Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Briópsias - Estou perdendo essa guerra!!
-
Leandro Rodrigues
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Leandro
Briópsias - Estou perdendo essa guerra!!
Pessoal, a uns 2 anos atrás fiz a encomanda de equipe de limpesa e na concha de uma Astrea veio uma mudinha de Briópsia.
Como eu não sabia que era Briópsia, deixei na concha.. De lá pra cá virou infestação... Fiz várias remoções manuais, tirei RVs infestadas.. Isso diminuia mas não resolvia.
Aumentei o magnésio mas nada feito.
Hoje devo ter tirado quase 1kg dessa maldita alga.
Bom, como a batalha já está praticamente perdida e vou desmontar meu tanque em breve, gostaria de uma dica de como transferir os corais com a menor quantidade possível dessa alga.
Percebi que ela não se incrusta nos corais, mas sim nas RVs.
Seria a melhor solução picotar todos os corais, sacrificando sua base que está cicatrizada na base?
Apenas lembrando que vou desmontar, transferir os corias para um tanque de um amigo e depois montar um novo.
Abraços
Leandro
Como eu não sabia que era Briópsia, deixei na concha.. De lá pra cá virou infestação... Fiz várias remoções manuais, tirei RVs infestadas.. Isso diminuia mas não resolvia.
Aumentei o magnésio mas nada feito.
Hoje devo ter tirado quase 1kg dessa maldita alga.
Bom, como a batalha já está praticamente perdida e vou desmontar meu tanque em breve, gostaria de uma dica de como transferir os corais com a menor quantidade possível dessa alga.
Percebi que ela não se incrusta nos corais, mas sim nas RVs.
Seria a melhor solução picotar todos os corais, sacrificando sua base que está cicatrizada na base?
Apenas lembrando que vou desmontar, transferir os corias para um tanque de um amigo e depois montar um novo.
Abraços
Leandro

- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Briópsias - Estou perdendo essa guerra!!
Leandro de preferencia arranque as bases e deixe apenas os corais, as rvs vc vai precisar clorar tudo esterilizar mesmo, se quiser manter a base vai precisar raspar com uma faca bem raspado e depois queimar com kalk ou cloro o local onde ela estava tomando cuidado para não molhar o coral.
um amigo venceu a batalha usando um reator de fosfato, vc já tentou?
um amigo venceu a batalha usando um reator de fosfato, vc já tentou?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Leandro Rodrigues

- Apelido: Leandro
Fala Matias,
Por causa delas comprei um reator de Fosfato, realmente ajudou, mas a mídia já deve ter vencido e elas voltaram com tudo.
O problema de removê-las é que se fragmentam muito gerando novas colônias.
Eu realmente vou matar todas as minhas RVs, pois além das Briópsis tem ainda alguns focos de Aiptáceas.
Minha idéia é ter um tanque de quarentena no novo Reef, e tudo que comprar, quarentenar ou centevintenar se for o caso...
Penso em cada muda que fazer, observar com uma lupa, uma a uma. Mas se encontrar, apenas raspar não garante que sairam totalmente, será um risco, mas vou tentar...
Pensei nesse esquema do Kalk... Mas acho que nessa altura com campeonato, não vale o esforço... Por sorte as Briópisias não se impreginam nos caules dos SPS, mas os Zoantus terão que ser sacrificados...
Valeu...
[]'s
Leandro
Por causa delas comprei um reator de Fosfato, realmente ajudou, mas a mídia já deve ter vencido e elas voltaram com tudo.
O problema de removê-las é que se fragmentam muito gerando novas colônias.
Eu realmente vou matar todas as minhas RVs, pois além das Briópsis tem ainda alguns focos de Aiptáceas.
Minha idéia é ter um tanque de quarentena no novo Reef, e tudo que comprar, quarentenar ou centevintenar se for o caso...
Penso em cada muda que fazer, observar com uma lupa, uma a uma. Mas se encontrar, apenas raspar não garante que sairam totalmente, será um risco, mas vou tentar...
Pensei nesse esquema do Kalk... Mas acho que nessa altura com campeonato, não vale o esforço... Por sorte as Briópisias não se impreginam nos caules dos SPS, mas os Zoantus terão que ser sacrificados...
Valeu...
[]'s
Leandro

-
Ricardo Hesse

- Apelido: Hesse
- Curtiu: 2 vezes
Oi...estou com essa praga...e é uma alga muito difícil de tirar.

