Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Nata na superfície
-
Ricardo Tolosa
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Ric
- Recebeu Curtir: 1 vez
Nata na superfície
Pessoal,
Preciso de uma orientação. Meu aqua esta mostrando já há uns meses, uma nata esbranquiçada na superfície da água. Esta também gerando uma quantidade bem grande de alga vermelha, especialmente na superfície dos vidros.
Todos os parâmetros estão bons ( nitrito, nitrato, fosfato, cálcio, magnésio, RA ). O skimmer Deltec também esta trabalhando como sempre.
Já sifonei o substrato para tirar o excesso de alga vermelha, mas elas voltam. Há uns meses atrás usei redslime mas elas voltaram depois de algum tempo.
O foto período não é grande 6h de HQI 150W (Hamilton) e 8h de 2 T5 actinica.
Essa nata tem a ver com o excesso de alga? Não consigo entender o que estaria errado.
Preciso de uma orientação. Meu aqua esta mostrando já há uns meses, uma nata esbranquiçada na superfície da água. Esta também gerando uma quantidade bem grande de alga vermelha, especialmente na superfície dos vidros.
Todos os parâmetros estão bons ( nitrito, nitrato, fosfato, cálcio, magnésio, RA ). O skimmer Deltec também esta trabalhando como sempre.
Já sifonei o substrato para tirar o excesso de alga vermelha, mas elas voltam. Há uns meses atrás usei redslime mas elas voltaram depois de algum tempo.
O foto período não é grande 6h de HQI 150W (Hamilton) e 8h de 2 T5 actinica.
Essa nata tem a ver com o excesso de alga? Não consigo entender o que estaria errado.
- marcos_matiazzi
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: mmatiazzi
Re: Nata na superfície
Ricardo , a nata na superficie provavelmente não esta ligado tão direto ao crecimento das algas.
quanto a nata o que vc pode fazer é colocar uma bomba de circulação virada mais pra cima, dessa maneira ela quebra a tensão da agua e dispersa essa nata.
As algas vermelhas deve ser ciano que mudando o que disse acima esta ligado ao problema de circulação, normalmente essa alga aparece em locais onde a circulação é muito fraca.
passa o tamanho do seu aqua e o que utiliza na circulação interna.
boa sorte.
quanto a nata o que vc pode fazer é colocar uma bomba de circulação virada mais pra cima, dessa maneira ela quebra a tensão da agua e dispersa essa nata.
As algas vermelhas deve ser ciano que mudando o que disse acima esta ligado ao problema de circulação, normalmente essa alga aparece em locais onde a circulação é muito fraca.
passa o tamanho do seu aqua e o que utiliza na circulação interna.
boa sorte.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
a nata na superficie impede a troca gasosa, vc deve rever a caida do overflow, ela não pode ser em forma de grade e sim em forma de pente, a ciano pode estar se formando por causa disso tb, procure limpar o skimmer a cada 2 dias, e aumentar a circulação e diminuir a oferta de alimento.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Italo Bozzola Filho
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Italo
O Matias já disse tudo !!! Boa sorte
E-mail: i.bozzola@terra.com.br
O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!
O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!
O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!
O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!
- Ricardo Rallo

- Apelido: Ricardo
Fala Matias, melhorou?
Explica melhor por favor, a colméia no overflow não é indicada? É melhor colocar uma grade em formato de pente?
Explica melhor por favor, a colméia no overflow não é indicada? É melhor colocar uma grade em formato de pente?
Ricardo Rallo
Indaiatuba - SP
Indaiatuba - SP
- Andre Varella
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Varella
A colméia tem uma parte na horizontal, e muitas vezes isso impede a descida da nata para o sump.... quando ocorre do nível ficar bem rente a esta parte horizontal da grade.... por isso que o melhor é como um pente mesmo... tudo na vertical....
- Ricardo Rallo

Obrigado André, agora entendi o detalhe da "rebarba", vou olhar aqui como a coisa está funcionando...
Ricardo Rallo
Indaiatuba - SP
Indaiatuba - SP
-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
Ricardo,
aqui aconteceu isso,
reforcei a circulação e diminui o uso da vodka,
voltou ao normal
abs
aqui aconteceu isso,
reforcei a circulação e diminui o uso da vodka,
voltou ao normal
abs
-
Ricardo Tolosa

