🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Márcia Shiguemi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 78
Registrado em: 26 Jul 2011, 11:50
Apelido: Shiguemi
Data de Nascimento: 30 Out 1982
Cidade: Jundiaí / São Paulo
País: Brasil
Localização: Jundiaí / São Paulo

Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#1 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Boa tarde amigos do fórum.
Estou com um filhotinho de ocellaris laranjinha(é o meu 4º ocellaris) em meu 4º aquário marinho.
Atualmente ele vive em um nano de 130l com corais softs e um ocellaris black. O amigo dele (black) está ótimo e cresce a cada dia. Mas ele (o laranjinha) não se desenvolve como o outro ocellaris. Ele se alimenta, nada até que relativamente bem, é espertinho.
Mas suas fezes apresentam aspecto em fio esbranquiçado e eu não sei o que ocorre com ele, essa falta de desenvolvimento do meu pequeno filho.
Seriam vermes intestinais?
Estou alimentando-o com ração New Life Thera +A e spirulina super forte da Tropical.

Aguardo sugestões!
Menina tbm constrói AQUA 235l + FILTRO INTERNO
viewtopic.php?f=36&t=9789

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#2 Mensagem por Alex Zabalia »

Márcia Shiguemi escreveu:Boa tarde amigos do fórum.
Estou com um filhotinho de ocellaris laranjinha(é o meu 4º ocellaris) em meu 4º aquário marinho.
Atualmente ele vive em um nano de 130l com corais softs e um ocellaris black. O amigo dele (black) está ótimo e cresce a cada dia. Mas ele (o laranjinha) não se desenvolve como o outro ocellaris. Ele se alimenta, nada até que relativamente bem, é espertinho.
Mas suas fezes apresentam aspecto em fio esbranquiçado e eu não sei o que ocorre com ele, essa falta de desenvolvimento do meu pequeno filho.
Seriam vermes intestinais?
Estou alimentando-o com ração New Life Thera +A e spirulina super forte da Tropical.

Aguardo sugestões!



ja tentou alimentar com artemia ? artemia é muito rica em gordura, pode ate adicionar o Garlic nas artemias e dar para os peixes, se for algum parasita, logo sai

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#3 Mensagem por Robson Sandrini »

Márcia Shiguemi escreveu:Seriam vermes intestinais?

É possível. O tratamento de escolha seria metronidazol.

Luciano Fukunaga
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#4 Mensagem por Luciano Fukunaga »

Alex: Penso que esperar o "possível verme" não irá solucionar o problema. Ele ainda estará infectado...
Robson:Qual seria o posologia para o metronidazol?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#6 Mensagem por Robson Sandrini »

Luciano Fukunaga escreveu:Robson:Qual seria o posologia para o metronidazol?

Pra parasita interno são 100 mg por colher de sopa de comida [ração, patê congelado]. Geralmente o tratamento vai de 7 a 10 dias mas o Furlati e a esposa trataram 2: um deles teve cor das fezes normalizadas e diminuição do tamanho da barriga no terceiro dia [mas morreu numa troca prum aqua hospital maior], o segundo teve 5 dias de tratamento e, até onde sei, nunca mais teve os sintomas [fezes brancas, barriga inchada].

Avatar do usuário
Leticia Martins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2013, 20:03
Data de Nascimento: 17 Jan 1988
Cidade: Americana-SP
País: Brasil

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#7 Mensagem por Leticia Martins »

Robson, o segundo (black) está muito bem.

Márcia.
Há quanto tempo o peixe está assim?
Quanto antes você começar o tratamento com o metronidazol melhor.
No tratamento nós perdemos um dos ocellaris, mas acreditamos que tenha sido pela troca para um aquario hospital maior.
Já o ocellaris black se recuperou muito bem, tiramos ele do aquario hospital no quinto dia (dia que o 1º ocellaris começou a ficar ruim, ficamos com medo dele morrer durante a noite e os níveis de amonia subirem muito), então como ele já estava melhor decidimos voltar pro aqua principal e ele está bem, sem qualquer sintoma de verme.

