Nilo Otaviano escreveu:Essas rizophoras trazem algum beneficio a mais do que as algas (tipo chaetomorpha)? Ou só consome nutrientes mesmo?
Na verdade essas plantas não apresentam maior aproveitamento na retirada de nutrientes do sistema. Normalmente são apontadas como "eficientes removedores de fosfatos e nitratos". Algumas algas marinhas podem ser usadas com tal objetivo apresentando notavelmente maior eficiência. Para falar a verdade com o uso das
Rhizophoras spp. é necessário o emprego de carvão ativado para ajudar a manter a claridade da água e aproveitamento da iluminação tão necessária para os corais e anêmonas, para longos períodos de tempo. A retirada de folhas caídas na água precisa ser acompanhada freqüentemente para evitar ainda mais o amarelamento da água.
Existe também o uso de algas nos aquários para retirada de nutrientes. A presença de qualquer alga no aquário marinho porém pode apresentar retorno de tais nutrientes para o mesmo, se não for manuseada de maneira correta. Além disso, algumas algas marinhas poderão representar grande dano ao sistema, quando ao reproduzem sexualmente.
Geralmente falando, deveríamos evitar qualquer tipo de algas em sistemas marinhos convencionais.
Existem outras maneiras mais inteligentes e seguras de exportar e evitar a importação de nutrientes para o sistema marinho fechado. Filtrar adequadamente a água da torneira, kalkwasser e skimmer para exportar fosfatos, trocas de águas periódicas para exportar nitratos e evitar uso de rochas com material contendo silicato e metais, por exemplo. Alem disso, existem outras contribuições com tais métodos que se resumem em basicamente manter a taxa de elementos traços almejada no sistema, ajudar a manter a reserva alcalina e pH estáveis, além de proporcionar melhor qualidade de iluminação.
Rhizophora spp. podem ser bastante atraentes em sistemas contendo organismos acostumados em ambientes relativamente ricos em nutrientes e fenóis, como logicamente nos manguesais costeiros. Também vale a pena lembrar que normalmente são encontrados e portanto mais sadios em ambientes de água salobra. Mas logicamente que podemos mantê-las em tanques contendo água marinha, como também doce, pelas sua notável propriedade adaptativa. Trocas de água em aquários com
Rhizophora spp. são extremamente necessárias e de maior volume para manter um ambiente limpo. Essas "arvorezinhas" deveriam ser evitadas em aquários contendo anêmonas, SPS ou LPS para facilitar a manutenção de tais organismos em cativeiro.
Benefício aos sistemas fechados tradicionais caseiros?
Nenhum, a não ser estético, se desejares.
O uso de muitas plantas em sistemas planejados e mantidos corretamente podem provar que alguma retirada de nutrintes é realmente possível.
Essa é a idéia vendida, que na prática, por falta de espaço e adequada manutenção torna-se contraditória.
Aloha,
Alex Correa.
Acho que me empolguei hoje...
Fiquem com Deus...
