Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Temperatura maxima suportada por corais
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- País: Brasil
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Re: Temperatura maxima suportada por corais
Sim Elder, principalmente SPS e anêmonas. Até aguentam um ou dois picos de alta temperatura, mas se durar, não suportam.
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
ok. e os casos dos sps que ficam expostos por certo periodo na maré baixa. O sol direto neles e uma temperatura acima dos 30...
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Contato:
Vini, os softs até aguentam temperaturas mais altas, lps como acanthastreas e trumpets também suportam, mas sps e anêmonas em trinta graus, perdem Zooxantelas. Podem até sobreviver a um ou outro pico, mas se persistir acabam morrendo.
- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
Márcio Oliveira escreveu:Vini, os softs até aguentam temperaturas mais altas, lps como acanthastreas e trumpets também suportam, mas sps e anêmonas em trinta graus, perdem Zooxantelas. Podem até sobreviver a um ou outro pico, mas se persistir acabam morrendo.
na minha época das HQI tive um pico de 30ºC, emergencialmente desliguei as HQI por 3 dias até chegar o chiller
-
Daniel Barbieri
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: daniel
- Data de Nascimento: 26 Set 1983
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Esses dias o meu chegou a 35 graus. Acho q foi milagre ter restado vida no aquario.
- Elder Luis
- Parioglossus

- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Apelido: Ramon Brescovici
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 73 vezes
- Contato:
Vinicius F. Reis escreveu:ok. e os casos dos sps que ficam expostos por certo periodo na maré baixa. O sol direto neles e uma temperatura acima dos 30...
hmmm sem querer pedir demais, pra deixarmos de ser leigos no assunto precisamos de um engenheiro ou físico que esclareça sobre a temperatura perto da água no mar. além de um biólogo pra esclarecer o muco que os corais soltam quando fora da água, e a possibilidade de adaptação a ficar a seco ser maior do que a adaptação a temperatura alta no molhado.
hehe
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer
Schoppenhauer
- Elder Luis
- Parioglossus

Ramon Brescovici escreveu:Vinicius F. Reis escreveu:ok. e os casos dos sps que ficam expostos por certo periodo na maré baixa. O sol direto neles e uma temperatura acima dos 30...
hmmm sem querer pedir demais, pra deixarmos de ser leigos no assunto precisamos de um engenheiro ou físico que esclareça sobre a temperatura perto da água no mar. além de um biólogo pra esclarecer o muco que os corais soltam quando fora da água, e a possibilidade de adaptação a ficar a seco ser maior do que a adaptação a temperatura alta no molhado.
hehe
tb observo que não é qualquer coral que tem essa capacidade/propriedade/características, são corais bem específicos. Como nossos aquários são bem ecléticos e variados, infelizmente temos que nos balizar e nivelar pelos mais sensíveis, assim todo o resto aguenta o tranco
-
Daniel Barbieri
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: daniel
- Data de Nascimento: 26 Set 1983
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Elder Luis escreveu::shock:![]()
![]()
vc usa HQI ou o aqua fica exposto ao sol??
O aquecedor travou ligado.
- Elder Luis
- Parioglossus

aconteceu o mesmo comigo, só que como eu tenho chiller, ficou uma batalha entre o chiller e aquecedor, ficando a temperatura em 28ºC
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Contato:
Aqui já aconteceu também de travar o aquecedor, na briga com o chiler manteve em 28 graus. De madrugada em pleno inverno o chiller ligado, percebi algo errado e era isso.
- Daniel Estrella
- Acanthurus achilles

- Apelido: Dani
- Data de Nascimento: 14 Ago 1996
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Galera outra maneira boa para abaixar a temperatura no reef, colocar a agua de reposição no frizer por duas Horas e depois adicionar a agua no Reef, sera que esse modo pode dar certo??
O senhor é meu pastor e nada me faltara!
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Contato:
Uhmmm, para ter uma troca de calor significativa aí, tem que colocar muita água e é perigoso baixar a densidade. E pra fazer a reposição de maneira lenta acompanhando a evaporação, creio que a troca de calor seja muito baixa e não tenha efeito na temperatura da água do aquário.
- Daniel Estrella
- Acanthurus achilles

então vai tenque preparar uma agua salgada e por no frizer??
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Contato:
Água congelada em garrafa pet mergulhada no sump tem um efeito melhor.
Editado pela última vez por Márcio Oliveira em 14 Dez 2012, 15:04, em um total de 1 vez.
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus

- Apelido: Ramon Brescovici
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 73 vezes
- Contato:
a pet fica fechada, sem trocar água com o aquário.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer
Schoppenhauer
- Elder Luis
- Parioglossus

eu já usei essa técnica, o único problema é que baixa a temperatura muito rápido, pode ocasionar choque
- Daniel Estrella
- Acanthurus achilles

Elder Luis escreveu:eu já usei essa técnica, o único problema é que baixa a temperatura muito rápido, pode ocasionar choque
Bom para quem não tem sump, vai tenque por a garrafa pet com agua congelada bonhando no tanque??
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus

- Contato:
Daniel escreveu:Elder Luis escreveu:eu já usei essa técnica, o único problema é que baixa a temperatura muito rápido, pode ocasionar choque
Bom para quem não tem sump, vai tenque por a garrafa pet com agua congelada bonhando no tanque??
Assim acho perigoso, a troca de calor é muito brusca.
-
Marcos Napier
- Pomacanthus imperator

- Data de Nascimento: 13 Ago 1964
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 18 vezes
Aqui também a coisa anda meio complicada. Aparentemente não passou de 28 até agora (esses termômetros também não são nada confiáveis), e todo mundo parece segurar bem a onda até agora, não tive perdas. Aparentemente o que dá pra notar é que poderia estar tudo um pouco melhor mas não parece ter nenhum coral "em risco", nem mesmo a anêmona BBT. Já pensei em deixar a tampa toda aberta pois o cômodo onde está o aquário é relativamente bem ventilado (isso quando tem algum vento...) mas o risco de algum peixe pular é grande. A circulação está boa, então provavelmente o oxigênio também está. Em dias muito quentes deixo a luz desligada por uma hora ou um pouco mais durante o meio do dia pra dar uma resfriada forçada.
Cada espécie deve tolerar de maneira diferente as variações, obviamente uma espécie que vive a 20-30m de profundidade não vai tolerar ficar "exposta ao sol" (ou a uma temperatura semelhante a isso). Variações de temperatura ocorrem na natureza, o que não podemos deixar ocorrer são os extremos, eu acho (variações rápidas e grandes).
Cada espécie deve tolerar de maneira diferente as variações, obviamente uma espécie que vive a 20-30m de profundidade não vai tolerar ficar "exposta ao sol" (ou a uma temperatura semelhante a isso). Variações de temperatura ocorrem na natureza, o que não podemos deixar ocorrer são os extremos, eu acho (variações rápidas e grandes).