Abraços
Letícia

Avatar do usuário
Márcia Shiguemi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 78
Registrado em: 26 Jul 2011, 11:50
Apelido: Shiguemi
Data de Nascimento: 30 Out 1982
Cidade: Jundiaí / São Paulo
País: Brasil
Localização: Jundiaí / São Paulo

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#8 Mensagem por Márcia Shiguemi »

Ramon, Robson e Letícia, mto obrigada pela ajuda! icon_iCo01
Após chegar de viagem, começou a luta para comprar o metronidazol (remédio controlado). Após exaustivas tentativas, eu e o Luciano conseguimos. icon-aplauder
Nosso pequeno filho está em um aqua hospital e come bem a ração com medicamento.
Está no 4º dia de tratamento e não vejo melhoras. icon_frusty
Ele é bem ativo, se alimenta ferozmente. Mas ainda continua com a barriga inchada e fezes em fio (agora não mais brancas, está marrom)
O tratamento via diluição na água do aqua hospital não seria mais efetivo?
Lembrando que é um pequenino ocellaris, um bebê ainda.

Abraços!
Márcia
Menina tbm constrói AQUA 235l + FILTRO INTERNO
viewtopic.php?f=36&t=9789

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#9 Mensagem por Robson Sandrini »

Márcia Shiguemi escreveu:O tratamento via diluição na água do aqua hospital não seria mais efetivo?

Não. Diluição do medicamento na água é indicada pra parasitas externos [ictio, Amyloodinium, Brooklynella etc] porque a medicação entra em contato direto com o parasita. Para parasitas internos, o contato direto se dá quando a medicação chega no intestino junto com a comida. Quando a gente coloca direto na água eles sempre acabam engolindo uma quantidade da medicação [junto com água] mas tem que usar uma dose bem maior e os efeitos colaterais e probabilidade de morte são maiores. Só tome dois cuidados: não permitir hipossalinidade [aumenta o inchaço da barriga] e fique de olho na amônia. Alimente o máximo possível. Se as fezes se normalizarem é um bom sinal, não interrompa o tratamento.

Luciano Fukunaga
Usuário Comercial
Mensagens: 200
Registrado em: 08 Mai 2012, 11:54
Apelido: A1B2C3D4
Data de Nascimento: 14 Ago 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#10 Mensagem por Luciano Fukunaga »

Pessoal, aqui é a Márcia, usando o login do meu noivo Luciano.
Estou passando para agradecer toda ajuda e dizer que meu filhote está recuperado.
Segui o tópico indicado pelo Ramon e o tratamento durou 8 dias.
A barriguinha diminuiu, fezes com coloração e textura normais e a cor do peixinho, está bem mais chamativa. icon_yes
No meio do tratamento ele começou a recusar as rações com medicamento, então apelei para os patês e funcionou. icon_assobiando
Eu demorei a acreditar, mas o tratamento é muito eficaz!
Ele já voltou para o aquário principal e está muito feliz.
Obrigada a todos, de todo o coração, sem vocês, com certeza o teria perdido! icon_clap
Obrigada especial ao Robson, por divulgar o seu conhecimento, por seu desprendimento em nos ajudar, esclarecer nossas dúvidas com tanta humildade que é até difícil achar um adjetivo para o elogiar! icon_iCo01

Abraços!
Márcia Shiguemi

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#11 Mensagem por Radagast »

Opa! Boas notícias!

Parabéns! E legal vc colocar aqui, outros desesperados podem salvar peixes doentes com o seu post.

Boa sorte!

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#12 Mensagem por Robson Sandrini »

Márcia, parabéns! Esse é o aspecto mais gratificante de participar do fórum, pra mim: orientar um tratamento a distância e o[a] aquarista, do outro lado da tela, ter paciência, controle e dedicação suficiente pra ter sucesso. O crédito é de vocês por reconhecerem a necessidade do tratamento e se empenharem na recuperação do bicho. icon_iCo01

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Ocellaris com fezes "em fio" e não se desenvolve

#13 Mensagem por Andrés Segal »

Robson, é muito legal esta sua modestia, mas eu posso dizer que voce foi uma das melhores aquisições para o time de moderadores do forum Brasilreef que eu pude presenciar... parabens pela sua paciencia e vontade de ajudar.
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”