saber preço, o Zé das Quantas (Lambe Lambe Aquários) deverá dizer GENTILMENTE que ali (nos tópicos QUE NíO SíO dos CLASSIFICADOS) não é lugar para se tratar de preços, mas que estará respondendo sim para o amigo "X" por MP...

Nesse caso pessoal, cabe aos moderadores ficarem de olho para que tudo funcione perfeitamente, pois uma ou outra vez tudo bem, mas se o amigo usuário comercial continuar a descumprir o que foi concordado previamente (deve se criar um termo de aceitação diferente no cadastro comercial), o mesmo estará sujeito a suspensão de cadastro por tempos e até mesmo a exclusão do cadastro pelo administrador do fórum, nosso querido Matias, e detalhe, SEM DEVOLUÇíO do que já foi pago até o presente momento...

Bom pessoal, como eu disse, são apenas idéias, podem ser aproveitadas em partes ou até mesmo nem aproveitar nada, mas se pelo menos utilizar delas pra começar uma discussão e chegar num concenso já estará de bom tamanho...

Abraço,

Marquinho
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302

Matias Gomes
Administrador

#10 Mensagem por Matias Gomes »

Marco Correa escreveu:1º passo - Gravar na memória o tópico em que está
2º passo - Clicar em "Sair"
3º passo - Clicar em "Entrar"
4º passo - Digitar o "outro nome" e a "outra senha"
5º passo - Buscar o tópico que estava lendo e que está afim de participar/ajudar/esclarecer dúvidas

isso é o que mais me preocupa, temos poucos comerciantes participando do forum, lhe dar o direito de se identificar é o minimo que podemos fazer, mas esse troca troca de nomes vão ser poucos que vão dar palpites em outros foruns, detesto complicar as coisas, prefiro simplificar nada de enrolado rss

Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#11 Mensagem por Marco Correa »

isso é o que mais me preocupa, temos poucos comerciantes participando do forum, lhe dar o direito de se identificar é o minimo que podemos fazer, mas esse troca troca de nomes vão ser poucos que vão dar palpites em outros foruns, detesto complicar as coisas, prefiro simplificar nada de enrolado rss

Por isso na minha opinião, ainda acredito que a melhor maneira é a 3ª opção....
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302

Jorge Hecherat
Apelido: Jorge

#12 Mensagem por Jorge Hecherat »

não tem como substituir o nome do cargo escrito no perfil a esquerda (administrador, moderador) serem substituido por simbolos ou imagem pre determinada? isso incluiria uma imagem para comerciantes, e adotariam a opção 1 que o marco sugeriu

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#13 Mensagem por Renato Vidal »

Eu penso que, todo usuário, deve ter como padrão, o nome (pessoa fisica) no que esta fazendo, pois, uma loja não aconselha ou indica uma solução sem que (mesmo que sem intenção real disso) esteja buscando uma negociação.

Porque o (mesmo que sem intenção real disso). Por mais que alguns comerciantes e usuários tenham feito uma postagem com o objetivo de ajudar ou mesmo esclarecer uma dúvida, outra lojista/comerciante, pode interpretar que ele dessa maneira indicou algo ou tentou induzir uma situação comercial, ai é que começa o problema.

Um exemplo hipotético:

Pergunta: Meus peixes estão com bolinhas brancas, o que posso fazer?

Resposta: Aumente a circulação do reef, evite alterações nos parametros, e, reforce a alimentação, variando as opções e reforçando elas deixando de molho em um produto chamado Garlic Guardian da Seachem, vai ajudar bastante.

Ai vem a questão, pode ter de fato só a intenção de ajudar (eu responderia mais ou menos dessa forma também), porém, o cara tem justamente um anúncio vendendo o Garlic, pronto, já deu motivo para outro comerciante achar que o cara respondeu assim somente para engatilhar a venda do produto.

É um risco, mas, se a intenção não é complicar e, ao mesmo tempo, reunir mais contribuições (técnicas) ao fórum, concordo em permitir que o nome do comércio apareça também, porém, como citado pelo Marco, não sem ter o nome da pessoa fisica.

Seja na assinatura, ou mesmo no apelido.

E, com observação atenta dos moderadores, para caso se entenda algo como "comércio" fora dos classificados, a edição da resposta.

Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#14 Mensagem por Marco Correa »

Renato Vidal escreveu:Um exemplo hipotético:

Pergunta: Meus peixes estão com bolinhas brancas, o que posso fazer?

Resposta: Aumente a circulação do reef, evite alterações nos parametros, e, reforce a alimentação, variando as opções e reforçando elas deixando de molho em um produto chamado Garlic Guardian da Seachem, vai ajudar bastante.

