🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iluminação solar x artificial no reef

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

Iluminação solar x artificial no reef

#1 Mensagem por Robson Sandrini »

Pra não misturar os tópicos, vou postar novamente a pergunta por aqui:

"(...) esse lance de luz do sol no marinho (...) é bom? É ruim? Substitui algum período de iluminação artificial? Será que esquenta a água mais que as HQI´s da vida? Alguém tem algum tipo de experiência?"

Passeando pela Coral Magazine (Edric, que Nossa Senhora da Água Salgada te abençoe, show de conteúdo) achei esse cara que usa uma clarabóia sobre o tanque, que é rodeado por placas de alumínio (mesmo material usado nos nossos refletores).

Imagem

O aparelho na mão é um medidor de PAR (photosynthetically active radiation), grosseiramente falando ele mede intensidade de luz (radiação, fótons, comprimento de ondas e todo esse blablabla da física). Intensidade esta necessária pra fotossíntese das zooxantelas e pigmentos de cor dos corais. Pra termos uma idéia, a luz do sol tem uma PAR entre 1200 (no inverno) e 2000 (no verão). O aparelho na mão do cara marca 1953 ís 9:30h da manhã de "alguns dias atrás" (foto postada no começo de março, se o cara for americano eles estão saindo do inverno e entrando na primavera, se não me engano). Imagine esse valor no nosso verão...

Agora, pra comparar com iluminação artificial um aqua com 30 cms de altura, iluminado com uma HQI 150w 14º K Ushio e duas PL actinicas de 32 w, total de 214 watts (distância de 15 cm do nivel da água, lâmpadas com menos de 3 meses de uso). Fonte: Reefsimples. Tá bom, comparação envolve variáveis, mas só pra termos uma idéia da artificial então (já q não encontrei mais nada sobre solar e o artigo é curtíssimo):

Imagem

Segundo a mesma fonte:

Cada coral tem as suas necessidades: PAR min. PAR max.

- Green Star Polyp (pachyclavularia) 300 600

- Frogspawn (Euphyllia ) 300 550

- Acroporas (acroporidae) 400 700

Bom, só de saber que dá pra substiruir parcialmente a luz artificial pela solar (ainda em pesquisa de vantagens e desvantagens) e diminuir um pouco - ou um muito? - a conta de luz, vou incluir uma clarabóia no projeto do meu copo de água salgada.

P.S.: O cara ainda usa um sistema fotovoltaico de 10 Kw... esse tá cortando as algemas com a empresa de energia elétrica. Mas o investimento inicial deve custar (ainda mais no Brasil) todos os dedos da mão e mais alguns dos pés!

Abraços,

R.

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Iluminação solar x artificial no reef

#2 Mensagem por alex braga »

alem da opçao de se usar uma clara boia existe tambem iluminação por fibra optica, a siemens vende esse sistema, no teto vai um espelho concavo que foca em uma fibra de mais ou menos 10mm de espessura, no outro lado da fibra vc coloca uma placa de acrilo e ela distribui a luz que vem pela fibra, o legal é que se vc usar um espelho de 2m² de area para iluminar uma area de 1m² por exemplo vai ter o dobro de luz irradiada (logico que há percas)
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#3 Mensagem por Matias Gomes »

O solar tube chegou ao Brasil
http://www.solartube.com.br/contato.html
deve ser bem legal
aqui tem uma discução http://reefcentral.com/forums/showthrea ... genumber=1
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#4 Mensagem por Robson Sandrini »

Matias Gomes escreveu:O solar tube chegou ao Brasil (...) deve ser bem legal (...) aqui tem uma discução

Valeu, Matias! A partir do seu link já achei mais de uma dezena de projetos que usam a luz do sol. O dono do aqua abaixo diz que durante o verão ele não precisa da iluminação artificial, reduzindo energia e excesso de calor no tanque. Segundo ele houve crescimento e melhora na cor dos corais também. Conforme for achando coisas interessantes eu posto aqui. Ei, você não estava com íctio?!?! Vai tomar uma sopa de alho e já pra cama!

Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

alexbraga escreveu:alem da opçao de se usar uma clara boia existe tambem iluminação por fibra optica, a siemens vende esse sistema, no teto vai um espelho concavo que foca em uma fibra de mais ou menos 10mm de espessura, no outro lado da fibra vc coloca uma placa de acrilo e ela distribui a luz que vem pela fibra, o legal é que se vc usar um espelho de 2m² de area para iluminar uma area de 1m² por exemplo vai ter o dobro de luz irradiada (logico que há percas)

Alex, não usa energia elétrica?

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#6 Mensagem por alex braga »

nao apenas a luz solar mesmo, a diferença é que ao invez de fazer um "arrombo" no teto rsrsrs, vc traz um cabo de fibra optica
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Poxa legal esse solartube.... hehehe acho q vai entrar no projeto de qdo me mudar pra uma casa :)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

#8 Mensagem por Valter Pereira »

Poxa legal esse solartube.... hehehe acho q vai entrar no projeto de qdo me mudar pra uma casa :)

Nem precisa esperar tanto.
Conversa com os vizinhos de cima, até pq, quem é que não vai querer um tubo passando no meio da sala? Ou 3 no caso né.

Se pudesse colocar um timer no sol ou mudar o período para mais tarde seria melhor. Desse jeito é capaz dos peixes cantar junto com o galo as 6 da manhã.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Tá doido ? rs

Pretendo me mudar do apto daqui há 5 anos e nao ser expulso do condominio
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Zinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#10 Mensagem por Flávio Wyinz »

Muito show este solar tube, mais pra quem mora em apartamento vai ser difícil usar :lol: :lol: :lol: .
Ou até mesmo no meu caso que é sobrado :cry:
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Jorge
Recebeu Curtir: 1 vez

#11 Mensagem por Jorge Hecherat »

muito legal mesmo!! será é mto $$?

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu mandei um email pra eles perguntando o preço do modelo 750.

O Salles tinha um reef que ficava exposto ao sol com algumas HQIs pra dias nublados. Dizem q a coloração deste reef era fantastica.
ReefCelsois III

Jorge Hecherat
Apelido: Jorge
Recebeu Curtir: 1 vez

#13 Mensagem por Jorge Hecherat »

Legal Celso!! depois posta ai a resposta deles!!

Acho que o unico trabalho é que depois de um tempo o domo deve ficar sujo e diminuir a eficiência ai dalhe subir no telhado rs

Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

#14 Mensagem por Valter Pereira »

Para quem mora em apartamento, será que não conseguiríamos colocar o espelho na lateral do predio? Não sei se o síndico vai aprovar a instalação de um espelho de 2m² pendurado na lateral, mas vc pode dizer que é uma nova antena parabólica... sei lá
Mas quanto menor a distancia entre o espelho e o aquário, menos percas teríamos.
O problema é que teríamos sol até o meio dia, ou do meio dia em diante...

Enfim.
Saiam de seus prédios, comprem casas.
Sai muito mais barato pro seu reef =]

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Tenta ai e depois conta pra gente Se o edificio do lado fizer sombra é só mandar girar o predio :D

A ideia seria suplementar depois com iluminacao artificial.

Qdo tinha aquarios de água doce (na casa do meu pai) alguns ficavam em uma área coberta por aquelas telhas "zetaflex", que permitem a abertura e fechamento. Nesses aquarios nem luz artificial havia.

Aqui em casa a conta da luz gira em torno de 250,00 mes... isso pq o chuveiro é a gás e praticamente só estou a noite em casa.

Não se pode subestimar a eficiencia da luz solar, o unico problema sao os dias nublados.
ReefCelsois III

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#16 Mensagem por Celso Suguimoto »

é barato nao é nao... nao sei se com o tempo os preços vao diminuir pois ainda é meio novidade no mercado, se bem que uma luminaria led custa pouco menos q isso

"Prezado Sr. Celso,

Primeiramente obrigado pelo interesse no Sistema de Iluminação Natural Solatube.

Para gerarmos um orçamento o ideal é sabermos as dimensões do local onde deseja a iluminação.
Largura, Comprimento, Altura 1 (do piso ao teto), Altura 2 (to teto ao telhado / cobertura).

