Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Alimentando corais com: reefsnow, Zoplan e Phytoplan
-
Bernardo Berro
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Berro
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 3 vezes
- Contato:
Alimentando corais com: reefsnow, Zoplan e Phytoplan
Ola amigos,
Nunca alimentei corais, e agora estou querendo dar um "pump" nos LPS... E futuramente SPS.
Comprei os seguintes alimentos:
Reefsnow (TFL), Zoplan e Phytoplan. Duvidas:
1)Reefsnow: Diz a quantidade por litragem, e desligar skimmer assim como filtros mecanicos... Porem quantas vezes na semana?
2) Zoplan e Phytoplan, como administrar? Diluir o produto em agua e com uma seringa soltar a substancia nos polipos? Posso misturar o zo e phyto na mesma seringa? Quantas vezes na semana? Preciso desligar o skimmer assim como qualquer filtragem mecanica?
3) Posso administrar o Reefsnow e zo/phyto no mesmo momento? Ou seria melhor variar. EX: 2f - Reefsnow, 4f - zoplan, 6f - phyto... Ou é melhor gerar o maximo de variedades de alimento de uma vez em quantidades menores, facilitando minha vida na administração...
OBS: Acredito que esses alimentos, irão aumentar a carga organica da minha agua, posso ter problemas com nitrato? O meu gira em 3ppm e fosfato 0. Mas ja tive serios problemas de nitrato acima de 50ppm devido a alimentação do copperband com vongole, perdi cabeças de hammer e frogs... Enfim estava com tanto medo de perder o CB que acabei nao monitorando a agua.
Fico no aguardo e obrigado a todos!!! Grande abraço
Nunca alimentei corais, e agora estou querendo dar um "pump" nos LPS... E futuramente SPS.
Comprei os seguintes alimentos:
Reefsnow (TFL), Zoplan e Phytoplan. Duvidas:
1)Reefsnow: Diz a quantidade por litragem, e desligar skimmer assim como filtros mecanicos... Porem quantas vezes na semana?
2) Zoplan e Phytoplan, como administrar? Diluir o produto em agua e com uma seringa soltar a substancia nos polipos? Posso misturar o zo e phyto na mesma seringa? Quantas vezes na semana? Preciso desligar o skimmer assim como qualquer filtragem mecanica?
3) Posso administrar o Reefsnow e zo/phyto no mesmo momento? Ou seria melhor variar. EX: 2f - Reefsnow, 4f - zoplan, 6f - phyto... Ou é melhor gerar o maximo de variedades de alimento de uma vez em quantidades menores, facilitando minha vida na administração...
OBS: Acredito que esses alimentos, irão aumentar a carga organica da minha agua, posso ter problemas com nitrato? O meu gira em 3ppm e fosfato 0. Mas ja tive serios problemas de nitrato acima de 50ppm devido a alimentação do copperband com vongole, perdi cabeças de hammer e frogs... Enfim estava com tanto medo de perder o CB que acabei nao monitorando a agua.
Fico no aguardo e obrigado a todos!!! Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Apelido: Ramon Brescovici
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 73 vezes
- Contato:
Re: Alimentando corais com: reefsnow, Zoplan e Phytoplan
Bernardo Berro escreveu:1)Reefsnow: Diz a quantidade por litragem, e desligar skimmer assim como filtros mecanicos
meu aqua tem 400 litros. eu uso umas 10 gotas de reefsnow toda madrugada (quanto mais escuro no momenmto de aplicar, melhor)
não leve em consideração o conselho de dosagem do rótulo, dose um quinto, um quarto do recomendado.
e mais, usando dois produtos, vc deve reduzir do um quarto, pra um oitavo, já que tá usando dois tipos de comida.
usando 3 tipos, de um oitavo pra 1/12 avos.
isto pra evitar aumento da carga organica, como vc mencionou.
sempre alterna. uma madrugada cada. (ou a cada duas madrugadas como vc expoe)
se vc tem poliquetas grandes, crinoide ou filtradores, seria bom tentar dosar perto delas.
um bom parametro pra carga organica é quando se tem planárias. se elas multiplicarem, reduza a micro-comida.
senão, que eu saiba, só com teste... pq se esperar, seus sps vao ficar muito marrom. aí é de 2 a 5 meses pra voltar a ter cor.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer
Schoppenhauer
-
Bernardo Berro