Ela é tão resistente que qdo vou arrancar a rocha vem junto. Estou pensando em por um baianus pra ver se ele acaba com elas.
Abraço

Ela é tão resistente que qdo vou arrancar a rocha vem junto. Estou pensando em por um baianus pra ver se ele acaba com elas.
Abraço
- Daniel Torres
- Diplectrum formosum

- Apelido: DANIEL
káraca, vc tem tangs no aqua?
NÃO DEIXES VENCER PELO MAL, VENCEI O MAL COM O BEM
- Matias Gomes
- Administrador
Daniel essa alga os peixes não costumam comer.
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Uma vez peguei um pacote de corais (já colonias) com um amigo que estava abrindo espaço no reef.
Vieram com vários focos, questão de 15 dias, desapareceram todas. o culpado ? Powder Blue + equipe de limpeza (carregado) + fosfato zero.
Quando o Matias conheceu o reef ainda comentei com ele, para mim, foi a primeira vez que vi um tang comer dessas algas.
Leve apenas os corais, deixe as bases e clore todas rochas que ficarem (inclusive o substrato). Deixe de molho em uma solução de cloro por uns 3 dias, depois enxague bem e deixe no sol mais uns 3 dias, ai voce pode guarda-las até remontar o reef.
Vieram com vários focos, questão de 15 dias, desapareceram todas. o culpado ? Powder Blue + equipe de limpeza (carregado) + fosfato zero.
Quando o Matias conheceu o reef ainda comentei com ele, para mim, foi a primeira vez que vi um tang comer dessas algas.
Leve apenas os corais, deixe as bases e clore todas rochas que ficarem (inclusive o substrato). Deixe de molho em uma solução de cloro por uns 3 dias, depois enxague bem e deixe no sol mais uns 3 dias, ai voce pode guarda-las até remontar o reef.
Gilson Franzoni
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Franzoni
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 8 vezes
Ja tive infestaçao desta praga e confesso que perdi a guerra, embora livros americanos citem tags que a comem, nunca vi nenhum comer.... ´realmente uma praga de dificil controle, o ideal é evitar que chegem ao aq..
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
Sempre que ouvi dizer que estas algas não tem nenhum predador....
Mas tudo pode acontecer né!!! hehehehe
Mas tudo pode acontecer né!!! hehehehe
Its not a hobby...its way of life-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
Fala Galera,
ontem fui a palestra do julian splung,
e conforme ele não ha relação em aumentar o magnésio para exterminar as briopsias.
abs
ontem fui a palestra do julian splung,
e conforme ele não ha relação em aumentar o magnésio para exterminar as briopsias.
abs
Editado pela última vez por Ronaldo Ribeiro em 12 Jul 2009, 15:46, em um total de 1 vez.
-
Rafael A. Gregati
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: rafael
eu tenho isso ai, veio entre os zoanthus.
O duro é que coloquei estes zoantus com o reef ainda em maturação, daí já viu. O foco ficou bem intenso, na fase das algas descontroladas, mas nao se espalhou (ainda). Comecei a dosar magnesio líquido e o nano estabilizou legal, elas atualmente estão fracas e palidas. A cada TPA eu arranco com uma pinça enquanto vou sifonando (nao deixo nada boiando), trabalho de presidiário, ta doido, mas acho que estou controlando. Quem tem isso, saiba que nunca vai eliminar, mas como no meu caso podemos controlar e aprender a conviver com elas. Peixes não comem.
Aqui não tenho peixes, nao adiciono ração nem nada, e a agua que entra é destilada. Isso ajuda bastante, já que nao tenho nenhum tipo de alga no nano (exceto esse foco ai).
Estarei montando um novo nano em breve, e confesso que nao colocarei NADA deste nano nele, mesmo vendo que nao tem. Ficarei esperto tambem com novas aquisições, olhar com lupa e deixar em um aquario cheio de fostafos e luz forte pra ver se isso "surge".
Praga das brabas.
quando surgiram:

atualmente está assim:

O duro é que coloquei estes zoantus com o reef ainda em maturação, daí já viu. O foco ficou bem intenso, na fase das algas descontroladas, mas nao se espalhou (ainda). Comecei a dosar magnesio líquido e o nano estabilizou legal, elas atualmente estão fracas e palidas. A cada TPA eu arranco com uma pinça enquanto vou sifonando (nao deixo nada boiando), trabalho de presidiário, ta doido, mas acho que estou controlando. Quem tem isso, saiba que nunca vai eliminar, mas como no meu caso podemos controlar e aprender a conviver com elas. Peixes não comem.
Aqui não tenho peixes, nao adiciono ração nem nada, e a agua que entra é destilada. Isso ajuda bastante, já que nao tenho nenhum tipo de alga no nano (exceto esse foco ai).
Estarei montando um novo nano em breve, e confesso que nao colocarei NADA deste nano nele, mesmo vendo que nao tem. Ficarei esperto tambem com novas aquisições, olhar com lupa e deixar em um aquario cheio de fostafos e luz forte pra ver se isso "surge".
Praga das brabas.
quando surgiram:

atualmente está assim:

Abraços
- Marco Correa

- Apelido: Marquinho
- Data de Nascimento: 09 Ago 1981
Fala Leandro,
Caramba...
Eu não sabia que BRIÓpsias eram tão terríveis assim....
Que guerra...
Boa sorte na sua luta....
Abraço,
Marquinho
Caramba...
Eu não sabia que BRIÓpsias eram tão terríveis assim....
Que guerra...
Boa sorte na sua luta....
Abraço,
Marquinho
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302
-
Rafael A. Gregati

Marco, acho que muito pior do que Aiptasia e planária juntos! 
Abraços
- Douglas Pacifico
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Douglas
- Data de Nascimento: 01 Jun 1980
- País: Alemanha
Eu também achava que planária e aiptásias eram as piores pragas (além dos red bugs e white bugs), tive todos estes, mas nada se compara ís briópsias, que tenho agora.
Estou tentando o método do Magnésio, depois de muita briga em vão. Tenho outra teoria levantada recentemente, quero a opinião e informações dos colegas que relataram acima que também tem a praga: qual a sua iluminação (lâmpadas, fotoperíodo e idade das mesmas)?Grato!
Estou tentando o método do Magnésio, depois de muita briga em vão. Tenho outra teoria levantada recentemente, quero a opinião e informações dos colegas que relataram acima que também tem a praga: qual a sua iluminação (lâmpadas, fotoperíodo e idade das mesmas)?Grato!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com
dougpacifico@gmail.com
-
Rafael A. Gregati

aqui uso no pico 2 PL de rosca de 30W 6500K novas + 1 fluo phillips aquacoral 15w MUITO velha, do meu nano antigo (só pra "azular" o visual). Tudo acende as 8 da manha e apaga as 8 da noite, 1 timmer analogico só.
Abraços
- Júnio Melo
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Junio
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Briopsis pra mim é a pior de todas as pragas, pois se alimenta daquilo que temos em todo aquário. Luz! Mesmo com baixos níveis de nitrato e fosfato, ela acaba vingando. Eu desmontei meu aquário antigo que tinha bryopsis e não usei nada dele no novo. Nem uma rochinha nem substrato. Os corais, tem que cortar a base e jogar fora. Pra não arriscar. Cuidado também com a água que vai no saquinho, pois pode conter esporos.
Pra ter mais segurança, o ideal é todo coral que pegar, retirar a rocha em que veio e colar em outra do seu aquário.
Pra ter mais segurança, o ideal é todo coral que pegar, retirar a rocha em que veio e colar em outra do seu aquário.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.
-
Gil Tavares
- Diplectrum formosum

- Apelido: Gil
Fala galera,
Tive alguns focos dessa maldita.
Arranquei o mais próximo da base de fixação, depois desliguei a circulação e coloquei uma pasta de kalk em cima das partes que ficaram presas nas rochas, deixei sem circulação por uns trinta minutos.
A maioria morreu, ainda restaram algumas, mas como o calcio aumentou muito, estou esperando uns dias para fazer novamente.
Tive alguns focos dessa maldita.
Arranquei o mais próximo da base de fixação, depois desliguei a circulação e coloquei uma pasta de kalk em cima das partes que ficaram presas nas rochas, deixei sem circulação por uns trinta minutos.
A maioria morreu, ainda restaram algumas, mas como o calcio aumentou muito, estou esperando uns dias para fazer novamente.
- Alex Wardog

- Apelido: Wardog
Saum pragas horriveis....ja vi muita gente desmontado por causa delas!!
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- Contato:
Uma vez peguei um carpete de caulerpa muio lindo, coloquei no aquario e ficou a coisa mais bacana do mundo! Mas veio essa porcaria no meio! Não pensei duas vezes....lixo! Joguei tudo fora!!
Com essa alga não da pra brincar e o pior de tudo é que só um pedacinho dela vagando pelo aqua é suficente para aumentar o foco!
Então cuidado na hora de arrancar! Vc pode só estar transplantado!!
Abraços
Com essa alga não da pra brincar e o pior de tudo é que só um pedacinho dela vagando pelo aqua é suficente para aumentar o foco!
Então cuidado na hora de arrancar! Vc pode só estar transplantado!!
Abraços
Its not a hobby...its way of life- Matias Gomes
- Administrador
no mar eu só vejo essa alga em locais sombreados, e até hoje só vi umas 2 vezes.