Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Placas de Fundo, vale a pena usar?
-
Francisco Júnior
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Chicao
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Placas de Fundo, vale a pena usar?
Pessoal,
Estou montando um sistema que terá no total por volta de 300L, vale a pena usar placas de fundo?
Valeu!
Francisco.
Estou montando um sistema que terá no total por volta de 300L, vale a pena usar placas de fundo?
Valeu!
Francisco.
- Italo Bozzola Filho
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Italo
- Recebeu Curtir: 1 vez
Re: Placas de Fundo, vale a pena usar?
Francisco,esse tema já foi assunto de gdes discuções em foruns!!!Uns acham que sim e outros que não e tem aqueles que nem substrato usam. Eu particularmente uso substrato e placas de fundo. Fiz assim na minha ultima montagem.

Coloque uma manta tipo mosquiteiro em cima para proteger o plenum(área que fica em baixo das placas) para não soriar com bubstratos ,ais finos..

aqui:CC-4 =crusted coral #4
CC-2 = crusted coral #2
SP-2 = samoa pink # 2
RV = Rocha Vivas
Abraços

Coloque uma manta tipo mosquiteiro em cima para proteger o plenum(área que fica em baixo das placas) para não soriar com bubstratos ,ais finos..

aqui:CC-4 =crusted coral #4
CC-2 = crusted coral #2
SP-2 = samoa pink # 2
RV = Rocha Vivas
Abraços
E-mail: i.bozzola@terra.com.br
O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!
O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!
O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!
O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!
- Douglas Pacifico
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Douglas
- Data de Nascimento: 01 Jun 1980
- País: Alemanha
Fala Francisco!
Meu aquário também tem placas de fundo - duas camadas sobrepostas - mais 12cm de halimeda, com a tela no meio da halimeda. Durante 3 meses fiquei sem RV alguma no aquário e o plenum segurou o sistema sem problemas!
Abraços!
Meu aquário também tem placas de fundo - duas camadas sobrepostas - mais 12cm de halimeda, com a tela no meio da halimeda. Durante 3 meses fiquei sem RV alguma no aquário e o plenum segurou o sistema sem problemas!
Abraços!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com
dougpacifico@gmail.com
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
no meu reef novo eu uso, quando o sistema é pequeno eu acho que ocupa muito espaço, mas nem por isso deixa de ser e util
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Francisco Júnior

Boa pessoal, meu sistema é de 60 x 60 x 60 (acabei de pega o aqua em sampa... ;-p)
O sump é de 50 x 40 x 40
Como o Douglas e outras pessoas tiveram bons resultados, estou acreditando que é uma boa!
Obrigado pela força e vamos lá!
Vou começar a posta a evolução da montagem essa semana!
Abrs.
O sump é de 50 x 40 x 40
Como o Douglas e outras pessoas tiveram bons resultados, estou acreditando que é uma boa!
Obrigado pela força e vamos lá!
Vou começar a posta a evolução da montagem essa semana!
Abrs.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
que vidro vc usou para o cubo?
gostei do tamanho
gostei do tamanho
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Francisco Júnior

Fala Matias,
Na verdade comprei usado pelo RC, a pessoa queria se desfazer, por precisar do espaço... é vidro lapidado de 8mm, paguei R$ 260 pelo display, movel, sump, iluminação (2xT5 arcadia e 1 HQi 150) e mais uns itens, tudo muito novo, menos de 1 ano de uso... foi muito barato...
Qual seria uma boa pra eu criar nesse cubo???
Abrs.
Na verdade comprei usado pelo RC, a pessoa queria se desfazer, por precisar do espaço... é vidro lapidado de 8mm, paguei R$ 260 pelo display, movel, sump, iluminação (2xT5 arcadia e 1 HQi 150) e mais uns itens, tudo muito novo, menos de 1 ano de uso... foi muito barato...
Qual seria uma boa pra eu criar nesse cubo???
Abrs.
- Adilson Bonfanti
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Bonfa
Plenum sim ou não dá o que falar. Falarei por mim.
Sempre montei sem, mas pesquisando aquários montado "com" percebi um maior estabilidade e poder de recuperação em relação aos montados "sem" . Por isto minha montagem atual foi "com". Percebi que valores de pH, reserva e cálcio demoram mais para estabilizar, mas depois que isto acontece se mantém muito bem. Eu particularmente indico o uso de plenum. Quanto ao uso ou não de rede vai de acordo com os animais a serem inseridos, pepinos, marroon, blenios etc.
Uma dica é colocar as placas furadas e não as com rasgos.
Abs
Sempre montei sem, mas pesquisando aquários montado "com" percebi um maior estabilidade e poder de recuperação em relação aos montados "sem" . Por isto minha montagem atual foi "com". Percebi que valores de pH, reserva e cálcio demoram mais para estabilizar, mas depois que isto acontece se mantém muito bem. Eu particularmente indico o uso de plenum. Quanto ao uso ou não de rede vai de acordo com os animais a serem inseridos, pepinos, marroon, blenios etc.
Uma dica é colocar as placas furadas e não as com rasgos.
Abs
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Em casa, não usamos placas em nenhuma das montagens, e nunca tive problemas.
Mas, como nunca usei com, não posso questionar a outra forma de fazer, com dedicação e observação do sistema constantemente, creio que as duas formas vão gerar, ao final de um determinado periodo, resultados semelhantes.
Mas, como nunca usei com, não posso questionar a outra forma de fazer, com dedicação e observação do sistema constantemente, creio que as duas formas vão gerar, ao final de um determinado periodo, resultados semelhantes.
Alexandre Talarico