- Contato:
Ramon Brescovici escreveu:Bernardo Berro escreveu:1)Reefsnow: Diz a quantidade por litragem, e desligar skimmer assim como filtros mecanicos
meu aqua tem 400 litros. eu uso umas 10 gotas de reefsnow toda madrugada (quanto mais escuro no momenmto de aplicar, melhor)
não leve em consideração o conselho de dosagem do rótulo, dose um quinto, um quarto do recomendado.
e mais, usando dois produtos, vc deve reduzir do um quarto, pra um oitavo, já que tá usando dois tipos de comida.
usando 3 tipos, de um oitavo pra 1/12 avos.
isto pra evitar aumento da carga organica, como vc mencionou.
sempre alterna. uma madrugada cada. (ou a cada duas madrugadas como vc expoe)
se vc tem poliquetas grandes, crinoide ou filtradores, seria bom tentar dosar perto delas.
um bom parametro pra carga organica é quando se tem planárias. se elas multiplicarem, reduza a micro-comida.
senão, que eu saiba, só com teste... pq se esperar, seus sps vao ficar muito marrom. aí é de 2 a 5 meses pra voltar a ter cor.
Certo, iniciarei alimentando-os 1x na semana (afinal é um processo chato), dosarei os 3 produtos de uma vez, usando 1/12 de cada como citou. A sua litragem de 400l é bruta ou liquida? Outa duvida, pq alimenta-los a noite, quando seus polipos ja não estão tão abertos?
Muito obrigado pela ajuda!!!
Abração
Prof. Bernardo Berro
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Contato:
Pelo contrario, quanto mais escuro mais abertos os lps e sps.
Hmmm, vc quer alimentar os softs? Nao vale a pena pelo risco de nutrientes altos.
Quais lps vc tem?
Hmmm, vc quer alimentar os softs? Nao vale a pena pelo risco de nutrientes altos.
Quais lps vc tem?
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer
Schoppenhauer
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Contato:
410 eh a capacidade do display. Mais uns 40 sump.
Schoppenhauer
Schoppenhauer
-
Bernardo Berro

- Contato:
Ramon Brescovici escreveu:Pelo contrario, quanto mais escuro mais abertos os lps e sps.
Quais lps vc tem?
Seriam os LPS mesmo: Trumpet, hammer, Frog, torch... Softs ja crescem demais por natureza rsrs... Por isso pensei em colocar o zo e phyto numa seringa e despejar diretamente em cada um, aumentando a captação daquela area em especial...
Abraços
Prof. Bernardo Berro
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Contato:
destes que vc citou, vc já reparou se quando vc turva a água seu trumpet bota cabelos pra fora?
se sim, estes cabelos ficam abertos a noite toda, e ele é o q mais vai se beneficiar da micro-alimentação (opiniao)
pra fazer com a seringa, vc dosa muito menos do que eu havia comentado, uns centimetros acima do coral, com circulação desligada, e quando o coral estiver com tentaculos abertos (no caso frogs e hammers sempre estao...)
torch eu nunca tive (nao consegui), nao sei como se comporta a noite.
já quase todos os outros lps vc notaria uma diferença gigantesca entre abertos pra luz, e abertos pra caçar micro-alimentação no escuro (é a parte animal do coral que age anoite, e esta é carnívora).
se sim, estes cabelos ficam abertos a noite toda, e ele é o q mais vai se beneficiar da micro-alimentação (opiniao)
pra fazer com a seringa, vc dosa muito menos do que eu havia comentado, uns centimetros acima do coral, com circulação desligada, e quando o coral estiver com tentaculos abertos (no caso frogs e hammers sempre estao...)
já quase todos os outros lps vc notaria uma diferença gigantesca entre abertos pra luz, e abertos pra caçar micro-alimentação no escuro (é a parte animal do coral que age anoite, e esta é carnívora).
Schoppenhauer
Schoppenhauer
-
Bernardo Berro

