Eco 400 360x200x300 U$295,00
Eco 1000 460x120x330 U$345,00
Eco 2000 630x250x330 U$395,00

wilson_antunes escreveu:Desculpe minha ignorancia, mas este refugio não supre as funções do Sump supre?

wilson_antunes escreveu:Então qual a finalidade deste refugio da refugio Reef Octopus? Apenas de suprir o papel de filtro externo (além da caber um peixe brigão)?
Mauro Becker escreveu:Robson
VAmos por partes conforme orienta o "Jack":"O refúgio tem 30 litros (não sei quanto tem o aquário). Dependendo do volume de substrato em relação ao sistema e da flora e fauna do próprio refúgio, ao "descartá-lo", não se corre o risco de desequilibrar o aqua, que dependia das bactérias e outros habitantes do refúgio pra estabilidade do sistema?"até que ponto compensa ter um refúgio se ao retirá-lo ele não faz falta?
1º o conceito de refugio para nossos aquarios:
Local protegido de predadores que possam reduzir ou declinar acentuadamente um elemento ou grupo de seres vivos que visamos manter a oferta para o sistema.
Desta forma o refugio é um plus para seu sistema podendo inclusive participar do ciclo do nitrogenio de forma somatoria.
Quando seu refugio participa de forma ativa e majoritaria no ciclo do aquario, no meu entender ele não é mais refugio e sim parte de um sistema de aquarios interligados e sua desconexão deve seguir criterios e metodos que preveem o impacto.Ou o papel do refúgio é tão insignificante (no aqua em questão) que pode ser descartado sem conseqüências?
Não é insignificante, pelo contrario, aquarios com refugio tem desempenho melhor, claro que dando as devidas tolerancias e comparações possiveis.
Dependendo da implicação havera sim reflexo negativo, como por exemplo a oferta de micro seres na dieta de mandarins etc.
Mas lembre-se, o aquario não pode ser dependente do refugio.ao meu ver, é mais fácil (e barato) não usar refúgio algum.
Como comentei o refugio é um plus ao sistema, vormalmente se aproveita uma area de sump grande ou se anexa um pequeno aquario que funciona por gravidade sem precisar de bombas, o unico custo é de energia eletrica da iluminação.