Quando eu observei pela primeira vez um Skimmer eu pensei "Porque um equipamento que parece ser tão simples é tão caro?"
Então comecei a ler tudo a respeito deste equipamento tão importante para o reef. O princípio de funcionamento é relativamente simples "fazer bolhas para arrastar o excesso de matéria orgânica" a grosso modo.
Olhando mais a fundo eu percebi que o equipamento em si era de funcionamento mais simples ainda do que eu tinha observado no começo, então eu resolvi projetar um skimmer de grande capacidade.
Projetos não faltam na Net, cópias, criações... tem skimmer diy de todo tipo.
Mas eu tenho um problema, sou engenheiro e não poderia criar algo sem parâmetros baseados em estudos mais aprofundados, minha criação tem que estar fundamentada em:
--- Dados e cálculos
--- Utilização de materiais de baixo custo e fáceis de conseguir.
--- Ter capacidade de desnatação para um tanque de 900l brutos.
Encontrei material técnico neste site: http://www.hawkfish.org/snailman/skimmer101.htm
Encontrei o melhor custo benefício para substituição de materiais neste aqui: http://diyproteinskimmer.blogspot.com/
Aconselho a todos ler o material do primeiro linck, vou expor meu ponto de vista baseado nele, mas não vou aprofundar na parte teórica pois todos podem acessar o conteúdo.
Vamos ao Skimmer propriamente dito:
------1º PARÂMETRO A SER CONSIDERADO------> TAXA DE FLUXO DE ÁGUA ATRAVÉS DO SKIMMER
Segundo a literatura a taxa de rotatividade deve ser de 2X o volume do tanque por dia, visto que em funcionamento normal teremos "água não desnatada diluida em água já desnatada" temos através de equação que todo o volume deverá passar pelo skimmer a cada 1,333H segundo o gráfico:
No meu caso um reef de 900l ou 240Gal o fluxo através do skimmer deverá ser de 680l/h
------2º PARÂMETRO A SER COSIDERADO-------> ALTURA DO SKIMMER
Segundo o autor não deve ser menor do que 28pol ou cerca de 72cm, quanto mais alto melhor. Isso se deve ao fato que de dois fatores são fundamentais para a desnatação, o tempo e a ausência de turbulência.
Apesar da câmara de reação que eu vou utilizar estar bem próxima da medida mínima, estou pensando em utilizar subterfúgios (blubble plate, ...etc) para minimizar a turbulência e maximixar o tempo de contato com as bolhas.
Tem o fator do diâmetro da camara de reação, no meu caso será próximo dos 35cm, o que ajuda muito tb.
-------3º PARÂMETRO A SER CONSIDERADO------> QUANTIDADE DE AR BOMBEADO PARA C. R.
A quantidade de ar bombeado não deve superar 13% em volume de água dentro do skimmer, no meu caso o skimmer terá uma C. R. com cerca de 16l, então é algo a se discutir, como é uma "resenha" de um livro o autor não especifica como obter este valor, por exemplo, seria 13% da vazão da bomba principal do skimmer?
No meu caso, pretendo utilizar uma sedra 9000 ou similar, tem vazão de 3500l/h, teria que entrar 440l de ar injetado na C. R. ?
--------4º PARÂMETRO A SER CONSIDERADO-----> DIÂMETRO DO SKIMMER
A lógica aqui é bem simples também, quanto maior a quantidade de água para desnatar maior será o diãmetro necessário para trabalhar com eficiência. Esta afirmação está intimamente ligada a quantidade de ar bombeado e a turbulência no fluxo do ar (bolhas) para cima.
Novamente temos um gráfico:

É muito fácil utilizar, encontra o vol em galões do seu tanque ( 1 gal = 3,785 L) segue verticalmente até a linha de "12 hour limite line" e temos o diâmetro em pol do skimmer ideal.
No meu caso novamente não vou ter problemas pois como dito acima o diâmetro da C. R. é de cerda ce 35cm ou seja 13.7pol maior que o de 10 pol indicado no meu caso. O que segundo o autor aumenta a eficiência da desnatação.
[highlight=#FFFFBF]Bem gente, coloquei para vocês um pouco do meu embasamento teórico que me convenceu a utilizar um skimmer DIY, não apenas pelo custo mas também pelo ganho de performance que terei com tal equipamento.[/highlight]
Um Skimmer utilizando a mesma bomba é indicado para reefs de 450gal ou seja 1700 L. sendo assim acho que desta forma posso suprir qualquer deficiência técnica do projeto.
ESTOU ABRINDO UMA DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO, NÃO SEI TUDO E NÃO VIREI UM EXPERT NO ASSUNTO, ESTOU APENAS COLOCANDO O QUE EU LI E OS PARÂMETROS QUE ME LEVARAM A UTILIZAR ESTE PROJETO, GOSTARIA MUITO MESMO DE QUE OS COLEGAS DESSEM SUGESTÕES, CRÍTICAS E QUEM SABE ATÉ UM ELOGIO OU OUTRO (MAS AINDA PREFIRO AS CRÍTICAS E SUGESTÕES).
Agora que já temos alguns princípios para o desenvolvimento, vou falar um pouco mais sobre o meu projeto.
(Eu gostaria de pedir que se alguém tem mais informações sobre os fundamentos do Skimmer que coloque para discutirmos)
Como eu coloquei acima o meu Skimmer vai se basear no projeto do Blog do Dusko Bojic, não sei quem é mas ele teve uma grande idéia ao utilizar um galão de água feito de policarbonato.

E leve, super resistente, possui um grande volume, para se ter uma idéia para se alcançar tal volume em um tubo de acrílico de 10Pol utilizados por skimmers de maior capacidade, este tubo teria que ter 2m de comprimento. O que não seria ruim se não fosse o espaço e o custo.
Outra coisa é a facilidade em conseguir tal material, qualquer revenda de água mineral tem estoque destes cascos destinados a reciclagem por simplesmente perder a validade (é para armazenamento destinado ao consumo humano eles tem validade), então dá para conseguir de grátis!!!
A bomba utilizada na montagem dele foi uma Sedra 9000, neste caso eu gostaria muito de sugestões sobre bombas que podem ser utilizadas.

A partir da escolha da bomba é que eu gostaria da força da experiência dos colegas, o skimmer dele funcionou, mas eu acho que tem potencial para ser muito mais eficiente, a fixação da bomba eu achei que fere os princípios descritos acima.

A saída da bomba encontra-se em uma posição muito elevada na coluna de água do skimmer, ferindo assim o princípio do "tempo e da turbulência".
[highlight=#FFBF80]VEM AS PRIMEIRAS PERGUNTAS:
Na opinião dos colegas, o que eu faço?
a) Coloco ela mais próxima do fundo, até mesmo em diagonal?
b) Incremento a altura do skimmer?
c) Coloco a bomba internamente e desenvolvo um bubble plate?
d) Nem uma das anteriores, eu acho que vc devia..............
e) Cara vc é um mané, vai fazer alguma coisa útil e para de fazer tanta pergunta!!!![/highlight]