🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novidades, Desabafo e Entusiasmo !!!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Fernando Guimarães
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Xango
Recebeu Curtir: 6 vezes

Novidades, Desabafo e Entusiasmo !!!

#1 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala galera, blz? !!!
A pedido do Matias, vai o resumo de um email q mandei p Carlos e para ele... rsrsrs

Como o título diz, é uma mistureba de sensações.

Como alguns sabem ou já notaram, estou meio afastado do dia a dia no fórum (embora sempre passeando hora ou outra)... Essa ausência também se deu em função de trabalho, viagens, férias e principalmente reforma em casa.

Essa ausência também provocou uma relativa ausência na manutenção do Odoyá Reef... o q provocou uma séria de eventos.. nem sempre saudáveis e agradaveis.

mas como o Odoyá no fundo é uma grande experiência pessoal, vamos aceitando os acontecimentos e tentando aprender com eles... rsrsrs

Pesquisando sobre o tal do durso, na montagem do novo Complexo Yemanjá, me deparei com o aquário do Carlos Arouche e passei um email para ele. Na resposta, envei outra msg meio inspirada, que me motivou a postar aqui também os principais pontos. [:D]

Estou reformando a minha casa, está literalmente no chão... só as paredes estão de pé.

Desmontei todo o complexo, menos o odoyá reef (que fica fora da casa, no terreno). Estou aproveitando e vou remontar de uma forma diferente, para variar... rsrsrs

O Yemanjá Reef é o único que permanecerá no local original e será apenas para sps's (estou estudando a possibilidade de led's... estudando o banco, quer dizer.... rsrsrs).

O Xangô será um Deep Reef, com corais pouco exigentes com luz e com iluminação mais para o reef de produndidade mesmos e peixes. Será em outro local, mas no ambiente do estar.... Também interligado com todos os sistemas.

O Front e Back Reef permanecerão, apenas recortarei o vidro, pois não vou utilizar mais o jaubert e aquela enormidade de areia no back reef. Ele será remontado, na mesmo cumprimento (240) e largura (73), mas com altura menor. Ele será deslocado para dentro da casa de máquina e uma de suas faces será voltado para a conzinha/jantar, embutida na parede. Perderá também o wave bucket, permanecendo apenas o closed loop (de baixo para cima no front reef) e o surge device. Terá duas vortex em substituião ao wavbe bucket.

Os doia srefúgios (Iansã e Omulum) também serão remontados e uma de suas faces voltadas para um pátio interno onde será a área de lazer e churrasqueira.

E para não dizer que não inventei nada de novo... vou montar um plantado doce no hall de entrada da casa.... rsrsrsrsrs, tipo 200 x 70 x 50 (dependendo da grana). Se não montar agora as instalações já estarão prontas, apenas esperando o vidro e equipamentos.

É mais ou menos isso.

Tá bom né? rsrsrsrs

Agora estou com um problemão no Odoyá Reef.

Com a reforma, o aquário não está reagindo bem.... tive algumas perdas consideráveis, a água piorou de qualidade e as bryopsias invadiram o tanque. E olha que os tangs estão comendo, tanto que vivem aparadas... veja na foto...

Imagem

Só remoção manual impossível né? Seja pelo tamanho do tanque, seja pelo crescimento já reconhecido desta praga.

Na realidade o odoyá sempre foi considerado para mim uma experiência nova, onde estou experimentando vários tipos de corais e como manejar um sistema com estas características.

