🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Skimmer Modificado

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: RBazzani
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Skimmer Modificado

#1 Mensagem por Renato Bazzani »

Comprei este skimmer e efetuei algumas modificacoes.

Adaptei 4 bombas para recirculacao e a duvida é o seguinte na entrada de agua tenho duvidas se fiz no lugar certo pois vendo agora seu funcionamento me da a empresao que a agua força o fluxo para baixo. e a droga é que ele nao cabe no meu sump para testar em meu aquario ai resosvi testar fora mais sei que nao é uma boa opcao.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1eNd0ZclD9A[/youtube]

Ja pensei em fazer outro furo ou com cano levar a agua pra baixo do skimmer.
Imagem

Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Apelido: Belezoni
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Skimmer Modificado

#2 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Fale Renato!!
Esse ai é "aquele" skimmer?
Rapaz, nunca vi a entrada de agua dos skimmer proximo ao copo!
Não sei como esta do lado de dentro, mas e se voce tentar colocar um direcionador do lado de dentro para baixo ou para o lado? antes de fazer outro furo!

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#3 Mensagem por Renato Bazzani »

É aquale mesmo.

Entao é que no video realmente esta cruel de ver per dentro tem um cotovelo forçando o fluxo que entra para o lado. Ja coloquei pra baixo mais ficou pior. como disse estava pensando em fazer um prolongamento deste cotovelo com cano pra agua entrar por baixo antes de fazer outro furo.
O que acha??

A burrada maior e nao ter levado no encontro de campinas ai saia com o bixo funcionando.

Abraço
Renato

Vai outro pra ver se ajuda
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aOwVc2AqW8w[/youtube]
Imagem

Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Apelido: Belezoni
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

#4 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Renato,
Teoricamente, abaixar a entrada de aguaé par ajudar as bolhas subirem mais uniforme!
mas como voce falou, prolongue com um pedaço de cano mesmo e se ficar melhor, faz outro furo! Quanto menos angulo (curva) tiver na entrada melhor sera!

[]´s e boa sorte!
Belezoni

Ele chegou!!

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#5 Mensagem por Matias Gomes »

ficou violento rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#6 Mensagem por Renato Bazzani »

po Matias tenho muitas duvidas da violencia
Imagem

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#7 Mensagem por Reinaldo Chen »

Apesar de alto, não acredito que abaixar a altura da entrada de água irá afetar muito o seu skimmer, pois a regra maior dos recirculantes é o fluxo que entra no skimmer é lento . Não causando turbulencia na formação de espuma (pelo video não parece) está tudo bem.
Pode melhorar com um acesso mais livre , com menor resistência, tipo um bico tangencial ao invés do t aberto usado (nos deltec é um cano simples voltado para a lateral a esquerda um pouco mais apontado para baixo que agora para evitar aquela turbulencia para cima no fluxo contra a parede do skimmer (se fosse maior o diametro nem teria esse problema) . Pelo video do skimmer está bem balanceado para as bombas injetoras de ar, vc chegou com isso a 95% de eficiencia do design, qualquer melhoria vai ser por conta dos 95% ...aí é ver se vale a pena o esforço ... mas fez um bom trabalho !

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#8 Mensagem por Renato Bazzani »

Obrigado Reinaldo as suas palavras me deram mas animo para continuar com o umilde projeto.

O bico seria este???
Imagem

Obrigado
Renato
Imagem

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Carlos

#9 Mensagem por Carlos Toledo »

Cara, eu achei que tem muita turbulencia em uma área já muito alta do skimmer.

Essa turbulencia pode comprometer a eficiencia do Skimmer.

Tente realmente deixar a turbulência o mais baixa possível...

