Em princípio pensava em comprar uma, mas os valores elevados me desamimavam, aí coloquei minha experiencia antiga e já quase esquecida em eletrônica em ação e após algumas pesquisas e leituras de posts aqui mesmo do fórum e de outras fontes resolvi fazer eu mesmo.
É claro que é só um início e da para melhorar e automatizar as fazes das cores da iluminação.
Vou tentar aqui passar o que eu fiz.
Primeiro andei bastante atras dos Leds na Santa Efigênia aqui em São Paulo, foi difícil, mas já existem lojas vendendo vários tipos de LEDs. O preço ainda é salgado, mas pechinchando consegui bons descontos.
Utilizei neste projeto a seguinte lista de materiais.
20 Power Leds de 3w Cool White
10 Power Leds de 3w Royal Blue
30 Bases dissipadoras estrela para os Leds
30 Resistores de 2.2 Ohms 2W
2 dissipadores de calor
1 Folha de adesivo dupla face termico
1 Cooler grande 12V
1 Fonte chaveada de computador, onde utilizei a alimentação de 5V para os leds e de 12V para o cooler
Muito fio e solda para interligar tudo isso.
Com muito cuidado e capricho montei a primeira calha e o resultado foi este.

Depois fiz a segunda, idêntica a esta. Deu um trabalho, mas o resultado final de acabamento me agradou.
Daí a segunda etapa. Desmontar a luminária para acoplar estas duas peças de leds e fazer as interligações. Aí vieram algumas surpresas boas e também ruins. Mas vamos lá vou contá-las.
As boas se deram por conta da fixação dos dissipadores nas próprias ranhuras internas da calha da luminária, que eu nem sabia que existia e já estava me preparando para alguns furos e muitos parafusos. E de maneira geral tudo ficou muito bem encaixado e preso, sem gambiarras. e ficou mais ou menos assim.

Depois coloquei o cooler, as proteções laterais e instalei uma chave a mais, sendo esta de 3 posições para que eu pudesse alterar o conjunto de cores que os leds irão trabalhar.
E depois de tudo isso quando coloquei para testar veio uma notícia ruim. Alguns dos fios que usei não tinham a bitola suficiente para aguentar o circuito todo e esquentaram bastante. Mas nada que me desmotivasse. Alterei a bitola dos fios e daí para frente tudo deu certo. Então, ao que estão pensando em montar sua própria calha cuidado especial com isso, pois chega a ser até perigoso, além de limitar a corrente dos leds.
Vou colocar agora algumas imagens de como ficou o resultado final.
Como era.

E agora como ficou.







Os resultados me agradaram. Agora vamos ver se agrada aos corais. rsrsrs
O valor total do material usado no projeto ficou mais ou menos em R$ 300,00, pois não comprei a fonte. Usei uma de computador que atendia tanto na potencia quanto na amperagem.
Bom foi mais ou menos isso. Levei um final de semana para fazer tudo isso.
T+