Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Testes Hanna e Pinpoint: PO4 acumula e NO3 se mantém...
-
Edric B Filho
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: efilho
Testes Hanna e Pinpoint: PO4 acumula e NO3 se mantém...
Olá
Recentemente comprei os testes de fosfato (Hanna Checker) e nitrato (Pinpoint) que, por terem muito boa exatidão devido ao uso de sensores ópticos e eletrônicos, permitem saber exatamente o que está acontecendo do aquário. Algumas coisas já foi possível verificar com esses aparelhos:
- todos os testes que usam comparação de cor são falhos. Uso Elos e Salifert há bom tempo e confiei neles, até comprar esses medidores. O que Elos/Salif diziam ser 25 ppm NO3 era, na verdade cerca de 50 ppm e, no caso do fosfato, o azul clarinho do Elos e do Salif indicava níveis na ordem de 0,05 até 0,1 ppm, quando na verdade estava em torno de 0,5 ppm!!!!
- o aquário, ao longo da semana, mantém mais ou menos constante o nível de nitrato, mas o fosfato vai subindo consistentemente até ser abaixado pela TPA seguinte. No caso de meu aquário, com carga orgânica alta, o nitrato fica entre 25 ppm e 30 ppm ao longo da semana, e o fosfato vai subindo de 0,25 ppm até 0,8 ppm, cerca de 0,1 ppm por dia, com a alimentação dos animais...
Se tirar o removedor de fosfato (Rowa), o nível de PO4 ultrapassa 1 ppm e o nitrato continua o mesmo, e as filamentosas aparecem. Curiosamente, o fosfato em torno de 0,5 ppm (e não os "famosos" 0,05 ppm) e a tropa de herbívoros (tangs, blenny lawnmower, caramujos) mantêm as algas completamente sob controle...
Esses testes fazem a gente reavaliar as medições nas quais confiávamos, e também pensar no que o Sprung (acho que era esse...) falou tempos atrás:"-Recifes de coral têm níveis de nutrientes baixíssimos, mas veja se tem algum sem alga..."...
Abraço
Recentemente comprei os testes de fosfato (Hanna Checker) e nitrato (Pinpoint) que, por terem muito boa exatidão devido ao uso de sensores ópticos e eletrônicos, permitem saber exatamente o que está acontecendo do aquário. Algumas coisas já foi possível verificar com esses aparelhos:
- todos os testes que usam comparação de cor são falhos. Uso Elos e Salifert há bom tempo e confiei neles, até comprar esses medidores. O que Elos/Salif diziam ser 25 ppm NO3 era, na verdade cerca de 50 ppm e, no caso do fosfato, o azul clarinho do Elos e do Salif indicava níveis na ordem de 0,05 até 0,1 ppm, quando na verdade estava em torno de 0,5 ppm!!!!
- o aquário, ao longo da semana, mantém mais ou menos constante o nível de nitrato, mas o fosfato vai subindo consistentemente até ser abaixado pela TPA seguinte. No caso de meu aquário, com carga orgânica alta, o nitrato fica entre 25 ppm e 30 ppm ao longo da semana, e o fosfato vai subindo de 0,25 ppm até 0,8 ppm, cerca de 0,1 ppm por dia, com a alimentação dos animais...
Se tirar o removedor de fosfato (Rowa), o nível de PO4 ultrapassa 1 ppm e o nitrato continua o mesmo, e as filamentosas aparecem. Curiosamente, o fosfato em torno de 0,5 ppm (e não os "famosos" 0,05 ppm) e a tropa de herbívoros (tangs, blenny lawnmower, caramujos) mantêm as algas completamente sob controle...
Esses testes fazem a gente reavaliar as medições nas quais confiávamos, e também pensar no que o Sprung (acho que era esse...) falou tempos atrás:"-Recifes de coral têm níveis de nutrientes baixíssimos, mas veja se tem algum sem alga..."...
Abraço
- Rinaldo Fontenele
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Rinaldo
- Contato:
Re: Testes Hanna e Pinpoint: PO4 acumula e NO3 se mantém...
Fala Edric, como nesta matéria eu até conheço um pouco, agora podemos ver o que acontece realmente com esses testes de comparação de cor.
Eles vem de lugares fora do nosso país, será que eles são produzidos de maneira correta, ou seja, as soluções são feitas nos padrões corretos?
Até hoje, o teste que eu tenho a certeza de que funciona de verdade foi o da marca Lamotte que nem vende aqui no Brasil.
Vejo os equipamentos da Hanna uma nova fase dos testes no aquarismo por utilizar metodos mais simples e de maior precisão, confiabilidade e espero de baixo custo.
Abraços!
Eles vem de lugares fora do nosso país, será que eles são produzidos de maneira correta, ou seja, as soluções são feitas nos padrões corretos?
Até hoje, o teste que eu tenho a certeza de que funciona de verdade foi o da marca Lamotte que nem vende aqui no Brasil.
Vejo os equipamentos da Hanna uma nova fase dos testes no aquarismo por utilizar metodos mais simples e de maior precisão, confiabilidade e espero de baixo custo.
Abraços!
- Renato Bazzani
- Pomacanthus imperator

- Apelido: RBazzani
- Curtiu: 36 vezes
- Recebeu Curtir: 22 vezes
Coloco a maio fe nestes testes digitais. os de cores nunca me de bem.
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
É verdade...
Meu teste de fosfato em teste Salifert resultava em 0 mg/l e o de nitrato da Tropic Marin também dava zerado...
Fiz a medição em laboratório que utiliza os equipamentos Hanna e os resultados foram fosfato 0,04 mg/l e nitrato 1,9 mg/l.
Estou pensando em comprar esses equipamentos...
Meu teste de fosfato em teste Salifert resultava em 0 mg/l e o de nitrato da Tropic Marin também dava zerado...
Fiz a medição em laboratório que utiliza os equipamentos Hanna e os resultados foram fosfato 0,04 mg/l e nitrato 1,9 mg/l.
Estou pensando em comprar esses equipamentos...
-
Edric B Filho