Se vc ver um BBKing ou outros skimmers eficientes, as bolhas entram em uma "fila" vertical, logo após o copo estabilizador (a estrutura com furinhos que transforma toda a instabilidade em um movimento vertical puro)

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Quando se busca o skimmer perfeito existem várias possibilidades. Tudo começa com um tubo com passagem de água com diametro correto para que com uma injeção de ar exista um fluxo perpendicular de bolhas.
É correto dizer que um bbk e mesmo um bubble magnus possuem um difusor que reduz a turbulência das bolhas na formação de coluna. É um desenho que vem sendo usado há pouco mais de 3 anos apenas.
Como coloquei, é uma melhoria num processo que vem sendo aprimorado há alguns anos. O trabalho feito é igual ao que se encontra nos deltec ap701 por exemplo, então não dá para dizer que é ruim de modo algum. Sim existe turbulência, mas ela é anulada com a altura do pescoço usada. Implementando o bico exibido, melhora-se o aspecto da turbulência e o skimmer ganha mais um pontinho na eficiência.

Pode-se fazer um difusor dentro do skimmer (mas aposto que vai ser bem dificil ajustar o tamanho do plate, suas aberturas etc),mas o que está sendo feito é de se elogiar pela densidade de bolhas, consistencia delas dentro do tubo e até onde se pode ver no video o tamanho reduzido delas.

Querer comparar um skimmer dyi com um bbk é um pouco exagerado ... é como querer comparar um carro tunado com uma ferrari ou um aston martin ... não tem como . Mas é possivel dizer que o skimmer feito é um daqueles tunning que dá capa de revista e ganha premios... pois o skimmer não tem emendas aparentes, nenhuma falta de acabamento gritante e faz muita bolha... talvez pudesse ser mais economico , mas aí é para uma outra etapa ...

Continue o bom trabalho !

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Fernando

#11 Mensagem por Fernando Duso »

Eu teria feito o furo de entrada um pouco acima do nível de captação das bombas recirculantes, observe que aonde colocou está causando turbulência, está impedindo que o fluxo de bolhas suba com velocidade impedindo a real função das bolhas, que é subir com velocidade e carregar a matéria orgânica e com a entrada no topo você interfere na subida livre das bolhas o joelho cria arrasto tanto na subida da agua quanto na descida.

A agua entrar na parte de baixo como citei acima, assim as bolhas subiriam livres com maior velocidade, eu não usaria bomba pra alimentar o skimmer e sim direto no overflow, outro detalhe que acho que deve ficar atento como as bombas estão praticamente uma apontada pra outra se não tiver um joelho direcionando o jato das bombas se chocara empurrando as bolhas pra todos os lados.
Acho que modificando isso vai trabalhar melhor e render o que você espera, espero ter ajudado o amigo eu tentaria estas modificações se ele fosse meu.

Abraço
Fernando

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#12 Mensagem por Renato Bazzani »

Ola Reinaldo obrigado novamente. Hoje efetuei umas medidas no consumo das 4 sb2000 e minha surpresa é que cada bomba esta consumindo 38.7W cada, isso se deve a tensao da rede aqui em sorocaba que é de 129V medidos com o mesmo Multimetro que medi a corrente de consumo. So ai ja da uma paulada fora a bomba que utilizei para jogar agua dentro do skimmer que nao vou mencionar a marca mais fala que consome 45W e na real esta consumindo 154,8W, vou refazer as medicoes amanha para nao condenar a coitada.
Vou aproveitar a valioza dica do Fernando e pensar com carinho a possibilidade de utilizar o overflow para alimentar o skimmer.
Fernando utilizei o direcionador que vem junto com a SB2000 e posicionei o fluxo das bombas em 45graus mais ou menos pra cima para reforsar a circulacao da bolhas. Vou bater umas fotos dele vazio.

Aguado mais opnioes mesmo porque o danado nao cabe no meu sump.

Abraço
Renato
Imagem

Gilson Franzoni
Apelido: Franzoni
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

#13 Mensagem por Gilson Franzoni »

Renato , não ha problema algum com a entrada de agua como esta , eu deixaria assim,agora se voce conseguisse bombas que consumissem menos... seria o ideal... A proposito a entrada de agua no Deltec APF600 por exemplo é bem acima da bomba circuladora...A proposito de novo, se voce conseguisse 2 bombas AQUABEE para este teu skmer não precisaria mais nada.................

Pedro Augusto
Apelido: Pedro Augusto

#14 Mensagem por Pedro Augusto »

Renato, essa questão de consumo exageradamente maior que o indicado nas bombas é um problema sério.
Vi que você não disse o nome da outra bomba, que joga água pro skimmer, mas dá pra ver pelo primeiro vídeo que é uma viaaqua, só não sei o modelo.
É um exagero a margem de diferença da indicação pro quanto ela consome realmente.
Isso me preocupou, pois tenho uma viaaqua também, só que diz consumir 30w, um pouco mais fraca que a sua, mas que deve consumir um absurdo de energia, além de esquentar demasiadamente a água.
Vou procurar trocar.

Abraço.

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#15 Mensagem por Renato Bazzani »

Olha Predro realmente é uma viaaqua que eu estava utilizando no meu aquario e retirei ja faz um bom tempo. Ja refiz as medicoes e realmente é isso mesmo o consumo esta la em sima. O duro é que tenho uma VA4900 que vou medir tambem para comparar com esta.
Ha realmente esta bomba esquenta mesmo.

Abraço
Renato
Imagem

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#16 Mensagem por Matias Gomes »

no minimo deve ser isso que estou gastando uma fortuna de luz, elas marcam uma coisa e na verdade é outra.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#17 Mensagem por Robson Sandrini »

Matias Gomes escreveu:no minimo deve ser isso que estou gastando uma fortuna de luz, elas marcam uma coisa e na verdade é outra.

Mas... mas... mas... por que raios isso acontece? Como um aparelho que deveria consumir x consome mais de 3x? Não entendi a interação com a rede elétrica. Isso pode acontecer com qualquer aparelho então? Geladeiras, chuveiros, aquecedores e chillers?

Pedro Augusto
Apelido: Pedro Augusto

#18 Mensagem por Pedro Augusto »

Robson Sandrini escreveu: Isso pode acontecer com qualquer aparelho então? Geladeiras, chuveiros, aquecedores e chillers?

Pode ter certeza que sim.

Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Varella
Recebeu Curtir: 1 vez

#19 Mensagem por Andre Varella »

Uma tensão mais elevada não faz com que o aparelho consuma mais.... qualquer aparelho pode vir a consumir mais do que o indicado, mas o motivo não é uma tensão da rede maior.
No caso das bombas, a potência descrita refere-se a uma condição ideal, sem carga sobre ela, ou seja, sem turbulências, pressão de água (bomba submersa) ou qualquer outra variância, além é claro de variações inerentes a diferenças do projeto no ato da fabricação.
É de se epantar que a diferença seja tão grande......

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#20 Mensagem por Renato Bazzani »

Olha Andre o meu intuito era avaliar meu skimmer ai fui medir as SB2000 que diz consumir 30W e medindo a corrente de consumo e a tensao sabemos qual a potencia de consumo das SB´s nao derao muita diferença provavelmente por calsa das condicoes mencionadas por voce e o aumento da tensao tambem faz parte do calculo. Agora as Viaaqua que foram a surpresa.

VA-2600
Etiqueta-------------Real (Medidos com Multimetro)
110-120V------------129V
45W-----------------??? --> 161W Calculo V x A = W
0,40A/0,37A---------1,25A

Como tenho uma VA4900 aproveitei e fui conferir.

Etiqueta-------------Real (Medidos com Multimetro)
110-120V------------129V
125W----------------??? --> 246W Calculo V x A = W
1,13A-1,04A---------1,91A

Como foi falado acima nao quero condenar estas bombas amanha vou fazer as medicoes com um Fluke 8840A que tem muito mais precisao que o Multimetro utilizado.

Abraço
Renato
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”