Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Rochas sem biologia
-
Leandro Felippe
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: zzz
Rochas sem biologia
Olá pessoal,
comprei 30 kg de rochas naturais de um desmonte porém as mesmas estão sem biologia, qual o procedimento antes de coloca-las no aquário?
abraços,
comprei 30 kg de rochas naturais de um desmonte porém as mesmas estão sem biologia, qual o procedimento antes de coloca-las no aquário?
abraços,
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Re: Rochas sem biologia
Só lava ela com agua doce pra tirar poeira/sujeira e põe no aqua, pega uma rocha viva de alguem que já tenha biota pra começar a ciclagem.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
alem das dicas do Nilo vc tb pode pegar um pouco, 250 gramas de substrato de um reef montado, o melhor seria do refugio
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Leandro Felippe

Valeu Nilo e Mathias pelas dicas, o grande problema é que não conheço ninguém que tenha marinho…
, serea que uma ampolinha de biodigest não ajudaria?
Abraços…
Abraços…
- Matias Gomes
- Administrador
Leandro de onde vc é? eu posso coletar starter de amphipods e copepods para vc e tb te mando um pouco de substrato marinho.
Um abraço
Um abraço
-
Leandro Felippe

Matias Gomes escreveu:Leandro de onde vc é? eu posso coletar starter de amphipods e copepods para vc e tb te mando um pouco de substrato marinho.
Um abraço
Fala Matias,
Sou do RJ, se vc tiver condições de coletar e me enviar ficarei grato, pq por aquí não conheço ninguém que tenha marinho…
Abraço…
- Mário Neto
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Mario
- Curtiu: 5 vezes
- Recebeu Curtir: 11 vezes
Ola Matias onde eu posso arrumar ums amphipods e copepods para colocar no meu refugio?
Abraços
Abraços
"Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar"...
Don Ramón Valdés (Seu Madruga)
Don Ramón Valdés (Seu Madruga)
- Matias Gomes
- Administrador
Leandro nesse calor não vai chegar vivo, pelas imagens que vejo na tv ao rio se vc puder ir em qualquer praia onde tenha pedras tipo costão vc vai encontrar uma alga parecendo um alface, no meio dela fica cheio de amphipods, mesmo se vc não vir, vc pode levar essas algas para o reef que tem ovos deles nelas.
Mario é só comprar algas recem coletadas que vem cheia de micro vida e na hora elas migram para seu refugio, mas teria que coletar minutos antes de mandar para o correio assim a vida não se perde, se eu coletasse a alga para vc e colocasse no meu refugio a micro vida iria sair para o meu refugio e vc receberia só um pouco dela, me mande uma mp que conversamos.
um abraço
Mário Neto escreveu:Ola Matias onde eu posso arrumar ums amphipods e copepods para colocar no meu refugio?
Mario é só comprar algas recem coletadas que vem cheia de micro vida e na hora elas migram para seu refugio, mas teria que coletar minutos antes de mandar para o correio assim a vida não se perde, se eu coletasse a alga para vc e colocasse no meu refugio a micro vida iria sair para o meu refugio e vc receberia só um pouco dela, me mande uma mp que conversamos.
um abraço
-
Leandro Felippe

Valeu Matias,
Vou ver se encontro por aquí, e vou comprar tb mais umas rochas…, pq acho que a quantidade que tenho aki vai ser pequena…
Abraços,
Leandro Felippe.
Vou ver se encontro por aquí, e vou comprar tb mais umas rochas…, pq acho que a quantidade que tenho aki vai ser pequena…
Abraços,
Leandro Felippe.
- wilson_antunes
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Wilson
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 15 vezes
- Contato:
OI Pessoal,
Devo começar a preparar o meu 1 marinho em abril. Tenho muitos corais mortos e rochas do meu antigo aquario de Africanos (Falso Marinho).
[Abaixo foto do material que tenho do meu antigo aquário de Ciclideos Africanos ainda vazio - falso marinho)]

Eu consigo transformar estas rochais ou corais em rochas vivas?
Faz diferença eu fixar um coral novo sob um coral morto (há alguma vantagem para a muda de coral?) um coral morto também pode virar "richa viva"?
Sou mergulhador, eu poderia pergar um pequeno pedaço de rocha, ou subtrato do fundo ou alguma alga dessas que comentaram e bastaria colocá-la no aquario no período de ciclagem que minhas antigas rochas/corais se tornariam vivas? Se eu transportar dentro de um isopor consigo mantê-los vivos durante a viagem?
Como funciona? Quanto tempo leva? Que sinais devo observar para perceber que as rochas estão gerando a biologia de forma correta?
Vocês podem postar aqui fotos das algas ou subtratos que devo usar?
Devo começar a preparar o meu 1 marinho em abril. Tenho muitos corais mortos e rochas do meu antigo aquario de Africanos (Falso Marinho).
[Abaixo foto do material que tenho do meu antigo aquário de Ciclideos Africanos ainda vazio - falso marinho)]