Assim poderemos indicar o produto ideal para a área que deseja iluminar.

De qualquer forma, o modelo 750DS custa aproximadamente R$ 3.300,00.
Este preço já inclui instalação, mas pode variar para baixo e para cima, de acordo com a distancia entre o telhado e o teto (quantidade de extensões necessárias).

Estamos a disposição para uma visita técnica, ou analise da planta e projeto, visando identificar a solução ideal para o seu empreendimento.

Atenciosamente,

Sergio Sterman Kanas
Efilux - Iluminação Eficiente
www.efilux.com.br
Tel: +55 11 2308-9175
Cel: +55 11 7057-6000"
ReefCelsois III

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#17 Mensagem por Robson Sandrini »

Alex, eu dei uma zoiada no site da Siemens e da Osram e não consegui achar nada :(

Celso, também não achei barato, mas não deixa de ser um investimento que se paga. E o pessoal do DIY? Minha habilidades DIY são as mesmas de uma ameba (o máximo que eu conseguiria fazer de DIY seria aviãozinho de papel). Garanto que o cara certo reduz esse custo pela metade. Ou quase. E o consumo da led não é zero, ponto pro solar tube.

Abçs,

R.

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#18 Mensagem por Matias Gomes »

acho que vou fazer um generico rsssssssssssssssssssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Carlos Toledo
Apelido: Carlos

#19 Mensagem por Carlos Toledo »

Eu squisei sobre o Solar tube e mesmo nos EUA é uma solução cara... mas quem tem gosta muito...

A diferença é que nos EUA as casas são de papel e gravetos... a propria pessoa com uma tesoura de unha vai lá e abre o espaço para passar os tubos...umc ara passou pelo armário da esposa, para vcs terem uma ideia... Aqui...quero vr passar esses tubos pelo concreto... por isso a fibra parece uma ideia mais adequada... Só não sei o que se perde ao passar pela fibra...

De qualquer forma, o que mais se usa nos EUA profissionalmente é o Light trail... que é um trilho, que vc pendura as HQIs e elas ficam passeando pelo aquario... assim, um aquario de 3M, pode ser iluminado com duas HQIs... um de 2 metros, com uma HQI...
O ponto positivo é a economia... o negativo é que sempre terá uma area escura no reef (por isso o uso profissional).

Só fiquei curioso agora com essa solução de fibra... pode ser excelente aidna mais se combinada com LEDs azuis para dar o tcham nos corais.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#20 Mensagem por Robson Sandrini »

Pedi um orçamento baseado na imagem do aqua com os 3 tubos (só pra dar risada da nossa pobreza mesmo) sem resposta ainda.

Um pessoal da Catalunha desenvolveu um modelo que usa apenas um tubo de diâmetro maior que pode ser subdividido em outros tubos de menor diâmetro sem perder intensidade de luz (no aqua da imagem bastaria apenas um furo no teto).

Vocês têm noção de que eles conseguem refletir 99,7% da luz captada até uma distância de 15 metros?!?!?! Será que se eu fizer uma armação de barbante e papel alumínio consigo ultrapassar a eficiência do material deles? R$3,00 o rolo de papel alumínio no supermercado.

Existe o modelo 330 DS (não disponível no Brasil, ao menos não no site brasileiro) cuja performance é bem interessante (e não deve ser tão caro quanto o 750 DS). Chega a superar o modelo de maior diâmetro (e mais caro) em lumens por 4 horas seguidas. Dêem uma olhada:

Imagem

Quanto í fibra ótica achei essa... é.. ah... água viva high tech?? Esse negócio aí de uma empresa chamada Himawari.

Essa é a célula que fica do lado de fora da construção.

Imagem

Esse é o... ah... ovni? instalado no Japão (imagina um desse na sua casa, ia virar ponto turístico da cidade).

Imagem

E olha a capacidade de iluminação desse... é.. ah... óvulo do Brainiac (imagem feita pra pegar aquarista?)

Imagem

Vamos pedir um orçamento pra eles também?!?!? :lol:

Abçs,

R.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”