- Apelido: Alexandre
Olá Francisco;
Tamanho excelente para iniciar;
use placas furadas e nao rasgadas como disse nosso colega, não use tela de mosquiteiro ou nada parecido, pois de nada adianta então é desperdício de tempo.
Use cascalho médio de alta densidade no fundo (altura = cerca de 3 cm acima das placas), e um de seu agrado na superficie, o fundamental é a qualidade do substrato que voce irá escolher, isto é muito importante.
Abraços
Alexandre Talarico.
Tamanho excelente para iniciar;
use placas furadas e nao rasgadas como disse nosso colega, não use tela de mosquiteiro ou nada parecido, pois de nada adianta então é desperdício de tempo.
Use cascalho médio de alta densidade no fundo (altura = cerca de 3 cm acima das placas), e um de seu agrado na superficie, o fundamental é a qualidade do substrato que voce irá escolher, isto é muito importante.
Abraços
Alexandre Talarico.
-
Luiz Carlos Gonçalves
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Luiz Reef
Oi Francisco,
Eu montei como o Talarico recomendou ... e como substrato halimeda
Boa sorte ai na montagem,
Abraço
Eu montei como o Talarico recomendou ... e como substrato halimeda
Boa sorte ai na montagem,
Abraço
- Douglas Pacifico
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Douglas
- Data de Nascimento: 01 Jun 1980
- País: Alemanha
Talarico, por que a tela não funciona? O motivo para usá-la, conforme aprendi, é evitar que animais que reviram o substrato atinjam a camada mais profunda, a anaeróbica. Do ponto de vista lógico faz sentido, ainda mais aqui onde tenho um Wrasse que se enterra e um pepino detritívoro.
Outra pergunta, halimeda é um dos bons substratos para Jaubert?
Grato!
Outra pergunta, halimeda é um dos bons substratos para Jaubert?
Grato!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com
dougpacifico@gmail.com
-
Alexandre Talarico

- Apelido: Alexandre
Oi Douglas, vários motivos para não usar a tela.
Quando o cascalho afina com o tempo ele entra por baixo da tela e vai aos poucos estufando o tecido, muitas vezes chega até a aparecer.
Cria-se mais um extrato. coisa que não é preciso.
A tela encosta na placa portanto seus furos ficam tampados, ela tambem diminue a abertura dos furos da placa.
E o mais importante....O denitrificador é um sistema biológico, portanto dinamico, os seus extratos sao controlados naturalmente mediante as variações de gradiente de concentraçao dos elementos químicos da agua. As possiveis intervençoes dos pepinos e outros escavadores sao naturais, importantes e benéficas e só alcançam o nível da placa e se interrompem no nível da placa, por este motivo ela existe, nao precisamos usar uma tela para proteger o extrato da placa, seria redundancia.
Na verdade o denitrificador funcionaria muito bem sem a placa, e sua montagem sem a placa é plenamente possível, o uso da placa é apenas para manter o fundo sem muitos disturbios e torna o sistema melhor e mais estavel.
Com o tempo com tela ou sem tela o fundo do sistema irá se preencher de grãos finos de cascalho e poeira, isso não interfere no funcionamento denitrificador do plenum, ja que estamos falando de bactérias anaeróbicas e vida microscópica que se adaptam muito bem neste meio, na verdade isto faz parte da maturação do sistema.
Completando, como todos os cascalhos de origem natural Halimeda é um ótimo substrato, apenas perde em qualidade para outros de maior densidade (coral por exemplo) que sofrerão menor desgaste e consumo pela atividade biológica do sistema.
Leia tambem o que eu escrevi em, viewtopic.php?f=2&t=2006
Abração
Alexandre Talarico.
Quando o cascalho afina com o tempo ele entra por baixo da tela e vai aos poucos estufando o tecido, muitas vezes chega até a aparecer.
Cria-se mais um extrato. coisa que não é preciso.
A tela encosta na placa portanto seus furos ficam tampados, ela tambem diminue a abertura dos furos da placa.
E o mais importante....O denitrificador é um sistema biológico, portanto dinamico, os seus extratos sao controlados naturalmente mediante as variações de gradiente de concentraçao dos elementos químicos da agua. As possiveis intervençoes dos pepinos e outros escavadores sao naturais, importantes e benéficas e só alcançam o nível da placa e se interrompem no nível da placa, por este motivo ela existe, nao precisamos usar uma tela para proteger o extrato da placa, seria redundancia.
Na verdade o denitrificador funcionaria muito bem sem a placa, e sua montagem sem a placa é plenamente possível, o uso da placa é apenas para manter o fundo sem muitos disturbios e torna o sistema melhor e mais estavel.
Com o tempo com tela ou sem tela o fundo do sistema irá se preencher de grãos finos de cascalho e poeira, isso não interfere no funcionamento denitrificador do plenum, ja que estamos falando de bactérias anaeróbicas e vida microscópica que se adaptam muito bem neste meio, na verdade isto faz parte da maturação do sistema.
Completando, como todos os cascalhos de origem natural Halimeda é um ótimo substrato, apenas perde em qualidade para outros de maior densidade (coral por exemplo) que sofrerão menor desgaste e consumo pela atividade biológica do sistema.
Leia tambem o que eu escrevi em, viewtopic.php?f=2&t=2006
Abração
Alexandre Talarico.
Editado pela última vez por Alexandre Talarico em 12 Fev 2010, 01:52, em um total de 1 vez.
-
Marco Augusto
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Nao tenho
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 23 vezes
Eu sempre montei meus reefs com placa de fundo , nao tenho do que reclamar , o unico inconveniente é que dependendo do tamanho do aqua fica super alto o substrato e diminuindo o display, mas em questao de ph, calcio etc sempre consegui manter estaveis, porém... estou montando um triangular e nao vou colocar placas de fundo , ate por fazer uma experiencia...
vamos ver no que da...
vamos ver no que da...