A pedido do Matias, vai o resumo de um email q mandei p Carlos e para ele... rsrsrs
Como o título diz, é uma mistureba de sensações.
Como alguns sabem ou já notaram, estou meio afastado do dia a dia no fórum (embora sempre passeando hora ou outra)... Essa ausência também se deu em função de trabalho, viagens, férias e principalmente reforma em casa.
Essa ausência também provocou uma relativa ausência na manutenção do Odoyá Reef... o q provocou uma séria de eventos.. nem sempre saudáveis e agradaveis.
mas como o Odoyá no fundo é uma grande experiência pessoal, vamos aceitando os acontecimentos e tentando aprender com eles... rsrsrs
Pesquisando sobre o tal do durso, na montagem do novo Complexo Yemanjá, me deparei com o aquário do Carlos Arouche e passei um email para ele. Na resposta, envei outra msg meio inspirada, que me motivou a postar aqui também os principais pontos. [:D]
Estou reformando a minha casa, está literalmente no chão... só as paredes estão de pé.
Desmontei todo o complexo, menos o odoyá reef (que fica fora da casa, no terreno). Estou aproveitando e vou remontar de uma forma diferente, para variar... rsrsrs
O Yemanjá Reef é o único que permanecerá no local original e será apenas para sps's (estou estudando a possibilidade de led's... estudando o banco, quer dizer.... rsrsrs).
O Xangô será um Deep Reef, com corais pouco exigentes com luz e com iluminação mais para o reef de produndidade mesmos e peixes. Será em outro local, mas no ambiente do estar.... Também interligado com todos os sistemas.
O Front e Back Reef permanecerão, apenas recortarei o vidro, pois não vou utilizar mais o jaubert e aquela enormidade de areia no back reef. Ele será remontado, na mesmo cumprimento (240) e largura (73), mas com altura menor. Ele será deslocado para dentro da casa de máquina e uma de suas faces será voltado para a conzinha/jantar, embutida na parede. Perderá também o wave bucket, permanecendo apenas o closed loop (de baixo para cima no front reef) e o surge device. Terá duas vortex em substituião ao wavbe bucket.
Os doia srefúgios (Iansã e Omulum) também serão remontados e uma de suas faces voltadas para um pátio interno onde será a área de lazer e churrasqueira.
E para não dizer que não inventei nada de novo... vou montar um plantado doce no hall de entrada da casa.... rsrsrsrsrs, tipo 200 x 70 x 50 (dependendo da grana). Se não montar agora as instalações já estarão prontas, apenas esperando o vidro e equipamentos.
É mais ou menos isso.
Tá bom né? rsrsrsrs
Agora estou com um problemão no Odoyá Reef.
Com a reforma, o aquário não está reagindo bem.... tive algumas perdas consideráveis, a água piorou de qualidade e as bryopsias invadiram o tanque. E olha que os tangs estão comendo, tanto que vivem aparadas... veja na foto...

Só remoção manual impossível né? Seja pelo tamanho do tanque, seja pelo crescimento já reconhecido desta praga.
Na realidade o odoyá sempre foi considerado para mim uma experiência nova, onde estou experimentando vários tipos de corais e como manejar um sistema com estas características.
As algas não me incomodam, até dão um aspecto mais natural (principalmente aparadinhas como estão), mas o problema é que não dá para controlar, não achei ainda o ponto ideal para manter as algas sem a explosão e invasão todal (acho q estou querendo o impossível, mas dizem que sou louco mesmo... rsrsrs)
Então parti para o ataque, retomei o controle do reef (viajei 20 dias para a argentina e chile ... tem fotos no meu album do photobucket.. rsrsrs) e agora estou morando ao lado da obra da reforma, então estarei mais presente esperando ter de novo o sistema na minha mão... rsrsrs
Para vcs. terem uma idéia do estado de calamidade que chegou o sistema (além da poeira da obra), os fdp's dos pedreiros viviam entupindo o sistema de comida, para ver os peixeinhos... c*.. teve um dia que cheguei lá o substrato estava entupido de ração...
Fiz testes ontem e tudo estava aparentemente normal, apesar da água um pouco esverdeada (hj já está melhor, troquei a areia do filtro e ajustei o gerador de ozônio).
Fosfato: 0,5
Nitrito: 0
Nitrato: Red Sea 0, Tropic Marin menor que 1 (quase zero)
Amonia: 0,05
Calcio 450
RA 10 dkh PH 8,15
OPR muito baixa 120 (cada teste dá um valor, entre 250 e 100, m* de medidores - (estou trocando o gerador de lugar, já que tem muita umidade no local com os climatizadores joape).
Estou acionando vodka.. estava conservador, agora adotei o estilo mais agressivo como o Carlinhos e o Frederico... 1,5 ml para cada 100 lts. No meu caso meros 120mll por dia.. rsrsrs
Mas tem um lado bom... o que vc. acha de ter aparecido no odoyá reef um filhote de cardinal bangai sobrevivente.

Estava sentado me lamentando do estado do tanque quando olhei um bicho estranho no meio da anemona... um bangai bem pequeno.. não tinha colocado nada de novo, nem o Otávio (liguei para ele na hora)... muito estranho.
Nisso me informa o mestre de obras que quando estava viajando eles tinham visto os "nemos" cuidando de 7 a 10 filhtes de um peixe "estrela" (filhotes de bangai)..... Entrei em êxtase.. rsrsrs
Primeiro... pq não adicionei nenhum zooplancton (tá certo que não sei o que os filhotes e alevinos de bangai comem)... Então bom sinal, meu sistema está produzindo algum tipo de alimento.... vou ter que pesquisar o que eles comem.
Segundo ... sobreviveram, pelo menos esse, í predação.. apesar de ter reduzido bastante a quantidade de ração... rsrsrs
Vja um videozinho em HD da cena que me acalma um pouco meu espírito sobre o estado do odoyá reef.. rsrs
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=piYM5vEDbpE[/youtube]
Eram as novidades... um pouco longo, mas estou inspirado hoje.. rsrs
Abraços Fernando