As algas não me incomodam, até dão um aspecto mais natural (principalmente aparadinhas como estão), mas o problema é que não dá para controlar, não achei ainda o ponto ideal para manter as algas sem a explosão e invasão todal (acho q estou querendo o impossível, mas dizem que sou louco mesmo... rsrsrs)

Então parti para o ataque, retomei o controle do reef (viajei 20 dias para a argentina e chile ... tem fotos no meu album do photobucket.. rsrsrs) e agora estou morando ao lado da obra da reforma, então estarei mais presente esperando ter de novo o sistema na minha mão... rsrsrs

Para vcs. terem uma idéia do estado de calamidade que chegou o sistema (além da poeira da obra), os fdp's dos pedreiros viviam entupindo o sistema de comida, para ver os peixeinhos... c*.. teve um dia que cheguei lá o substrato estava entupido de ração... :((((((((((

Fiz testes ontem e tudo estava aparentemente normal, apesar da água um pouco esverdeada (hj já está melhor, troquei a areia do filtro e ajustei o gerador de ozônio).

Fosfato: 0,5
Nitrito: 0
Nitrato: Red Sea 0, Tropic Marin menor que 1 (quase zero)
Amonia: 0,05
Calcio 450
RA 10 dkh PH 8,15
OPR muito baixa 120 (cada teste dá um valor, entre 250 e 100, m* de medidores - (estou trocando o gerador de lugar, já que tem muita umidade no local com os climatizadores joape).

Estou acionando vodka.. estava conservador, agora adotei o estilo mais agressivo como o Carlinhos e o Frederico... 1,5 ml para cada 100 lts. No meu caso meros 120mll por dia.. rsrsrs

Mas tem um lado bom... o que vc. acha de ter aparecido no odoyá reef um filhote de cardinal bangai sobrevivente.

Imagem

Estava sentado me lamentando do estado do tanque quando olhei um bicho estranho no meio da anemona... um bangai bem pequeno.. não tinha colocado nada de novo, nem o Otávio (liguei para ele na hora)... muito estranho.
Nisso me informa o mestre de obras que quando estava viajando eles tinham visto os "nemos" cuidando de 7 a 10 filhtes de um peixe "estrela" (filhotes de bangai)..... Entrei em êxtase.. rsrsrs
Primeiro... pq não adicionei nenhum zooplancton (tá certo que não sei o que os filhotes e alevinos de bangai comem)... Então bom sinal, meu sistema está produzindo algum tipo de alimento.... vou ter que pesquisar o que eles comem.

Segundo ... sobreviveram, pelo menos esse, í predação.. apesar de ter reduzido bastante a quantidade de ração... rsrsrs

Vja um videozinho em HD da cena que me acalma um pouco meu espírito sobre o estado do odoyá reef.. rsrs

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=piYM5vEDbpE[/youtube]

Eram as novidades... um pouco longo, mas estou inspirado hoje.. rsrs

Abraços Fernando

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Novidades, Desabafo e Entusiasmo !!!

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Fernando como comentei com vc, fiquei sabendo de um caso parecido no rio e vem se repetindo com certa frequencia em um sistema grande de uns 5 mil litros.
eu adoraria ver isso no meu reef.

Fernando Guimarães escreveu: os fdp's dos pedreiros viviam entupindo o sistema de comida, para ver os peixeinhos...

que doideira rssssssssssssssss

não esqueça de ir nos contando como está ficando a reforma.
um abraço
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fernando sou suspeito sempre fui fã do complexo....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 3 vezes

#4 Mensagem por Alexandre Talarico »

Como voces sabem eu tinha um tanque de aprox. 36 mil litros (criação), muito estável, durou cerca de 9 anos e foi desmontado por motivos de força maior.
Mas a certa altura quando o tanque tinha cerca de 6 anos resolvi fazer uma reforma na casa, bom Fernando, a historia foi a mesma... algas por todo o lado.
Na verdade a poeira da obra (cimento) tem altas quantidades de fosfato e contaminou todo o sistema, como as quantidades são baixas (apenas poeira) e constantes não dá para perceber aumentos abruptos no nível de fosfato solúvel, relevante e interesante foi o aumento de algas coralíneas nas zonas propícias.
Com tempo e muito Kalkwasser consegui reverter o processo e o tanque voltou a normalidade.
Com relação aos Bangaii eles se alimentam muito bem de nauplios já no primeiro dia de vida, com o passar do tempo misture ração pulverizada aos nauplios para começar a adaptação.
Uma dica muito interessante que eu aprendi no aquario de Lobbecke é que a taxa de sobrevivência dos filhotes aumenta significativamente se você colocar um ouriço (long spine urchin) adulto para fazer mutualismo com os pais e abrigar os filhotes.
Abraços e boa sorte no seu novo projeto.

