Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Molusco espiral na tridacna (caramujos)
-
shander basilio
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Shander
Molusco espiral na tridacna (caramujos)
Ví um tópico no Forum sobre tridacnas relatando o ataque de pequenos caramujos espirais brancos...como percebi alguns. parecidos, não sei se eram os mesmos...pois pareciam mais finos do que os da foto do Matias no tópico do Forum..(3),na minha squamosa resolvi remover...ação já realizada, só não consegui ver o bisso mas a concha está livre... vou manter a observação...
Agradeço o Matias.... pois mandei mp para ele sobre o assunto, o qual respondeu prontamente segue relato dele abaixo:
Eles atingem um tamanho máximo de apenas alguns milímetros, são de cor clara, geralmente escondem sob um Tridacnid ou no substrato durante o dia, e são, portanto, muito difícil de detectar. Então, você tem que olhar com muito cuidado para eles, geralmente í noite, se você não pode remover um Tridacnid para inspecioná-lo de perto. Eles também podem mover de um molusco para outro se quiserem, e eles podem se reproduzir muito rapidamente, se deixada sozinha.
Uma vez maduros, esses pequenos caramujos irá produzir pequenos, gelatinosos, ovo-cheia globs sobre as conchas dos tridacnids cada poucos dias, que são transparentes e particularmente difícil de detectar. E dessas globs pode saltar até algumas centenas de descendentes em apenas alguns dias. Como se isso não bastasse, os filhotes podem alimentar-se de um molusco, tornam-se sexualmente maduros, e começar a estabelecer-se massas de ovos em apenas algumas semanas.
Sem predadores naturais para mantê-los sob controle em um aquário, você pode imaginar quão rapidamente um molusco pode sucumbir aos seus números. Assim, se pyrams ou massas de ovos são encontradas em um molusco, que deve ser lavada com uma escova de dentes dura imediatamente, e você deve observar cuidadosamente para detectar quaisquer sinais de re-infestação. Naturalmente, estes certamente poderia levar a uma morte misteriosa de molusco, como os caramujos e seus ovos são difíceis de detectar se você não está olhando, e um molusco infestadas normalmente olham muito bem até que ele fica tão fraco que ele começa a bocejar. Nota: Você pode encontrar muito mais informações sobre estes caracóis eo que fazer com eles online, tendo um olhar Fatherree (2006b).
valeu Matias...
Qualquer dia desses desço ai na Ilha e te visito....
Abraço Shander
Agradeço o Matias.... pois mandei mp para ele sobre o assunto, o qual respondeu prontamente segue relato dele abaixo:
Eles atingem um tamanho máximo de apenas alguns milímetros, são de cor clara, geralmente escondem sob um Tridacnid ou no substrato durante o dia, e são, portanto, muito difícil de detectar. Então, você tem que olhar com muito cuidado para eles, geralmente í noite, se você não pode remover um Tridacnid para inspecioná-lo de perto. Eles também podem mover de um molusco para outro se quiserem, e eles podem se reproduzir muito rapidamente, se deixada sozinha.
Uma vez maduros, esses pequenos caramujos irá produzir pequenos, gelatinosos, ovo-cheia globs sobre as conchas dos tridacnids cada poucos dias, que são transparentes e particularmente difícil de detectar. E dessas globs pode saltar até algumas centenas de descendentes em apenas alguns dias. Como se isso não bastasse, os filhotes podem alimentar-se de um molusco, tornam-se sexualmente maduros, e começar a estabelecer-se massas de ovos em apenas algumas semanas.
Sem predadores naturais para mantê-los sob controle em um aquário, você pode imaginar quão rapidamente um molusco pode sucumbir aos seus números. Assim, se pyrams ou massas de ovos são encontradas em um molusco, que deve ser lavada com uma escova de dentes dura imediatamente, e você deve observar cuidadosamente para detectar quaisquer sinais de re-infestação. Naturalmente, estes certamente poderia levar a uma morte misteriosa de molusco, como os caramujos e seus ovos são difíceis de detectar se você não está olhando, e um molusco infestadas normalmente olham muito bem até que ele fica tão fraco que ele começa a bocejar. Nota: Você pode encontrar muito mais informações sobre estes caracóis eo que fazer com eles online, tendo um olhar Fatherree (2006b).
valeu Matias...
Qualquer dia desses desço ai na Ilha e te visito....
Abraço Shander
- Júnio Melo
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Junio
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Re: Molusco espiral na tridacna (caramujos)
Shander
O sixline é o predador mais utilizado para estes moluscos.
O sixline é o predador mais utilizado para estes moluscos.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Tb me falaram que é o six line que preda esses snails.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Ronaldo Pinto
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Ronaldo Pinto
- Curtiu: 3 vezes
- Recebeu Curtir: 2 vezes
O pior é que quando voltei de viagem minha tridacna azul máxima já estava só na concha e ai achei um pequeno turbo de uns 3mm na casca dela, e ainda tenho mais 4 tridacnas e estou com medo de ter mais dessas pragas, aquele que achei eu tirei mas vai saber...
- Júnio Melo
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Junio
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Ronaldo
O molusco que preda tridacna tem concha diferente dos turbos:
http://reefkeeping.com/issues/2008-02/nftt/index.php
Boa leitura!
O molusco que preda tridacna tem concha diferente dos turbos:
http://reefkeeping.com/issues/2008-02/nftt/index.php
Boa leitura!
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.
-
Alexandre Talarico

- Apelido: Alexandre
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Oi Gente, é relativamente fácil controlar piramilideos.
Ao adquirir a tridacna devemos fazer uma boa inspeção visual, e na duvida uma boa escovação (em toda concha e principalmente na base dela aonde se encontra o bisso) antes de colocá-la no aquário.
Encontrando o parasita nas conchas existentes no aquário, o processo deve ser o mesmo, lembrem-se a escovação serve tanto para remover o animal adulto quanto os jovens e as massas gelatinosas de ovos.
Neste caso e necessário mais algumas inspeções em intervalos regulares (3 a 4 dias) para eliminar por completo o problema.
Muitos wrasses combatem ou mesmo eliminam este parasita, six line, neon wrasse, yellow wrasse, eight line são alguns bons exemplos. E devem ser mantidos em aquários que tem tridacnas, como medida profilática e de proteção.
Mas cuidado wrasses que se tornam grandes podem querer beliscar o manto da Tridacna.
Abraços Alexandre Talarico.
Ao adquirir a tridacna devemos fazer uma boa inspeção visual, e na duvida uma boa escovação (em toda concha e principalmente na base dela aonde se encontra o bisso) antes de colocá-la no aquário.
Encontrando o parasita nas conchas existentes no aquário, o processo deve ser o mesmo, lembrem-se a escovação serve tanto para remover o animal adulto quanto os jovens e as massas gelatinosas de ovos.
Neste caso e necessário mais algumas inspeções em intervalos regulares (3 a 4 dias) para eliminar por completo o problema.
Muitos wrasses combatem ou mesmo eliminam este parasita, six line, neon wrasse, yellow wrasse, eight line são alguns bons exemplos. E devem ser mantidos em aquários que tem tridacnas, como medida profilática e de proteção.
Mas cuidado wrasses que se tornam grandes podem querer beliscar o manto da Tridacna.
Abraços Alexandre Talarico.
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
Pois é....eu coloquei um cleaner wrasser e ele penou que a tridacna fosse o banquete!!! ehehehe
O problema então é com os peixes grandes?? Ou com os cleaners mesmo??
O problema então é com os peixes grandes?? Ou com os cleaners mesmo??
Its not a hobby...its way of life- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Alexandre e como proceder essa escovação?
dentro de um balde com água do reef?
dentro de um balde com água do reef?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Alexandre Talarico

- Apelido: Alexandre
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Gabriel se for um Red Sea Cleaner é encrenca mesmo e se for adulto então, ferrou.... os outros eu nunca vi dar problema.
Matias, pode ser dentro de um balde sim.
Alias é a melhor forma.
Abs
Matias, pode ser dentro de um balde sim.
Alias é a melhor forma.
Abs