Eu consigo transformar estas rochais ou corais em rochas vivas?
Faz diferença eu fixar um coral novo sob um coral morto (há alguma vantagem para a muda de coral?) um coral morto também pode virar "richa viva"?
Sou mergulhador, eu poderia pergar um pequeno pedaço de rocha, ou subtrato do fundo ou alguma alga dessas que comentaram e bastaria colocá-la no aquario no período de ciclagem que minhas antigas rochas/corais se tornariam vivas? Se eu transportar dentro de um isopor consigo mantê-los vivos durante a viagem?
Como funciona? Quanto tempo leva? Que sinais devo observar para perceber que as rochas estão gerando a biologia de forma correta?
Vocês podem postar aqui fotos das algas ou subtratos que devo usar?
- Matheus Mendes
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Matck
- Recebeu Curtir: 1 vez
Wilson essas rochas podem sim virar rochas vivas, basta vc ter uma já com biologia !
Elas não trazem vantagem nenhuma para os corais.
Não vale a pena tbm pegar do mar para transportar, vá numa loja de aquarismo e compre uma rocha do aquario de lá desde que o aquario já seja antigo !
Abraços
Elas não trazem vantagem nenhuma para os corais.
Não vale a pena tbm pegar do mar para transportar, vá numa loja de aquarismo e compre uma rocha do aquario de lá desde que o aquario já seja antigo !
Abraços
- wilson_antunes
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Wilson
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 15 vezes
- Contato:
Mas com relação a dica do Matias com relação a tal Alga?
Colocando apenas uma rocha pequena ela consegue duplicar os elementos biológicos pra todas as outras? quanto tempo isso leva observando, por exemplo, a quantidade de rochas que eu tenho? qual o sinal que devo observar que minhas rochas estão evoluindo?
Colocando apenas uma rocha pequena ela consegue duplicar os elementos biológicos pra todas as outras? quanto tempo isso leva observando, por exemplo, a quantidade de rochas que eu tenho? qual o sinal que devo observar que minhas rochas estão evoluindo?
- Matheus Mendes
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Matck
Bom, se vc colocar somente uma rocha pequena ou até duas elas vão espalhando como qualquer alga, como por exemplo a marrom.
Demora bastante até ter uma quantidade boa de alga pink e biologia !
No meu aquario que tem 160x55x60 eu comprei duas rochinhas com biologia, em dois meses já tinha ponto rosa pra tudo quanto é lado e esses dias eu percebi que tem muitos bichinhos no vidro do aquario.
Quando suas rochas começarem a ficar escura, não preta, e tiver alga pink nelas é que estão se desenvolvendo.
Abraços !!!
Demora bastante até ter uma quantidade boa de alga pink e biologia !
No meu aquario que tem 160x55x60 eu comprei duas rochinhas com biologia, em dois meses já tinha ponto rosa pra tudo quanto é lado e esses dias eu percebi que tem muitos bichinhos no vidro do aquario.
Quando suas rochas começarem a ficar escura, não preta, e tiver alga pink nelas é que estão se desenvolvendo.
Abraços !!!
- Matias Gomes
- Administrador
wilson_antunes escreveu:Colocando apenas uma rocha pequena ela consegue duplicar os elementos biológicos pra todas as outras?
sim, uma pequena rocha viva migra a vida para as putras rochas, esses corais todos se transformam em RVs.
wilson_antunes escreveu:quanto tempo isso leva observando, por exemplo, a quantidade de rochas que eu tenho? qual o sinal que devo observar que minhas rochas estão evoluindo?
vc vai começar a ver micropoliquetas aparecendo nas rochas e elas vão pegando um aspecto menos de "cloro" e mais de vida rssss
- Alex Correa
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Alex Correa
- Contato:
...Sim, e o tempo depende da quantidade e qualidade (referente a percentagem de organismos vivos e com capacidade de se manterem sadios) de organismos que vc. coloca.
O recomendável seria primeiro montar o aquário e esperar "ciclar" (bactérias).
Introduzir micro-algas e os organismos para povoarem as rochas.
Esperar o tempo necessário, que varia de sistema para sistema.
Normalmente com menos de 3 meses já nota-se a vida sobre as rochas.
Raspar alga coralina de outro aquário ou achada na natureza ajuda bastante a acelerar o processo.
Tem mais informações num artigo de minha autoria que está sendo publicado na revista portuguesa Bioaquaria.
Não sei se é fácil de achá-la onde moras.
Desculpem, não foi minha intenção fazer propaganda da resvista, mesmo porque não sou pago para tal.
Aloha,
Alex Correa.
O recomendável seria primeiro montar o aquário e esperar "ciclar" (bactérias).
Introduzir micro-algas e os organismos para povoarem as rochas.
Esperar o tempo necessário, que varia de sistema para sistema.
Normalmente com menos de 3 meses já nota-se a vida sobre as rochas.
Raspar alga coralina de outro aquário ou achada na natureza ajuda bastante a acelerar o processo.
Tem mais informações num artigo de minha autoria que está sendo publicado na revista portuguesa Bioaquaria.
Não sei se é fácil de achá-la onde moras.
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/