🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Presta atenção na conta de luz rss

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Presta atenção na conta de luz rss

#1 Mensagem por Matias Gomes »

Led X HQI
pena que seja tão caro.
o numero que aparece é o gasto do reef.

[youtube][BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=1wi4x-SZmik[/BBvideo][/youtube]
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Presta atenção na conta de luz rss

#2 Mensagem por Gabriel Tiol »

Nossa....metade!!!!
Resolveria nossas problemas!!!! Não vejo a hora de ficar mais popular essa iluminação!
ImagemIts not a hobby...its way of life

Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Italo
Recebeu Curtir: 1 vez

#3 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Qto custa um desses ????? Para ver em qto tempo se paga em comparação ao conjunto de HQI !!!
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Vinicius Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Vini

#4 Mensagem por Vinicius Reis »

Vi um modelo parecido com esse na reefshops, o preço depende da potencia, um de 80watts, que acho q sej aa potencia dessa luminária, dá 290 dolares

Matias Gomes
Administrador

#5 Mensagem por Matias Gomes »

eu queria era um trem desse rss um não 10 rssss

Imagem

Matias Gomes
Administrador

#6 Mensagem por Matias Gomes »

aqui vc tem conjuntos de 1,50 que equivalem a 3hqi de 250w de 20k
http://reefrepublic.com/

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Fernando

#7 Mensagem por Fernando Duso »

Basta fazer um calculo uma lampada Hqi de 150w ligada por 10H/D gasta durante 30 dias 45kw o valor do kw aqui no sul R$0,53 ou seja 45 x 0,53= R$23,85 se o led gastar a metade vai poupar R$11,925 dividindo este valor pelo valor da calha de led que custa em media uns R$1.200,00 pra mais voce vai recuperar o investimento em 8 anos não preciso dizer mais nada rsrsrs, quando for mais barato ate pode valer a pena.

Abraço
Fernando

Matias Gomes
Administrador

#8 Mensagem por Matias Gomes »

realmente, a iluminação de uma hqi de 14,5ks é lindo demais.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#9 Mensagem por Robson Sandrini »

Fernando_Duso escreveu:Basta fazer um calculo uma lampada Hqi de 150w ligada por 10H/D gasta durante 30 dias 45kw o valor do kw aqui no sul R$0,53 ou seja 45 x 0,53= R$23,85 se o led gastar a metade vai poupar R$11,925 dividindo este valor pelo valor da calha de led que custa em media uns R$1.200,00 pra mais voce vai recuperar o investimento em 8 anos não preciso dizer mais nada rsrsrs, quando for mais barato ate pode valer a pena.

Vamos rever essa conta que, injusta, leva em conta única e exclusivamente o consumo da HQI versus o consumo do LED.

E o que se poupa com resfriamento da água? Segundo ESTE SITE o produto em questão (LED) é capaz de aumentar a temperatura da água em menos de 1 grau num período de 12 horas, enquanto uma HQI de 250 w (mesmo rendimento do produto) aumentaria a temperatura da água em 15 graus no mesmo período. Ok, o site é comercial e não sabemos a litragem de água usada no estudo, presumindo a existência de um estudo, então descartemos os valores absolutos da comparação. Mesmo assim o aquecimento das HQIs é inegável.

E o que se poupa com as trocas das HQIs? Tenho duas fontes comerciais recomendando a troca anual da HQI. Obviamente, se procurarmos, achamos mais fontes (e não-comerciais, é só pesquisar nos fóruns mesmo). E se vc usar uma Giesemann na troca (em torno de R$500,00 pra 250w, e não é a mais cara)? Acho que esse período de troca não é fato na prática, pq pesa no bolso, mas coloque a variável máxima de tempo na conta e diminuimos a injustiça matemática.

To de olho numa luminária de LED importada mas acho que não vai rolar, já consultei 3 lojas e nenhuma quer mandar pro Brasil. Ficaria em torno de R$1.600,00 (mesmo rendimento de uma HQI 250 w). O consumo da HQI 250 w (jogando regra de 3 na conta) sai R$39,75/mês. A luminária de LED (73 w), pela regra de 3 na conta, consumiria R$ 11,60/mês. Economia de R$337,80 ao ano.