- Contato:
Ramon Brescovici escreveu:destes que vc citou, vc já reparou se quando vc turva a água seu trumpet bota cabelos pra fora?
Nossa, não sabia!!! Obrigado pela aula!!!
Agora vamos para pratica... Meu reef liga as 14h e desliga as 23h, eu durmo pelas meia noite, e acordo as 6am... Nesse caso seria melhor eu alimenta-los quando eu acordar? Meu reef fica no meu quarto, que é completamente escuro quando fechado pelo blackout. A noite, ate eu dormir, sempre terá uma iluminação do ambiente fora Tv e etc... Quando eu acordo fica completamente escuro com a luz noturna (azul).
Abração
Prof. Bernardo Berro
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Contato:
1 hora depois de apagarem as luzes vc liga a luz (pode ser a do quarto ou uma lanterna) e veja se seu trumpet já tá com os cabelos pra fora. se tiver, alimenta.
usa os cabelos do trumpet pra ditar esse horário. se vc tiver acrópora, use a acrópora pra determinar esse horario: se denoite ou se de manhã.
não deixe de considerar que poucos corais precisam de menos comida.
usa os cabelos do trumpet pra ditar esse horário. se vc tiver acrópora, use a acrópora pra determinar esse horario: se denoite ou se de manhã.
não deixe de considerar que poucos corais precisam de menos comida.
Schoppenhauer
Schoppenhauer
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
Bernardo, essa é uma foto (bem ruinzinha) de como os tentaculos do trumpet ficam a noite

- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Contato:
é lobo ou acan ao lado, verde? linda!
(realmente, só falta aprender a tirar
brincadeira viu!)
(realmente, só falta aprender a tirar
Schoppenhauer
Schoppenhauer
-
Bernardo Berro

- Contato:
Show de bola galera!!! IRei reparar sobre os tentaculos, como possuo poucos, irei dosar com uma seringa, a dosagem referida acima pelo nosso amigo, usando 1;12, (na verdade irei usar menos, pois como tera uma aplicaçao local, existira menos disperdicio, que por sua vez sera desnecessario menos quanidade, obvio que em sistemas cheios de lps e sps como o de vcs tal estrategia se torna um porre rsrs) e dividir em 3x na semana... Nao alterando o nitrato vou adicionando mais quantidades, ate ao ponto de colocar de forma sistemica dentro do sistema , me evitando tal trabalho... irei postando os resultados!
ABraçao galera!
ABraçao galera!
Prof. Bernardo Berro
-
Bernardo Berro

- Contato:
Vinicius F. Reis escreveu:Bernardo, essa é uma foto (bem ruinzinha) de como os tentaculos do trumpet ficam a noite
Vinicios, ontem esperei uns 40min e nao vi as 'bocas' saindo, inclusive, estou notando que ele nao esta muito bem, perda de tecido e aparecimento de algas marrons tanto na parte calcarea, quanto nos polipos, irei tirar uma foto para mostrar melhor... Meus trumpets sao os kriptonitas e nao quero perder essa batalha por nada... vc acha valido retirar as algas com um cotonete ou algo mecanico? Eu ja coloquei-o em uma regiao de forte circulaçao e deu uma melhorada... Lembro que ele eh novo no meu sistema (vai fazer 2 semanas)... Eu sei que ele esta em processo de adaptacao aos novos parametros, mas a perda de tecido (ficando esbranquiçado, e as algas) estao me deixando mt preoculpado.
Fico no aguardo de vcs mais experientes... Missao: Resgate ao soldado Kriptonita ja!!! Rsrs
ABraçao
Prof. Bernardo Berro
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Contato:
Esperamos a foto.
Schoppenhauer
Schoppenhauer
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles

- Apelido: Fabiano
- Recebeu Curtir: 7 vezes
Trumpet é resistente.
Pode ser que a mudança de local já ajude.
Ele gosta de circulaçao média.
Pode ser que a mudança de local já ajude.
Ele gosta de circulaçao média.
Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)
[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]
Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50
Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L
Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)
-
Bernardo Berro

- Contato:
Ele estava com muitas algas marons na parte calcarea subindo pros polipus... Inclusive existiam microbolhas nas algas. Comecei hj a seguinte medida, vejam se é coerente, porem neste primeiro dia notei boa diferença:
1) Retirei do reef e com uma escova de dente bem macia, retiei o maximo possivel de algas, apos isso coloquei-os em um recipiente com agua do reef + reefsnow, Reef Energy A e B da red sea (composto de vitaminas, aminoacidos e acidos graxos) uma concentração forte, pois o pode é pequeno, deixei-os la com um borbulhador por uma hora e recoloquei no reef... Estou petendendo maner essa medida diaria ate o mesmo ficar 100%, acham tal medida muito agressiva? Incoerente? Perigosa? Desnecessaria? Me posicionem, estou agindo por bom senso, porem nao tenho a técnica.
As fotos tirei apos este procedimento, entao as algas ja tinham sido retiradas... Mas da pra notar que a parte clcarea ainda existe uma area escurecida de algas...

