Pessoal tomem cuidado com comentários erroneos ou desnecessários energia eletrica mata

rsrsrs.
A resposta a maioria das vezes não é sim ou não, mais pautada em algumas coisas..como calculos..ou diagramas..
Otima atitude do amigo Luis que montou o topico..Parabéns...E ao mauro becker dando um help aos amigos também..as vezes dou meus pitacos mais não estou tão ativo no fórum assim....
A resposta acima quanto ao transformador correta é depende..
Só se ele for um autotranformador, não é qualquer trafo que se pode inverter..
Se alguem necessitar posto um manual de tipos de enrolamento, coisa que acho que não seja necessario!!
Quanto ao amigo que pergunto das curvas dos disjuntores A B C D necessariamente são o tempo de resposta para desarme do dijustor, normalmente se encontra classe C e D em depositos e lojas de materiais elétricos, se quiser lhe passo o contato de vendedores da moeller, schmersal, weg ou siemens, sinceramente não acho necessário utilizar classe A ou B...as coisas que a maioria esta querendo fazer podem ser facilmente resolvidas com fusivel. Utilize disjuntor para alimentar o sistema principal.
E a dica mais importante...a utilização de nobreak em aquarios pode salvar vidas (dos Peixes e Corais), mas usem o senoidal puro..por varios motivos,cargas indutivas, vida útil das bombas etc...para os menos abastados de grana como eu...Utilizem um compressor a pilha...Vou explicar como fazer, se alguem puder faça um diagrama, essa semana está fodaaaa...muito útil na falta de energia...
Compre 1 compressor a pilha..
1 relê 5 volts
1 carregador de celular
Receita de bolo...
Ligue o carregador na bobina do relezinho, pegue a saida NF(normalmente fechada) do rele e ligue em paralelo com o botão de ligar o compressor..
Pronto..agora vc tem um sistema de proteção contra falta de energia...funciona...muitos amigos tem inclusive eu....
Abraços a todos...
E ótimo fim de semana.
Ps..Outra coisa que podemos pensar é um timer básico, para ligar o skimmer após falta de luz....2 min de atraso...mais ou menos a gosto do fregues depende do tamanho do aqua...
Se o amigo luis ou mauro estiverem dispostos a fazer a placa eu ajudo..
Basicamente, um 555, dois resistores, sem fonte (capacitor e resistor ou diodo) ou com fonte chaveada (carregador de celular) e um rele 5 volts ou triac, scr....
Tava inspirado hoje..