Alexandre Talarico.

Matias Gomes
Administrador

#5 Mensagem por Matias Gomes »

ou fazer um de vassoura piaçava rsssssssssssss

Fernando Guimarães
Apelido: Xango
Recebeu Curtir: 6 vezes

#6 Mensagem por Fernando Guimarães »

Fala pessoal, blz?
Não conseguir responder antes ... o tempo e o trabalho aqui estão em confronto.. tempo curto e trabalho longo... rsrsrs
Além disso estou empenhado em mudança, reforma e retomada do controle do aquário.
Situação estável, mais algumas perdas em pequena escala... mas .. perdas são perdas.
Pois é Alexandre.. já vi que vou ter muito trabalho... As algas estão no mesmo estágio.. A poeira não tem solução... vai continuar por mais um tempo.. o pior é quando entrar o drywall e as placas cimentícias na obra... :(

Nunca vi o Ouriço Rei para comprar... adoro esse organismos. Até que iria bem um no Odoyá... :)

Celso, o complexo vai ficar bem legal na remontagem.. estou terminando o primeiro estudo e aí eu posto para vc. dar uma olha.

Matias, o bangaizinho continua lá... firme e forte. rsrsrsrs

Aproveitando a resposta, já que não sei quando vou ter tempo de abrir um tópico mais específico e técnico.

Alguém tem alguma idéia ou experiência com trocadores de calor e torres de resfriamento?

A tgemperatura do Odoyá está no limite do controle. Atingindo nesses dias insuportáveis o limite preocupante de 30.5/30.7 C
Andei estudando algumas dessas opções e achei interessante, mas não tenho idéia de algum estudo específico para aquários e suas consequ~encias, em relação a evaporação, etc...

www.annemos.com.br/mini_torres.php

Imagem

Torre de resfriamento de água
opera com vazão de 5 a 25 m³/h
Fevereiro/2007

Utilizando sistema de fluxo cruzado do ar, a linha Mini-Torre foi desenvolvida para atender as indústrias de plástico ou pequenos sistemas de refrigeração e ar-condicionado. Produzida com plástico de engenharia, possui carcaça de fibra de vidro isoftálico, enchimento de contato de alto rendimento, eliminador de gotas de polipropileno, pré-filtro na bacia coletora, conexões para bóia, dreno e ladrão, hélice com pás de náilon e cubo de alumínio. Isenta de ferragens internamente, vem equipada com motor trifásico blindado IP 55, funcionando com potências de 1/4 a 2 cv, seis e oito pólos. Trabalha com vazão de água de 5 a 25 m³/h e volume de 70 a 420 L.

Annemos Hidráulica Ltda.
Porto Alegre, RS
Acesse o site: www.annemos.com.br

Imagem

http://www.nautilus.ind.br/sitenautilus ... verso.html

Abraços
Fernando

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

#7 Mensagem por jose Jorge »

Legal............tb tô numa fase de resfriamento de agua.............(tô estudando as possibilidades).................para mim o controle da temperatura.........é talvez o fator mais importante...........valeu pela informação

Matias Gomes
Administrador

#8 Mensagem por Matias Gomes »

Fernando como anda o seu vocabulario de alemão?? rsss
http://www.meerwasserforum.info/thread. ... =0&page=53
esse reef tem um trocador de calor bem grande, o Douglas Pacifico ou o Julio Monteiro que são moderadores aqui podem te ajudar já que são fluentes no alemão, e podem perguntar para ele como se comporta isso.
aqui tem as fotos do reef e do trocador.
viewtopic.php?f=37&t=1486

Um abraço

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”