Eai Pessoal,
como ja postado aqui, estou montando um reef novo, e estou em duvida entre fazer o sump logo abaixo a base do reef, ou numa salinha que fiz no andar de baixo. Conversei com um amigo e ele disse q eu precisaria de uma bomba mtooo forte ( tipo centrifuga) e que gastaria uns 3 mil nela... fora a conta de luz q subiria exorbitantemente...
o que me aconselham? qual bomba serviria? realmente vou gastar tudo isso na bomba, e na conta de luz???
desculpe as mtas perguntas...rs
valew
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Bomba para 4 metros de coluna d'agua
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Bomba para 4 metros de coluna d'agua
Vinicius a melhor solução nesse caso são as bombas externas elas tem que ser mais fortes para vencer a coluna dágua e com isso esquentariam mais a água tb, mas a diferença de ter um quarto de bagunça "casa de maquinas" é muito melhor.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Dependendo do tamanho do display, da para colocar uma bomba de alta pressão, melhor se externa, e não são tão dificeis, existem várias opções para romper essa barreira e ainda despejar muita água no display, o consumo não é pouco, e se forem internas, o Matias disse tudo, vai ajudar a esquentar a água.
As vezes, é interessante fazer a casa de máquinas embaixo sim, porém, com um ponto intermediário pouco abaixo do display, com uma bomba alimentando o sump e outro do sump para o display.
Algumas opções
Via Aqua 8500 / 9500
MagDrive 1800
Gen-X PCX30
Little Giant 3MDQ-SC
RioHF32
Little Giant 4MDQ-SC
MagDrive 2400/3600
Gen-X PCX40 (Mak4) / PCX55
Abraços
As vezes, é interessante fazer a casa de máquinas embaixo sim, porém, com um ponto intermediário pouco abaixo do display, com uma bomba alimentando o sump e outro do sump para o display.
Algumas opções
Via Aqua 8500 / 9500
MagDrive 1800
Gen-X PCX30
Little Giant 3MDQ-SC
RioHF32
Little Giant 4MDQ-SC
MagDrive 2400/3600
Gen-X PCX40 (Mak4) / PCX55
Abraços
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Acho q o gasto energetico nao vale a pena...
Eu tenho uma MAK4 no skimmer se nao me engano a coluna d´agua é de 7 metros...
Eu tenho uma MAK4 no skimmer se nao me engano a coluna d´agua é de 7 metros...
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

caramba, to cada vez mais confuso...
cheguei a pensar nessa ideia tambem Renato.... ai seriam 2 sumps praticamente, e 2 bombas de retorno mais fracas, porem, no fim nao vai dar quase na mesma em termos de gastos $$ nas aquisicoes e com energia?
qto chega a aumentar em valores a conta, alguem saberia responder?
cheguei a pensar nessa ideia tambem Renato.... ai seriam 2 sumps praticamente, e 2 bombas de retorno mais fracas, porem, no fim nao vai dar quase na mesma em termos de gastos $$ nas aquisicoes e com energia?
qto chega a aumentar em valores a conta, alguem saberia responder?
-
felipe.senna
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Felipe Senna
A conta é a seguinte:
Exemplo:No caso de HQIs
800w x 8h dia ligada = 6400
6400/1000 = 6.4kw dia
6.4kw x 30 (dias do mês) = 192kw
192 kw x 0,53 (preço do km hora, vai depender de quanto custa na tua cidade- é só ver na conta de energia) = R$ 101,76
então se vc usar 800w de luz 8h dia por 30dias no mês a um custo de 0,40 o kw vc gastará R$ 101,76 só de iluminação. Depois vem o resto. Dá para fazer os calculos para cada aparelho, não esquece multiplicar por 24h os aparelhos que ficam ligado o dia todo (skimmer, recalque etc.)
abraços
Exemplo:No caso de HQIs
800w x 8h dia ligada = 6400
6400/1000 = 6.4kw dia
6.4kw x 30 (dias do mês) = 192kw
192 kw x 0,53 (preço do km hora, vai depender de quanto custa na tua cidade- é só ver na conta de energia) = R$ 101,76
então se vc usar 800w de luz 8h dia por 30dias no mês a um custo de 0,40 o kw vc gastará R$ 101,76 só de iluminação. Depois vem o resto. Dá para fazer os calculos para cada aparelho, não esquece multiplicar por 24h os aparelhos que ficam ligado o dia todo (skimmer, recalque etc.)
abraços
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

ai ai ai
Felipe, ta querendo me desmotivar ???? hehehe
da bastante mesmo né... ontem vi na conta aqui e da 0,30 o kw/h (mesmo assim ainda da bastante no final)
fiquei sabendo das bombas reeflo, alguem conhece? sao caras? boas?
Felipe, ta querendo me desmotivar ???? hehehe
da bastante mesmo né... ontem vi na conta aqui e da 0,30 o kw/h (mesmo assim ainda da bastante no final)
fiquei sabendo das bombas reeflo, alguem conhece? sao caras? boas?
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
As reef flo são boas sim, vou te mandar uma mp.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/