- Apelido: Ric
Meu aqua tem 215L total (com sump ) bruto. No display tem 144L mas acho que dá uns 90L descontando RV e substrato.
Uso como recalque uma Via aqua de 3600L e como circulação 2 Seio M620.
Acho que a circulação esta OK, uma das Seio esta direcionada para a superfície.
Posicionei as bombas e o recalque para ter uma boa "varredura" do substrato e acho que consegui. Meus corais moles e lps estão no substrato e os coitados estão sofrendo com a circulação..........
Vou tentar seguir a orientação do Mathias para ver se melhora essa nata.... quanto aos cianos, antes eles formavam aquele veludo negro, que eu retirei com uma escova e usei eritromicina..........esses não apareceram mais mas........essa alga vermelha, suponho seja mesmo ciano, não tem jeito............vou ver se posto uma foto para voces confirmarem para mim.
Agradeço as orientações.
Uso como recalque uma Via aqua de 3600L e como circulação 2 Seio M620.
Acho que a circulação esta OK, uma das Seio esta direcionada para a superfície.
Posicionei as bombas e o recalque para ter uma boa "varredura" do substrato e acho que consegui. Meus corais moles e lps estão no substrato e os coitados estão sofrendo com a circulação..........
Vou tentar seguir a orientação do Mathias para ver se melhora essa nata.... quanto aos cianos, antes eles formavam aquele veludo negro, que eu retirei com uma escova e usei eritromicina..........esses não apareceram mais mas........essa alga vermelha, suponho seja mesmo ciano, não tem jeito............vou ver se posto uma foto para voces confirmarem para mim.
Agradeço as orientações.
- Matias Gomes
- Administrador
Ricardo Rallo escreveu:Fala Matias, melhorou?
já estou bem melhor, graças a Deus, mas é isso mesmo, é melhor uma tipo um pente e não grade de colmeia, é incrivel mas a tenção superficial da água sempre vai bater na grade horizontal e isso impede a descida da sujeira na superficie.
- Ricardo Rallo

Incrível mesmo Matias, tem algum físico aqui pra explicar o motivo da tenção superficial parar na altura da grade horizontal? Vejam, é justamente o que está acontecendo aqui:

Ricardo Rallo
Indaiatuba - SP
Indaiatuba - SP
- Andre Varella
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Varella
Essa foi uma intimação? Sou Físico....
Quer mesmo uma explicação? KKKKK... normalemnte o pessoal já sai xingando quando queremos explicar algo... rsrsrs
Quer mesmo uma explicação? KKKKK... normalemnte o pessoal já sai xingando quando queremos explicar algo... rsrsrs
- Flávio Wyinz
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Zinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Meu overflow é em forma de colméia e abri a válvula da descida de forma a deixar o nível no meio desta colméia. Deu certo a superfície da água fica limpinha.
Abraços.
Abraços.
Veja o tópico do meu Reef:
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
- Gustavo_Merlo

- Apelido: gustavo
- Curtiu: 11 vezes
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Aqui no meu também, a superfície da água tava na altura da parte horizontal da colméia, o que eu fiz pra resolver foi cortar uma tira de 10mm de vidro 3mm e colar na metade da altura da 1 fileira da grade, com isso o nível subiu e chegou no meio do vão, fazendo toda a nata descer pro sump.
abraço.
abraço.
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20
- Matias Gomes
- Administrador
eu acredito que a tenção superficial tenho cerca de 1cm e com isso ela fica sempre na grade horizontal e não deixa a poeira descer.
- Ricardo Rallo

Hehe agora falta a opinião científica do André...
Minha descida está estrangulada pelo registro pois quero evitar aquele som de cachoeira na bota, deu um trabalho pra regular a queda compatível com a vazão do recalque.
Mas parou com 1 cm de altura mesmo...
Minha descida está estrangulada pelo registro pois quero evitar aquele som de cachoeira na bota, deu um trabalho pra regular a queda compatível com a vazão do recalque.
Ricardo Rallo
Indaiatuba - SP
Indaiatuba - SP
- Ricardo Rallo

Hehe agora falta a opinião científica do André...
Ricardo Rallo
Indaiatuba - SP
Indaiatuba - SP
- Fabiano Belezoni
- Moderador

- Apelido: Belezoni
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 71 vezes
Aqui acontece o mesmo!
A "nata" no egggrade e a dificuldade na regulagem do registro de descida!
Resolvi tudo isso melhorando a circulação na superficie!
[]´s
A "nata" no egggrade e a dificuldade na regulagem do registro de descida!
Resolvi tudo isso melhorando a circulação na superficie!
[]´s
Belezoni
Ele chegou!!
Ele chegou!!
- Jorge Hecherat

- Apelido: Jorge
tenho o mesmo problema aqui, mas se direciono a circulação para a superficie ela some, mas o turbilhão acaba puxando bolhas ai fica feio de mais, acho que a melhor saida mesmo é um pente na descida....