🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iodine caseiro

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Pops

Iodine caseiro

#1 Mensagem por FernandoSPzn »

Nas minhas looongas xeretadas em fóruns sobre reefs, me deparei com a fórmula para fazer Iodine caseiro:

Ingredientes:

1 lata de leite ninho vazia e limpa(devera ser descartada após uso).
1 vidro de tintura de iodo ( compre- se em farmácia, é barato R$2,00) o pequeno 30 ml.
Uma vazilha plástica pequena com tampa para armazenar o produto depois de pronto.
150 ml de agua filtrada( sem cloro).
1 colher descartável para mexer.

Modo de fazer:

Na lata de leite dilua a tintura de iodo em 150 ml de água filtrada, ou seja, 5 vezes a medida do vidro de tintura de iodo( 30 ml * 5= 150 ml) Ok?!., e assim sucessivamente.
Leve esta mistura ao banho maria e deixe ferver, mas sempre mexendo, quando começar a soltar uma fumaça roxa esta pronto nosso Iodine.
Deixe esfriar, coloque no vazilhame plástico e guarde. Usar 1 gota para cada 200 litros de agua do aquário todos os dias.

Tbm descobri que é possível mandar manipular:

Iodeto de potássio 800mg para 100ml
que é a concentração que o Iodine da Seachen possui:

Seachem Reef Iodide 100mL
Suplemento concentrado e estabilizado de iodeto (8000 mg/L) para corais vivos. Restaura e mantém os niveis ideais de iodeto, como na água do mar, em doses não tóxicas aos organismos. Trata até 8000L. 100 mL.

Li 6 páginas de depoimentos de aquaristas dizendo que os corais soft se beneficiaram com o uso, principalmente mushs, xenias e leathers, tendo um crescimento significativo em um curto espaço de tempo e não trazendo danos para os peixes, invertebrados ou outros tipos de corais. O único incoveniente foi um pequeno aumento de algas (não filamentosas).

Gostaria de saber se alguém utiliza ou conhece alguém que faz uso desse produto caseiro?

Vou mandar manipular (acho mais fácil, vai que minha casa fica cheirando a iodo.) e testar. já que minhas mudas de mush não estão se abrindo muito.
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iodine caseiro

#2 Mensagem por Mauro Becker »

é necessário um quimico para dar um parecer

Eu creio que o processo de ferver a agua é na verdade uma forma de garantir a evaporação do ETANOL, presente na formula.
Sobre guardar em pote de plastico, se não me engano o iodo somente se conserva se guardado em vidro e protegido da luz.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#3 Mensagem por Nilo Otaviano »

Eu ja usei, as xenias e ricordeas principalmente se desenvolveram muito mais rapido, e os lps ficaram mais inflados, mas ja parei, agora uso uma solução de lugol da brightwell, acho mais seguro.

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#4 Mensagem por Matias Gomes »

o Douglas já já fala se isso roda rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Varella
Recebeu Curtir: 1 vez

#5 Mensagem por Andre Varella »

A segunda receita funciona de boa, mas a primeira é perigosa, pois essa tintura de iodo tem iodo metaloide na formulação... que pode ser tóxico.... não recomendo.

Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Zinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#6 Mensagem por Flávio Wyinz »

Fernando
Você já viu o preço para mandar manipular???
Queremos ver se compensa com relação ao pronto da Seachem.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#7 Mensagem por Nilo Otaviano »

Compensa sim, me lembro que custou uns R$8,00 na época.

FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Pops

#8 Mensagem por FernandoSPzn »

Eu vi numa farmácia de manipulação que fica pronto em 1 hora, 400mg de Iodeto de potássio + 50ml de água destilada = R$13,00, (vou pesquisar em outras tbm) mas precisa de receita médica, amanhã no trampo vou pedir para algum médico prescrever pra mim.

Lembrando que vence em uns 2 meses, então não compensa fazer em grande quantidade pra quem usa dose pequena.
Num áqua como o meu de 100 litros, tem gente que usa 1 ou 2 gotas por dia, outros usam 1 ou 2 gotas 3 X por semana...

Lembrando que 20 gotas = 1ml

Vlw.... Fernando
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”