🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ocellaris - manchas escuras

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ledo

Ocellaris - manchas escuras

#1 Mensagem por Ledo »

Há cerca de uma semana, meu casal de ocellaris começou a apresentar pequenas manchas escuras pelo corpo.
As manchas possuem cerca de 2mm de diâmetro, e são lisas, não possuem protuberâncias como em parasitas.
Elas aumentaram em quantidade nos primeiros dias e agora diminuiram, mas persistem.
Os peixes não apresentam qualquer tipo de comportamento anormal. Comem enlouquecidamente, não se esfregam. Sío os mesmos de sempre.

Infelizmente, tentei várias vezes tirar fotos, mas sem sucesso, culpa da minha câmera.

O sistema está OK. A única alteração foi um excesso de salinidade (chegou a 1030) provocado pelo balling, que coincidiu com o aparecimento das manchas. A salinidade foi corrigida aos poucos, e agora está em 1024.

Andei pesquisando na net, e encontrei três possibilidades, e a quarta é minha:

1) Íctio negro (black ich): o que vai contra a tese é que o íctio aparece normalmente como pontos, e não como manchas bem definidas. E os peixes não apresentam qualquer comportamento típico do íctio.

2) Queimaduras por corais: realmente, eles resolveram fazer simbiose com a Hammer.

3) Hiperpigmentação: há relatos de manchas em ocellaris, mas é muita coincidência acontecer em ambos.

4) Alguma alteração decorrente da hiperssalinidade.

Gostaria da opinião de vocês.

Alguém já presenciou algo assim?

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Ocellaris - manchas escuras

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Ledo escreveu:Queimaduras por corais: realmente, eles resolveram fazer simbiose com a Hammer.

100% nessa possibilidade

olha os meus como ficaram quando resolveram se esfregar nos zoanthus

Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Juci Alcantara
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Juci
Recebeu Curtir: 6 vezes

#3 Mensagem por Juci Alcantara »

Ledo escreveu:2) Queimaduras por corais: realmente, eles resolveram fazer simbiose com a Hammer.

Certeza, aqui em casa, uma ocasião começaram a se esfregar nos Mushroom Green Hairy, ficaram todos pintadinhos, achamos que era fungo e colocamos remédio para tal, engraçado, não mudou nada. rsss
"Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho..."

Abraços,

Juci

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por Henrique_Franze »

Mathias, eles nao sentem a queimadura? Ou será que durante o processo de simbiose, eles sofrem queimaduras pela anemona, até o acontecer o casamento?rs

Grande Abraço!

Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ledo

#5 Mensagem por Ledo »

Matias e Luci, muito obrigado.

Matias, as manchas nos palhaços das fotos são idênticas, mas em menor grau.

Fico mais tranquilo.

Agora é problema deles. 8-)

Sobre os corais, li que os mais comuns de causar manchas são zoanthus e ricórdeas.
Aqui em casa eles gostaram do Hammer. Se piorar, troco ele de lugar.

Abraço

Matias Gomes
Administrador

#6 Mensagem por Matias Gomes »

Henrique_Franze escreveu:Mathias, eles nao sentem a queimadura? Ou será que durante o processo de simbiose, eles sofrem queimaduras pela anemona, até o acontecer o casamento?

se vc colocar um amphiprion na marra numa anemona ele vai acabar morto, ele antes passa de leve pela anemona para absorver o muco protetor dos tentáculos da anemona só assim ele fica imune a anemona, mas na verdade ela o identifica como sendo um pedaço dela e assim não existe o disparo do sistema de nematocistos, já vi um vídeo onde pesquisadores pegavam um amphiprion no mar e limpavam com um pano, quando ele era solto ele não entrava direto dentro da anemona, ele primeiro ia pelas beiradas e ia se esfregando devagar nela para depois entrar.

Fabio Cg
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Fabio Cg

#7 Mensagem por Fabio Cg »

Nossa.... Li esse tópico e lembrei que de uns 4 dias pra cá o meu casal de ocellaris come~çou a diversificar os corais que se esfregam... Largaram um pouco o mushroom hairy e foram pra um zoanthus e um GSP. Notei neles uns pontinhos preto também....
Que coisa em!

Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Victor
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

#8 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Os meus também estão todos pintados... com exceção do black :lol:

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: denadai
Recebeu Curtir: 1 vez

#9 Mensagem por Roberto Denadai »

a minha fêmea aqui tá bem preta...parece que passou battom preto na boca :mrgreen:

fica se esfregando no mush deu isso

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 6 vezes

#10 Mensagem por Alexandre George »

Roberto Denadai escreveu:a minha fêmea aqui tá bem preta...parece que passou battom preto na boca :mrgreen:

fica se esfregando no mush deu isso

Vocês saberiam dizer qual o motivo aparente desta "esfregação"? Será que estas queimaduras não seriam provocadas propositalmente pelos peixes por estarem querendo eliminar algum parasita?

Estou somente especulando sem nenhum embasamento teórico.

Valeu!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Matias Gomes
Administrador

#11 Mensagem por Matias Gomes »

Alexandre no mar se ele tivesse esse tipo de atitude eu diria que vc está totalmente certo, nunca vi nenhum tipo de comentario em documentarios sobre isso, pois alguns corais iriam matar os parasitas, mas no reef acho que é falta de opção mesmo, esse casal que está nesse reef não tem nenhuma anemona para se esfregar.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”