Pessoal vou montar meu refugio junto ao sump e gostaria da ajuda de vcs , a iluminaçõa vi ser 2 PL luz do sol ou entao 5 lampadas frias com o foto periudo invertido com o do aqua ! Refugio 50C x 50 A X 40l
Agora vem as duvidas :
- qnto de umpstrato botar ?
- qntas horas de iluminação por ?
- e qual as lagas mas apropiadada p/ se por ?
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Ajuda com refugio
- Enrico Caltabiano
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Enrico
- Recebeu Curtir: 9 vezes
Ajuda com refugio
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...
Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …
[ ]`s Enrico
[ ]`s Enrico
- André Fonseca
- Moderador Global

- Apelido: DRECA
- País: Brasil
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 141 vezes
- Contato:
Re: Ajuda com refugio
Enrico,
A quantidade de substrato pode variar, não tem uma regar certinha não. Mas acho que entre 15-20 cms tá mais do que bom. E se vc permite uma dica, use um substrato diferente daquele que vc tem no aqua. Por exemplo, se no aqua vc tiver Halimeda, vai de Aragonita no refúgio.
O período de iluminação pode ser o contrário do aqua mesmo. Durante todo o tempo que o aqua estiver apagado, o refúgio estaria ligado.
Sobre a alga, acho arriscado colocar elas no aqua. Quando dá algum problema e elas morrem, podem levar todo o aqua junto.
Vai de substrato e algumas RVs mesmo, que já fica MARA!!!

A quantidade de substrato pode variar, não tem uma regar certinha não. Mas acho que entre 15-20 cms tá mais do que bom. E se vc permite uma dica, use um substrato diferente daquele que vc tem no aqua. Por exemplo, se no aqua vc tiver Halimeda, vai de Aragonita no refúgio.
O período de iluminação pode ser o contrário do aqua mesmo. Durante todo o tempo que o aqua estiver apagado, o refúgio estaria ligado.
Sobre a alga, acho arriscado colocar elas no aqua. Quando dá algum problema e elas morrem, podem levar todo o aqua junto.
Vai de substrato e algumas RVs mesmo, que já fica MARA!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Em casa, o refúgio seguia o mesmo horário do display, sem maiores problemas, de uma semana para ca, inverti os horários dele, deixando eles ligados durante o periodo que o display fica desligado, na verdade, deixo uma hora de escuridão total depois que o display apaga, e uma hora antes dele acender.
O display fica com actinicas ligadas entre 13:00 e 01:00, assim, o refúgio esta ligando as 02:00 e vai até as 12:00.
Como o espaço do refúgio é menor que o display, da para investir, sem ficar muito pesado, em um substrato diferente e mais caro. A dica do André é a correta sobre substratos diferentes, assim, voce permite colonias de bactérias diferentes ou mesmo, em quantidade diferente, no caso de substratos mais finos (aragonita SS ou 1 por exemplo).
Aqui, usamos Caulerpa no refugio, como ela permanece enraizada, nunca aconteceu de surgir dela no display, e, se algum pedaço vai boiando, os paguros a atacam rapidamente.

A função de macro algas no display, é que elas, para crescerem, precisam de luz e nutrientes como silica, fosfato e nitratos, assim, ela cresce tirando do aquário aquilo que não queremos.
De vez em quando, é importante poda-las e doar para outro aquarista, assim, voce retira a planta e parte dos nutrientes do reef, pois, ela vai retormar o crescimento, tirando mais ainda.
O display fica com actinicas ligadas entre 13:00 e 01:00, assim, o refúgio esta ligando as 02:00 e vai até as 12:00.
Como o espaço do refúgio é menor que o display, da para investir, sem ficar muito pesado, em um substrato diferente e mais caro. A dica do André é a correta sobre substratos diferentes, assim, voce permite colonias de bactérias diferentes ou mesmo, em quantidade diferente, no caso de substratos mais finos (aragonita SS ou 1 por exemplo).
Aqui, usamos Caulerpa no refugio, como ela permanece enraizada, nunca aconteceu de surgir dela no display, e, se algum pedaço vai boiando, os paguros a atacam rapidamente.

A função de macro algas no display, é que elas, para crescerem, precisam de luz e nutrientes como silica, fosfato e nitratos, assim, ela cresce tirando do aquário aquilo que não queremos.
De vez em quando, é importante poda-las e doar para outro aquarista, assim, voce retira a planta e parte dos nutrientes do reef, pois, ela vai retormar o crescimento, tirando mais ainda.
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
aqui já tentei varias algas, apenas a chaetomorpha que viveu mais tempo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Enrico Caltabiano
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Enrico
- Recebeu Curtir: 9 vezes
Andre : Vou fazer isso da variação do substrato eh uma coisa bem logica mas nunca parei p/ pensar nisso !
Mathias : O ruim de chateomorfa q nao fica Mt estetico , qria q ficasse comos e fosse um plantado marino o refugio e vi umtopico seu com umas macro algas legal . A minha idea era por caulrpas atras , de um lado a algas Uvas do outro padina e na frente acetabularia , ia ficar bem legal no meu ver !!!
Hj comprei a iluminaria p/ o refugio eh da boyu p/ 2 lampadas de 15w sendo q 1 dela eu coprei a de aspecto avermelhado ja q esse aspecto em agua doce ajuda o crescimento das plantas e imagino q assim ajude as macro algas
Mathias : O ruim de chateomorfa q nao fica Mt estetico , qria q ficasse comos e fosse um plantado marino o refugio e vi umtopico seu com umas macro algas legal . A minha idea era por caulrpas atras , de um lado a algas Uvas do outro padina e na frente acetabularia , ia ficar bem legal no meu ver !!!
Hj comprei a iluminaria p/ o refugio eh da boyu p/ 2 lampadas de 15w sendo q 1 dela eu coprei a de aspecto avermelhado ja q esse aspecto em agua doce ajuda o crescimento das plantas e imagino q assim ajude as macro algas
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...
[ ]`s Enrico
[ ]`s Enrico
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
se quer uma boa, compra uma muda do Renato Vidal a dele é show, mas nem sei se ele vende rsssssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia