olá, como tá indo o projeto?
Eu gosto muito de botas externas, mas nao eh legal furo no vidro.
Uma saída que acho muito interessante eh 6to 7mo com botas externas em baixo do aquario, uma para retorno, uma para overflow e outra para ladrão, ví apenas um contruído assim, e varios com só duas botas uma para overflow e outra ladrão, A subida, um cano apenas passando por cima da trazeira. assim vc evita qualquer furo nos vidros, os vidros furados sao apenas nas botas, de facil subistituiçao caso haja necessidade!
O Ladrão, para quem quer evitar um transbordamento por qualquer motivo a longo prazo eh exencial!!
E vc pode evitar as travas superiores tb, os aquarios ficam lindos, parecendo apenas uma caixa de vidro!
Segue umas imagens:
Aquario do colega Glauter_Ramos :

Um projeto do colega Walmyr buzatto:

Aqua do colega Marcio melchior, ele soh mandou cortar os vidros, de resto fez tudo até o movel!
Mas ele usa a subida por cano e soh duas botas:

Mais um desenho do colega e amigo Walmyr:
Esse com 3 botas, tenho esse desenho em skatchup da google! em 3 dimensoes e tals, é um projeto que o walmyr desenhou, com o movel, frente do vidro curvo que o cunhado dele parece que vai fabricar, muuuuito legal!! pode dar umas ideias, se quiser é soh falar! O desenhista jah colocou como domínio publico!!

O caso do vidro é que um corte para o furo pode causar, em diversos pontos onde pode haver um ponto de tensão entre graos, já que o vidro eh resfriado muito rapidamente, uma micro trinca, que pode aparecer em 1, 2 ou 5 anos, mas com certeza vai aparecer! e necessitar manutençao, nesse caso, mais a lapidaçao dos vidros, esse risco diminui muito... existem aquarios do colega Basso beem antigos feitos assim, e estao lá, firme e forte!
Grande Abraço, espero que de pra tirar umas idéias!