Pra mim, que estou adquirindo:

Opção 1 - HQI:
Luminária Sunsun HLD 250: R$890,00
Consumo em 18 meses: R$715,50
Troca da lâmpada em 18 meses: R$336,00 (Marine Color - 14000K)
Total gasto em 18 meses: R$1941,50

Opção 2: LED
Luminária importada: R$1600,00 (dá pra achar mais barata)
Consumo em 18 meses: R$208,80
Troca dos Leds: Zero
Total gasto em 18 meses: R$1808,80

Em menos de 18 meses começo a ter lucro com os LEDs. Isso sem contar minha considerável economia com resfriamento da água. Conclusão: vou de LED.

Abçs,

R.

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Vale lembrar que com os LEDS, não elimina apenas as HQIs, mas as actinicas também.

Olha essa luminaria

Ecoxotic.

Cada luminária, custa de 650 a 800 USD, são indicadas 1 para cada 50 cms.

Imagem

Comparando com a equivalencia dessa, precisamos de duas de LED para fazer a mesma coisa que a luminaria Giesemann abaixo (isso em teoria).

2 hqi 250 + luz noturna + actinicas (kit completo plug and play)

Imagem

Custa a bagatela de USD 2998.00

Sendo assim, duas de 800 USD ainda sai mais barato e, com metade (ou menos) do consumo.

Quanto a qualidade, não vou dizer nada, pois, também gosto do efeito das HQIs na água rsssss

Ah, é claro, na luminaria da Giesemann, as T5 troca a cada 8 meses e as HQIs de 6 a 12 meses (dependendo do dono).

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#11 Mensagem por Robson Sandrini »

Então Renato, é essa mardita Panorama 23.5 polegadas da Ecoxotic que eu quero comprar. E os marditos dos gringos não mandam pra cá. Já falei com a própria Eco e com dois revendedores indicados por ela, e ninguém manda pro Brasil.

Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Zinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#12 Mensagem por Flávio Wyinz »

Gente, essa que o Renato postou é muito chique. Combina com o aquário e ainda fica bonito :D :lol: :roll: .
Abraços.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Fernando

#13 Mensagem por Fernando Duso »

Robson não era pra mostra essa conta para os vendedores de led rsrsrs.

Claro que eu parti da premissa que estava se trocando de iluminação então não contei com a aquisição de uma luminária para hqi apenas fiz a conta de quanto se gasta de energia elétrica.

E quanto a led não esquentar tenho minhas duvidas já vi luminárias com dissipador iguais aos de processador de computador e com vários ventiladores se não esquenta pra que tudo isso, pode até não irradia todo calor pra agua mas vai esquenta se eu fabricasse também ia dizer que era só 1º, toda tecnologia nova no inicio nunca funciona 100% como foi projetado então quando alguem tiver uma luminária de led funcionando a 20 mil horas como alguns alardeiam sem queima nenhum led poderemos dizer uauuu e não era mesmo que não queimava e quem garante que com o led não vai acontece o mesmo que acontece com as outras lampadas antes de queimar elas perdem a sua eficiência.
É como eu sempre digo pra minha mulher antes de compra vai lá na vitrine namora o produto varias vezes antes de compra e se pergunta será que eu preciso disso mesmo rsrsrs, aqui em casa funciona as vezes rsrsrs.

Abraço
Fernando

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#14 Mensagem por Robson Sandrini »

Oi Fernando,

O modelo da luminária de LED que quero comprar não tem nenhum mecanismo dissipador de calor. Assim que eu conseguir uma (se conseguir) me comprometo a fazer o teste da temperatura (nada que dois baldes de mesma litragem não resolvam). Mas aí vou precisar de uma HQI emprestada.

A questão dos leds queimando só dá pra responder depois mas tenho 3 lâmpadas de LED embutidas no gesso aqui em casa há quase 4 anos (acho que é Philips), ficam acesas apenas 5 horas por dias (meio foto-período, digamos) mas estão indo bem. Se um LED ou outro queimar, refaço as contas de gasto, mesmo se eu gastar mais R$132,70 em leds queimados ao longo de 18 meses ainda empato o custo com a HQI.

Pra deixar sua conta mais realista podemos refazê-la depois do teste de temperatura, aí jogamos consumo com chillers ou outros métodos de resfriamento nas variáveis. Realmente para quem já usa HQI, a migração pro led não se paga em tão pouco tempo como para alguém que está montando o sistema, mesmo assim acho que dá pra diminuir bem os desencorajadores 8 anos. E quanto maior sua litragem, maior é a economia no consumo com a iluminação e com resfriamento (fato a ser comprovado com o teste de temperatura, ou não) assim como com a troca de lâmpadas (também a ser comprovada).

