Matias Gomes escreveu:Será que se fizer uma quarentena de hipossalinidade resolveria para esses peixes? eles chegariam e iriam para essa quarentena e ficariam lá uns 7 dias.
Matias, acho que não resolveria não. Fora o trabalhão que ia dar!
Grosseiramente - no ictio (
Cryotocaryon irritans) - o parasita se aloja no peixe, amadurece aí, se dissocia e vira um cisto, o cisto amadurece e libera as formas infectantes, que acham um hospedeiro e o ciclo recomeça.
* Se você introduzir na quarentena um peixe com ictio na forma de parasita (alojado no peixe) o muco do peixe pode proteger o parasita da hipossalinidade até ele se transformar em cisto. E nem todos os cistos se desprendem e vão pro substrato (e afins), um único cisto pode ficar preso ao muco e espalhar o íctio por todo seu sistema.
*Até atingir o grau de hipossalinidade adequado pra matar o parasita (1009 segundo a maioria dos autores, a 27 C) são 3 dias (velocidade segura, levando em conta água inicial a 1025), pra reverter a salinidade mais 3 dias (de 3 a 7 é o ideal). Numa quarentena de 7 dias vc manteria a hipo em patamar adequado durante apenas 24h, no máximo.
*E a instabilidade da gravidade específica? Evaporou a água, salinidade aumenta, vc cria condições pra forma nadante do parasita. Mudou a temperatura, parâmetro alterado (quanto maior a temperatura da água, menor a gravidade específica). Alteração de parâmetro é o mesmo que tratamento ineficaz.
*Existem cepas de
Cryptocaryon que toleram hipossalinidade.
*E se vc baixou a salinidade e descobriu que o peixe tá com oodinum (
Amyloodinium ocellatum)? O oodinium é resistente í hipossalinidade. Cobre seria minha primeira opção de tratamento (já que o peixe já está na solitária mesmo). Cloroquina seria a segunda. Não dá pra usar cobre com baixa salinidade (algo a ver com controle de pH mas o Alzheimer não liberou a informação). Até elevar a salinidade em parâmetros seguros (e de forma segura) pro cobre não matar o peixe por intoxicação o oodinum já fez o serviço.
Eu simpatizo com a idéia de quarentena hipo se vc já diagnosticou o íctio (durante a quarentena). A hipo dá uma reduzida no gasto energético do peixe e facilita a recuperação. Aí vc associa outros tratamentos se achar necessário. Mas como quarentena profilática, deus me livre! Essas duas betteiras aí merecem uma quarentena de verdade! To sem tempo pro fórum mas adoro o assunto, não podia deixar de dar meu pitaco! (voismecê miorô da gripe do peixe?)
Abraços,
R.