Fico no aguardo de vocês, desde ja muito onrigado pela ajuda de todos! Abraços
1) Retirei do reef e com uma escova de dente bem macia, retiei o maximo possivel de algas, apos isso coloquei-os em um recipiente com agua do reef + reefsnow, Reef Energy A e B da red sea (composto de vitaminas, aminoacidos e acidos graxos) uma concentração forte, pois o pode é pequeno, deixei-os la com um borbulhador por uma hora e recoloquei no reef... Estou petendendo maner essa medida diaria ate o mesmo ficar 100%, acham tal medida muito agressiva? Incoerente? Perigosa? Desnecessaria? Me posicionem, estou agindo por bom senso, porem nao tenho a técnica.
As fotos tirei apos este procedimento, entao as algas ja tinham sido retiradas... Mas da pra notar que a parte clcarea ainda existe uma area escurecida de algas...
Fico no aguardo de vocês, desde ja muito onrigado pela ajuda de todos! Abraços
Prof. Bernardo Berro
-
Bernardo Berro

- Contato:
Irmaos, me posicionem... Estou agindo de forma correta? Ou usariam de outra estrategia?
Preoculpado aqui .... Ta brabo pensar em perder essas crianças...
Abraçao
Preoculpado aqui .... Ta brabo pensar em perder essas crianças...
Abraçao
Prof. Bernardo Berro
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Contato:
se um trumpet estiver frágil, deixa ele quietinho com pouca circulação. nao mexa.
se for pra dar banho de alguma coisa, teria que ser um bactericida ou similar, como coraldip.
meu conselho é, nao faça nada que piora. apenas garanta que tem luz, e baixa circulação.
quanto a algas, qualquer erro tirando as algas vai prejudicar ainda mais o coitado, escapando o dedo e cutucando ele.
num coral sadio, e com muito tempo de aquário, vc pode tirar um coral, e até esquecer ele fora dágua que nao tem prob. mas isso depois de 6 meses no tanque +-.
outra coisa, vc tem hepatus, nao tem?
já reparou se o hepatus come coral? é comum.
ps: na foto parece saudavel. só que tá mto clara a foto.
o esqueleto está normal, a "pele"(tecido) nao dá pra ver pq estourou a claridade.
se for pra dar banho de alguma coisa, teria que ser um bactericida ou similar, como coraldip.
meu conselho é, nao faça nada que piora. apenas garanta que tem luz, e baixa circulação.
quanto a algas, qualquer erro tirando as algas vai prejudicar ainda mais o coitado, escapando o dedo e cutucando ele.
num coral sadio, e com muito tempo de aquário, vc pode tirar um coral, e até esquecer ele fora dágua que nao tem prob. mas isso depois de 6 meses no tanque +-.
outra coisa, vc tem hepatus, nao tem?
já reparou se o hepatus come coral? é comum.
ps: na foto parece saudavel. só que tá mto clara a foto.
o esqueleto está normal, a "pele"(tecido) nao dá pra ver pq estourou a claridade.
Schoppenhauer
Schoppenhauer
-
Leonardo Orito
- Moderador Global

- Apelido: Orito
- Data de Nascimento: 12 Dez 1984
- Curtiu: 21 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
sei não, esse trumpet não me pareceu muito legal, você dosa iodo nesse reef?
Trumpet criptonita é meio chato, alias trumpet em geral eu acho meio chato, no meu reef só começou a ir depois que dosei iodo
Trumpet criptonita é meio chato, alias trumpet em geral eu acho meio chato, no meu reef só começou a ir depois que dosei iodo
- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
se vc tiver uma boa rotina de TPA com sal de qualidade, não precisa dosar iodo, vc corre o risco de dar uma overdose