Alertado pelo Matias em um post recente, comprei há duas semanas o novo medidor "de bolso" da Hanna para fosfato ("Hanna Checker Phosphate"). Já que estava no site da Premium Aquatics, não resisti e comprei os medidores eletrônicos da Pinpoint para Nitrato e para pH. Recebi tudo ontem e testei em meu aquário, no quarentena só com RV e a água zerada de TPA com DI e RedSea Coral Pro, comparando com os testes da Elos e TropicMarin, que uso.
Bom, em resumo, esses testes de cores realmente não têm nada a ver em termos de exatidão... E olha que é Elos... Lá vão os resultados:
- Hanna Checker Fosfato: foi impressionante a diferença do Elos. Este indicava 0,1 ppm mas o Hanna mostrou que estava na verdade 0,5 ppm, muito acima do aceitável... Testei a água de TPA e outro aquário onde não alimento ninguém e os resultados foram 0,02 e 0,03 ou seja, meu aquário estava alto mesmo. 30 gotas de BlueLife (Lantânio) zeraram esse fosfato...
- Pinpoint Nitrate: o probe tem que ser calibrado em soluções padrão antes, e leva um certo tempo até o valor estabilizar. Resultado: enquanto o Elos indicava 25 ppm, o Pinpoint mostrou realmente a quantidade certa, 54 ppm!!! Recalibrei, testei em outro aquário e realmente tenho que reduzir o rango da turma e aumentar as TPAs...
- Pinpoint pH: esse é conhecido bem, e mais uma vez mostrou a vantagem desses probes. Elos indicando 8,3 e o probe mostrou lá que era na verdade 8,0 compatível com a "nitratada" baixando meu pH...
Em resumo, esses testes de cores são realmente para vc ter uma idéia geral da coisa, e o meio-termo está chegando pela Hanna: o teste dela utiliza um sensor de luz de LED que avalia a intensidade da amostra com reagente, permitindo que o preço fique bem reduzido. Já os testes eletrônicos utilizam tecnologia muito sofisticada e são bem caros mesmo.
Soube que o Hanna Checker de Nitrato está a caminho, e isso é ótima notícia.
É por isso que vemos colegas com aquário cheio de algas mexendo em tudo, dizendo que o "fosfato está zerado, deve ser o magnésio", e nada dá certo. Não dá pq não tem fosfato zerado nenhum, e as algas se fazendo...
Esse teste vai em homenagem a Matias, incansável descobridor de novidades neste fórum...
Abraço

Its not a hobby...its way of life