Bom, como eu nunca tive um peixe de água salgada, eu nunca dei um banho de água doce num deles. Nas pesquisas que fiz na net sobre tratamentos (meus livros estão muuuito desatualizados, percebi ontem) que envolvem água doce em habitantes marinhos vi métodos com tempos diferentes. Num artigo científico de pesquisadores japoneses (2009) houve aumento da taxa de reinfestação em peixes expostos a banhos de água doce durante dois minutos. Tá bom, tempo insuficiente (tem mais dois artigos similares na mesma publicação). Então o resultado foi reflexo da metodologia escolhida.
Encontrei métodos que orientavam banhos de 5 a 10 minutos, outros com o mesmo tempo só que feito durante vários dias, outros que orientavam o banho antes da aclimatação do peixe. Lendo material de fóruns encontrei relatos de estresse (visível e agudo), piora da infestação e morte. Li relatos de sucesso também. A letalidade do método é osmose básica. As células do parasita se enchem de água e se rompem. Mas parasitas protegidos pelo muco do peixe não são afetados. E se vc tira o peixe do reef, deixa no banho e o recoloca no reef, ele volta a virar hospedeiro do parasita que se encontra no reef (vc só matou os parasitas do peixe). O procedimento todo deixa o peixe mais estressado (debilitado?), aumentando as chances de reinfestação.
Acho o método limitado. Poucos usam aquário hospital então o banho padrão é: tirar o peixe doente do reef (captura estressante), colocar na água doce previamente tratada com o máximo possível de parâmetros igualados (minutos estressantes nos quais parasitas *não protegidos pelo muco* morrerão), devolver o peixe pro reef, onde esse naso do tópico, por exemplo, reencontrará as tais planárias. As lesões prévias no tecido do peixe facilitam a reinfestação e são portas abertas para a instalação de outros tipos de parasitas, para um peixe mais debilitado do que há 5, 10, 15 minutos atrás.
Tomando vários cuidados na aclimatação de peixes previamente sadios já corremos o risco de perdê-los, imagine em peixes já parasitados. Independente do processo de tratamento escolhido, todos terão fatores estressantes (debilitantes) e limitações. Mas esse método, particularmente, não me agrada. Não é crítica a quem faz, é mera leitura dos motivos que não me levam a fazê-lo.
[]´s
R.
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Urgente - Ajuda na identificação de Doença
-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
-
Gustavo Ramalho
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: gustavoramalho
Re: Urgente - Ajuda na identificação de Doença
Bem fiz o banho ontem no final do dia e foi tudo bem, o peixe ficou 3 minutos na agua doce.. achei até estranho pq tinham me dito que ele iria afundar e o meu ficou nadando no balde, até testei a densidade depois pra ter certeza ehehe, o peixe voltou pro aquario e já saiu pra comer nori, parecia que nem tinha feito nada com ele, continua tranquilo vem comer na mão, e tá comendo muito bem, quanto as manchas ainda não sumiram mas tb não esperava que de um dia pro outro ele estivesse 100% mas aparentemente já está melhor, se precisar amanha vou dar novo banho, seguindo a recomendação do Ricardo que era de 3 banhos. Vou postando evoluções e depois que descobrir o nome da doença eu coloco aqui.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
temperatura é bom que seja a mesma tb rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
-
Gustavo Ramalho
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: gustavoramalho
Melhorou sim, eu ainda tenho mais um banho pra fazer mas o naso tá bem melhor.
- VESDEL
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: VESDEL
Poe uma foto do peixe após os banhos para comparar as manchas...
Se o aquarismo for realmente um vício dele quero morrer de overdose ! ! !