Realmente os vendedores de LED não deveriam ter visto a conta, foi mal! :lol: Vou testar esse seu experimento de namorar a vitrine por aqui, se der certo vou economizar uma fortuna! Mas se todo homem começar a usar essa tática com suas companheiras, haverá uma desaceleração absurda na economia mundial! Diminuição de produção, desempregos, quebra-quebra... bom, antes um quebra na China e nos EUA que no meu bolso.

Abraços,

R.

Luis Ribeiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Luis Ribeiro
Recebeu Curtir: 4 vezes

#15 Mensagem por Luis Ribeiro »

bom quanto ao tempo de vida de um LED se sabe que em condições normais ele dura mais de 20 anos... quanto ao espectro se sabe que dura muito mais tempo que uma HQI que perde seu espectro em 6 meses se não me engano o LED começa a ter alteração em seu espectro depois de 5 anos e se segue bem lentamente... lembrem se que este tempo esta baseado em horas e aplicado ao nosso caso onde temos uma media de 12 horas diarias de utilização.
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)

Matias Gomes
Administrador

#16 Mensagem por Matias Gomes »

Fernando_Duso escreveu:É como eu sempre digo pra minha mulher antes de compra vai lá na vitrine namora o produto varias vezes antes de compra e se pergunta será que eu preciso disso mesmo rsrsrs

vou tentar isso em casa rssssssssssssssss

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#17 Mensagem por alex braga »

O Luis quando vc subir me da um toque (no celular ok rsrsrsrsrsrs)

Pessoal nao se iludam muito com o quesito consumo, piode ate consumir menos mas vai iluminar menos tambem, leds brancos ainda nao rendem nem 80% do que rende uma hqi, ja os azuis sao quase 2 x mais eficientes, eu digo que hoje sao apenas 2 vantagens para o led, 1 é o fato de nao aquecer tanto a agua e 2 a durabilidade do led que nao tem de ser trocado todo ano ou ate 2x ao ano e acaba por ai as vantagens do led
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#18 Mensagem por Nilo Otaviano »

alexbraga escreveu: leds brancos ainda nao rendem nem 80% do que rende uma hqi, ja os azuis sao quase 2 x mais eficientes

Cara isso ta completamente errado.........onde você viu isso?????

Uma hqi tem 60lumens/w, isso quando nova e vai perdendo eficiencia muito rapido, o led mais avançado tem 200lumens/w!

Leds emitem muito mais luz com menor consumo que hqi ou T5, isso ja ta mais que comprovado.

Se tiver mais duvidas va ver o aquario do Octavio, ele trocou 6x HQIs GIESEMANN de 400w por 4 luminarias de LED KR92 que consomem 200w CADA e ficou MUUUUUIIIIIIITOOOOOOOOO melhor, os corais estão mais coloridos que nunca e ficou mais bem iluminado.

Aqui o tópico do aquario do Octavio no XXXXXXXX: http://XXXXXXXX.org/content.asp?/foru ... hichpage=1 , as fotos com leds estão na pagina 4.

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#19 Mensagem por alex braga »

nilo os emlhores leds comerciais fornecem 60 lumens / watt, hqi de 70w fornecem a mesma coisa 60 L/W, hqis de 1000w entre 150 a 165w leds, leds azuis fornecem aprox 220 L/W , os verdes mais de 600 L/W, eu vendo componentes eletronicos inclusive leds de potencia, ninguem mais do que eu gsotaria de dizer que o led é tao bom assim e sai vendendo mas a realidade é outra, para quem ainda nao leu muitoa respeito leds sao incriveis pois transformam quase 98% da energia que recebem em luz o problema é que ainda nao foi encontrado nenhuma combinaçao de gas que forneça luz branca (isso nao led, que é uma combinação de semicondutor com gas que gera a luz) naturalmente existem leds nas 3 cores base o dificil é combinar as 3 com o foco perfeito, entao qual foi a solução pega-se um led de cor azul e na frente da junçao de semicondutor coloca-se uma mini placa de fosforo que reage com a luz azul do led e acende na cor branca branca, por isso leds brancos tem muito menos eficiencia do que os de outra cor, peço desculpas pelo "purtugues" rsrsrs
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”