🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ALGAS NO SUBSTRATO E ROCHAS O QUE FAZER!?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
joao ricardo cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: ricardo cunha

ALGAS NO SUBSTRATO E ROCHAS O QUE FAZER!?

#1 Mensagem por joao ricardo cunha »

pessoal,sou novo por aqui e no hobby, mas venho lhes pedir uma imensa ajuda,adquiri um boyu tl 550 a uns 6 meses,e agora iniciou-se um enorme surto de algas nas rochas e principalmente no substrato,ja aumentei consideravelmente a equipe de limpera com turbos,paguros e mini paguros mas eles nao dao conta,o que posso fazer?sei que é meio complicado atestar o problema pois aqui onde moro nao tenho acesso a testes como fosfato,amonia e nitrato,
possuo apenas 2 peixes no aqua,um sargentinho de 4 cm e um blenio de 7 cm
uso deionizador para a agua de reposiçao,mas penso que é por causa dele as algas pois estava sem carvao ativado durante o surto,sera que se eu colocar carvao ativado junto a resina mista adianta?
quais providencias tomo?estou desesperado,minha colonia de anthelias esta tomada na base dos polipos e também tem no GSP

Imagem

Imagem

Imagem

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: ALGAS NO SUBSTRATO E ROCHAS O QUE FAZER!?

#2 Mensagem por Matias Gomes »

João o skimmer está funcionando bem? qual o periodo e quantidade de tpas?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Jorge
Recebeu Curtir: 1 vez

#3 Mensagem por Jorge Hecherat »

Fala joão!
provavelmente a falta de carvão no deionizador está ajudando as algas... alem disso, você usa carvão no aqua?
Tente usar uma escova de dente para remover as algas... retire o maximo possivel manualmente do aqua, se usar perlon (não sei se tem no boyu), troque a cada dois dias e escove as rochas a cada dois dias intercalando... hoje escova e amanhã troca o perlon.

Gilson Franzoni
Apelido: Franzoni
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

#4 Mensagem por Gilson Franzoni »

Tem que cuidar melhor das condiçoes da agua, TPA, Skimer, peixe algueiro.

joao ricardo cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: ricardo cunha

#5 Mensagem por joao ricardo cunha »

o skimer funciona bem,nao tira aquele coco,mas tira uma agua preta,faço TPA 1 vez ao mes(devo aumentar esta frequencia?),tem sim carvao ativado no aqua e perlon tambem,as algas do cascalho eu tirei manualmente mas ja ta voltando denovo,a ideia da escova é legal,mas a rocha que elas estao nao pode ser removida do aqua por causa da anthelia,ou ela pode sair da aqua enquanto eu escovo?se eu escovar na agua nao tem perigo das algas que sairem nao se espalhar pelo aqua?
abraços

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

no dia da tpa vc tira a água do reef que vai jogar fora e coloca num balde, ai pega a rv da anthelia coloca dentro desse balde e escova dentro dele, dobra a quantidade de paguros e aumenta as tpas, e tem qe verificar a água de reposição com um tds
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

VESDEL
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: VESDEL

#7 Mensagem por VESDEL »

É alga filamentosa, em quantos graus está sua Reserva Alcalina????

Ah, coloca um TANG ai que vc vai ver o problema sumir...rs

Mas não deixe de regular a RA, que deve estar entre 8 e 9...bom pelo menos é assim no meu e não tenho essas algas...

abrazzzzz
Se o aquarismo for realmente um vício dele quero morrer de overdose ! ! !

Alex Correa
Apelido: Alex Correa
Contato:

#8 Mensagem por Alex Correa »

Olá João,
Skimmer é um dos instrumentos principais e que ajudam muito em vários aspéctos para a manutenção do sistema marinho. Algas desse tipo são comuns e não deve ser motivo de desespero. Procure manter suas trocas de água, sifonando as algas que estão sufocando os corais e rochas. Trocas de água semanais com sal de boa qualidade é o que recomendo.
O uso de kalkwasser dosado de acordo, depois das luzes apagarem, vai te ajudar na exportação de fosfatos quando com skimmer.
O uso do carvão no sistema somente irá "mascarar" teu problema e se você realmente quer usá-lo no aquário terá que usá-lo por muito tempo para que as algas não voltem.
A introdução de nutrientes, ou alimentação constante desses nutrientes através de objetos no sistema é que devem ser corrigidos.
Existem marcas de carvão que soltam nutrientes na água também.
Evite alimentar teus peixes em excesso.
No meu web site tem um artigo sobre algas, se desejares.
Boa sorte.

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#9 Mensagem por Renato Vidal »

As algas vão sempre se aproveitar de excesso de nutrientes, e, quando menos esperar, BUMMMM.

Basicamente, para controlar as algas:

Diminuir a alimentação, o fato de os peixes comerem toda ração, não indica que foi pouca comida e nem que voce não tera problemas, pois, temos que lembrar que o peixe vai comer, e depois descartar, esse descarte, também vai alimentar as algas, então, reduza a quantidade.

Qualidade da água tanto na que vai preparar as TPAs como a que vai usar para fazer a reposição de água doce, renove a resina, o carvão ativado, como pré camara da resina, vai ajudar a dar mais durabilidade para a resina, pois, vai eliminar parte dos nutrientes da água antes da resina. Mais ou menos assim, 1 litro de resina, combinado com carvão, deve fazer em torno de 300 ou 400 litros de água boa (depende da qualidade da água em sua cidade), sem o carvão, não vai fazer mais que 150 litros.

Incidencia de luz solar, isso ajuda as algas também, caso isso aconteça, voce pode deixar o sistema coberto nos horários de luz desligada.

Equipe de limpeza bem distribuida.

Peixe algueiro.

E, muita dedicação.

boa sorte

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

#10 Mensagem por antonio carvalho »

que alimentação vc esta usando? e que quantidade? vc usa que agua para reposição?
um forte abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Luis Elias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: CreCk

#11 Mensagem por Luis Elias »

não se desespera nao amigo, segue o conselho do pessoal ai de cima que vai dar tudo certo!

Abraços

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”