Eu fico pensando nos ajustes que a gente faz (ou pior, deixa de fazer) no aquário se baseando nesses testes sem qualquer exatidão, e fica perseguindo níveis fora da realidade. Por exemplo, após essas medições que fiz diárias para ver o que acontece, percebi que em meu aquário, com a tropa de herbívoros que tenho, posso deixar o PO4 chegar a 0,5 ppm pois, abaixo disso, não consigo manter os invertebrados e os peixes bem alimentados (Cyclop-eeze que polui pacas, fito da Kent e da Brightwell etc. para corais/filtradores e a ração "peixal"), e os tangs e o foxface começam a beliscar corais moles. Passou de 0,5 eu vejo alga filamentosa aparecendo bem pouco em um local fora do alcance dos herbívoros (entre as bubble tips, por exemplo), e aí faço TPA de 10%: cai para 0,25 e dura mais uma semana...
Fico imaginando meu cálcio, atualmente na faixa de 400 ppm Elos e Salifert, deve estar na realidade no Pinpoint...
O mais chato é saber que, nesses anos, eu já gastei de Elos e Salifert (e outros todos até chegar nesses, Tropic, Sera, RedSea, Seachem, Tetra) o equivalente a todos os medidores da Pinpoint e Hanna a que precisaria...
Abraço
Fico imaginando meu cálcio, atualmente na faixa de 400 ppm Elos e Salifert, deve estar na realidade no Pinpoint...
O mais chato é saber que, nesses anos, eu já gastei de Elos e Salifert (e outros todos até chegar nesses, Tropic, Sera, RedSea, Seachem, Tetra) o equivalente a todos os medidores da Pinpoint e Hanna a que precisaria...
Abraço
-
Gilson Franzoni
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Franzoni
- Recebeu Curtir: 8 vezes
Esse tópico me deixou, com o c... na palma da mão, se eu pude entender , nossos famosos testes servem na melhor das hipoteses para dar uma ideia aproximada , as vezes mal aproximada, da realidade?????????
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 58 vezes
É, Gilson...
por isso vemos vários aquários com amônia, nitrito, nitrato e fosfato "zerados" e com algas...
por isso vemos vários aquários com amônia, nitrito, nitrato e fosfato "zerados" e com algas...
-
Edric B Filho

É só vc acessar outros fóruns de gringos que vc verá vários deles declarando "era zero e agora está assim?"... Esse é um fato desses testes de cores.
Há uns 3 anos atrás li num fórum de aquarismo que um pessoal em Sampa havia mandado a água do aquário para um laboratório de análises, e os resultados foram simplesmente impressionantes, pela diferença ís vezes absurda, especialmente fosfato.
A verdade é que medir 5 centésimos de uma parte em um milhão com exatidão é quase impossível através de comparação de cores, em minha opinião... Considerando que um grão de açúcar tem umas 10 miligramas (vi na Wiki), um grão açúcar em um litro de água dá 10 ppm. Pegue um grão de açúcar, divida em 10 partes e depois pegue uma dessas partes, essa poeira, e divida por 100. Pegue (se pudesse) 5 dessas 100 poeirinhas e coloque em um litro de água do aquário, e veja a sensibilidade que uma substância deve ter para conseguir "sentir" a presença disso... Esses testes rudimentares fazem milagre...
Muita teoria vai pro saco com esses novos testes com alta exatidão...
Abraço
Há uns 3 anos atrás li num fórum de aquarismo que um pessoal em Sampa havia mandado a água do aquário para um laboratório de análises, e os resultados foram simplesmente impressionantes, pela diferença ís vezes absurda, especialmente fosfato.
A verdade é que medir 5 centésimos de uma parte em um milhão com exatidão é quase impossível através de comparação de cores, em minha opinião... Considerando que um grão de açúcar tem umas 10 miligramas (vi na Wiki), um grão açúcar em um litro de água dá 10 ppm. Pegue um grão de açúcar, divida em 10 partes e depois pegue uma dessas partes, essa poeira, e divida por 100. Pegue (se pudesse) 5 dessas 100 poeirinhas e coloque em um litro de água do aquário, e veja a sensibilidade que uma substância deve ter para conseguir "sentir" a presença disso... Esses testes rudimentares fazem milagre...
Muita teoria vai pro saco com esses novos testes com alta exatidão...
Abraço
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Na dúvida comprei o meu de fosfato na premium, agora é aguardar chegar 
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
-
Gilson Franzoni
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Franzoni
- Recebeu Curtir: 8 vezes
Na duvida, e mais duvida , a indiarada(nóis), via a gastar mais ainda com removedores....
-
Edric B Filho

Não só a "indiarada", Gilson, pois os gringos utilizam removedor de fosfato extensivamente. Aqui é que o pessoal resiste pelo preço da mídia e falta de crença de que isso resolva. Cada caso é um caso, e as pessoas perdem mais tempo refutando o uso, comprovado para quem deu certo como eu, do que comprando ou fazendo um reator.
Que, aliás, é um nome sofisticado para um tubo com a mídia entre duas esponjas e uma bombinha fraca forçando a água a passar por ali.
Pode não funcionar para alguns aquários, mas o que é certo nesta vida?
Abraço
Que, aliás, é um nome sofisticado para um tubo com a mídia entre duas esponjas e uma bombinha fraca forçando a água a passar por ali.
Pode não funcionar para alguns aquários, mas o que é certo nesta vida?
Abraço