meu aquário está perto de completar 1 ano de montado e em seu quarto mês introduzi uma anêmona BBT. Durante 3 ou 4 meses ela se mostrou bonita (apesar de bem esbranquiçada devido a perda das zooxantelas).

Procurei fazer sempre como recomendado por vários amigos mais experientes com esses animais, alimentei-a com pedaços de camarão congelado e sempre que colocava cyclope eeze no aqua, dava um pouco direto na boca da anemona.
Depois desse tempo, começou a acontecer algumas coisas estranhas. A anêmona parou de se abrir como na foto, encolheu totalmente. Abria pouco... cada vez menos... até passar a abrir apenas num diâmetro próximo ao de uma moeda de 1 real. Depois de mais algum tempo, a situação pareceu piorar. Além de abrir pouco, os tentáculos não saíam. Ela ficava lisa, sem sinal dos tentáculos. Achei que pudesse ser algum problema ligado a iluminação e retirei as RVs para removê-la com cuidado e passar para um local mais alto, perto da luz. Não melhorou em nada...
Conversei com várias pessoas e muitas delas indicaram um mesmo possível problema, a perda das zooxantelas. Quando a comprei, a empresa de entrega atrasou 3 dias e meio para entregar a mesma e isso deve ter causado a perda das mesmas. Enfim, seguindo recomendações dos amigos, passei a alimentá-la com maior frequência. Até hoje continuava fazendo isso para tentar recuperá-la. Hoje ela está se abrindo mais do que anteriormente, mas ainda longe de atingir o tamanho de antes... e os tentáculos aparecem, mas pequenos, do tamanho de grãos de arroz mais ou menos (as vezes ficam um pouco maior... muito pouco mesmo)
A uma semana comprei mais uma BBT e desta vez o envio foi no prazo. Ela chegou com uma cor linda... aclimatei de forma cuidadosa, fazendo gotejamento e tudo mais que se faz necessário. Nos 2 primeiros dias... era uma andarilha, foi, voltou, foi de novo... até que escolheu o lugar dela no aqua. Não saiu mais.
Tudo bem até aí... mas assim como a antiga anêmona, ela não está se abrindo totalmente e os tentáculos ficam do mesmo tamanho da outra... bem pequenos!
Não sei o que pode ser o problema, gostaria da opinião dos amigos aqui do fórum para tentar resolver. Meus parâmetros estão ok... amonia, nitrito zerados... nitrato permanece zerado a maior parte do tempo, as vezes sobre um pouco e chega a 5 ou 10 ppm (raramente)... fosfato oscila entre 0 e 0.25.
Todo o resto está ok... pH, KH, cálcio, magnésio, etc... temperatura controlo com chiller. Estou frustrado com isso, pois não consigo descobrir o que pode ser...
Agradeço desde já se alguém puder me ajudar a tentar resolver o caso.
Grande abraço a todos!
PS: não tenho fotos da situação atual da anêmona... mas vou tentar tirar hoje e posto aqui mais tarde.