O Renato Vidal entendeu legal isso e, como ele mesmo disse no exemplo acima, até essa resposta ele mesmo poderia ter respondido assim como muitos outros e, até onde está escrito no exemplo está bem legal a resposta, sem o incentivo a comprar do próprio usuário comercial que respondeu, mesmo que tenha um outro tópico que disponibilize o produto para venda, pois nada diferencia qualquer usuário de um usuário comercial, ele pode indicar o que quiser e oferecer nos classificados o que quiser também... Vai de quem postou a dúvida filtrar o que lê e aceitar aquilo como melhor e se quiser, aí sim efetuar a compra... Como já dito antes, toda negociação deverá ser feita pelos classificados ou por MP,,, Isso vai depender de constar nos termos de aceitação para cadastro como usuário comercial entender o respeito pelos amigos e pelo fórum...

Nesse mesmo exemplo do Renato Vidal, caso haja postagem identificando interesse por parte do usuário comum em saber onde encontra determinado produto e qual o preço de determinado produto, fica obrigatório que o usuário comercial NUNCA trate desses assuntos fora dos classificados, portanto o mesmo deverá responder GENTILMENTE que naquele tópico não se pode tratar de "negócios" e nem postar links de anúncios feitos pelo usuário comercial, portanto estará encaminhando uma MP com anúncio/oferta/link/telefone/etc, mas tudo por MP ou e-mail dependendo das partes...

E como sempre fica a trabalho dos moderadores identificar possíveis usuários comerciais que queiram dar uma de espertinhos e acabarem burlando o termo de aceitação a moderar a resposta e passar o acontecido para o administrador tomar decisões de punir esse usuário comercial espertinho com suspensão de acesso por alguns dias e possível exclusão de cadastro... Acredito que começando certinho ao longo do tempo todos se acostumam com isso e fica mais fácil de manter um ambiente gostoso para todos participarem sem burlar regras do fórum e respeitando uns aos outros...

Carlos Toledo
Apelido: Carlos

#15 Mensagem por Carlos Toledo »

Gosto quando um lojista ajuda um usuário, acho que é parte do Hobby e temos moderadores para não deixar o tópico comercial.

QUe tal se não houvesse um cadastro de empresa, mas sim da pessoa da empresa que a representa e o nome da pessoa ficaria "João da Silva (sitedaminhaloja)"

Pensei em algo mais simples... abração.

Matias Gomes
Administrador

#16 Mensagem por Matias Gomes »

estou mais propenso a isso, usar o nome pessoal e colocar o nome comercial como apelido, e pertencer ao grupo de usuários comerciais, ou usar o nome comercial de uma vez e não poder postar fora do classificado, o comerciante vai escolher a opção.

Douglas Pacifico

#17 Mensagem por Douglas Pacifico »

Gostei de usar o apelido pro nome da loja e ter um grupo de comerciantes!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Carlos Toledo
Apelido: Carlos

#18 Mensagem por Carlos Toledo »

Esse é o meu voto....

O importante é que haja comercio no forum, pois assim o forum pode existir...

E é importante que os lojistas se sintam a vontade para ajudar e vender, sem que haja perda de credibilidade no forum por conta disso.

Abração.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 3 vezes

#19 Mensagem por Alexandre Talarico »

Nome próprio é importantíssimo, devemos nos identificar para termos credibilidade.

Mas no meu caso gostaria de ostentar com orgulho o título de aquarista profissional, já que lutei por mais de vinte anos e ainda luto para ser reconhecido como tal, apesar de não ser uma profissão reconhecida nem regulamentada.
O fato é que isto não deveria impor barreiras as minhas atividades no fórum.

Lojistas deveriam ser chamados de lojas pois afinal uma loja é uma pessoa jurídica e deveria ter seu espaço como tal, para emitir opiniões e fazer vendas e propaganda no seu espaço adequado, esta é a essência do comércio.
Desta forma tiraríamos a palavra Lojista dos nossos textos, uma palavra que confunde que mistura ter com ser , que causa tanta confusão e em certos casos é usada em tom pejorativo.

Com relação a regras, a mais simples é que dará certo e o poder de moderação e que dará o equilíbrio e coibira abusos.
Alias o dinamismo da internet não aceita regras complexas e que não se transformem e se adaptem com a velocidade necessária.

Abraços Alexandre Talarico.

Matias Gomes
Administrador

#20 Mensagem por Matias Gomes »

Pessoal apesar da votação não ter essa opção, preferimos deixar o cadastro com duas opções, os usuários que querem usar apenas o nome comercial e com isso não podem postar em mais nenhum outro fórum que não seja o classificado, e os usuários comerciais que queiram postar em outros fóruns vão usar seu nome pessoal como nome de usuário e colocar o nome da Loja no campo apelido, se alguém quiser mudar o cadastro basta que entre no painel de controle do usuário e mude o nome ou apelido para comercial e me comuniquem o fato para alterar o grupo ao qual pertencem, e com isso o nome de usuário muda de cor avisando a todos disso.
Assim esperamos que todos fiquem satisfeitos com essa posição do fórum quanto a esse assunto, e agradecemos a colaboração.

Responder

Voltar para “Desenvolvimento”