Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Frequência....???
-
jose Jorge
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
- País: BRASIL
- Curtiu: 63 vezes
- Recebeu Curtir: 29 vezes
Frequência....???
Eu tava lendo um tópico do Evil..... http://www.nano-reef.com/forums/index.p ... pic=186982
É um tópico longo (+ de 100 pág.)...........eu tô ainda na 40.......
É sobre Iluminação........numa dessas páginas tem um relato sobre Frequência .....que diz assim : "...highest rate of growth is from 750Hz, while the most energy efficient is 480Hz..."
Isso tem há ver com Eletricidade....? Com tipos de reatores..???
Derrepente pode ser interessante num Mudário.....sei lá....!
Como voçês estão lidando com esse assunto...??? a Frequência !
É um tópico longo (+ de 100 pág.)...........eu tô ainda na 40.......
É sobre Iluminação........numa dessas páginas tem um relato sobre Frequência .....que diz assim : "...highest rate of growth is from 750Hz, while the most energy efficient is 480Hz..."
Isso tem há ver com Eletricidade....? Com tipos de reatores..???
Derrepente pode ser interessante num Mudário.....sei lá....!
Como voçês estão lidando com esse assunto...??? a Frequência !
- Renato Bazzani
- Pomacanthus imperator

- Apelido: RBazzani
- Curtiu: 36 vezes
- Recebeu Curtir: 22 vezes
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Re: Frequência....???
Isso é muito técnico, acredito que 99,99% dos aquaristas nem sonha com esses detalhes (incluindo eu).
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- Fabiano Belezoni
- Moderador

- Apelido: Belezoni
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 71 vezes
O simbolo é de frequencia! Mas estranho isso! Sera que não é luminosidade, expectro ou sei lá algo parecido?
Frequencia de 750hz em lampada?
Irei tentar ver o link, mas 100 paginas é fogo! KKKKKKK
[]´s
Frequencia de 750hz em lampada?
Irei tentar ver o link, mas 100 paginas é fogo! KKKKKKK
[]´s
Belezoni
Ele chegou!!
Ele chegou!!
-
jose Jorge

Página 31
Editado pela última vez por jose Jorge em 24 Mai 2010, 17:57, em um total de 1 vez.
- Fabiano Belezoni
- Moderador

Dei uma passada rápida pelas 20 primeiras paginas, localizando o numero 750, e a unica coisa que achei foi a de corrente de trabalho dos led´s.
De 750mA.
Depois tento ver se acho algo com Hz.
[]´s
De 750mA.
Depois tento ver se acho algo com Hz.
[]´s
Belezoni
Ele chegou!!
Ele chegou!!
-
jose Jorge

-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
É frequência sim. Alguns estudos obtiveram uma resposta interessante no crescimento de plantas usando iluminação pulsátil (dá pra fazer isso com LEDs) ao invés de fluxo contínuo de luz. Mas estudos mais recentes (acho que usaram o tomate) questionaram a metodologia, encontrando um crescimento equivalente nos dois métodos. Tem um pessoal no Brasil testando em hidropônicas. Não sei dos resultados. Sou fissurado em agricultura de fundo de quintal.
[]´s
R.
[]´s
R.
-
jose Jorge

Tô procurando o artigo..................isso é bem interessante...........uma vez determinado o Comprimento de Onda da emissão dos emitters (que estejam dentro do PAR.....nos picos do PUR)..................determina-se a quantidade deles......... os Lumens e o LUX................baseado nas leituras do PAR...........
Até ai beleza..............agente tem a emissão com Ondas corretas e na quantidade certa.................
Aí tem esse detalhe da Frequência............e aí..????
A quantidade exagerada de emissão vermelha é uma das causas do branqueamento...............
As emissões UV-A (315/380nm).........também são importantes.......
Em se tratando de iluminação LED já existem 2 boas opções de LED
os Cree XLamp XR-E Q5 de 3W Cool White....tocados á 1000mA (corrente)
Os Royal Blue 3W....tocados a 700mA
E os UV Kaidomain....tocados á 700mA....
Usa-se lentes 60 graus equivalente á uma HQI de 150W.....e de 40 graus equivalente á uma HQI de 250W.........
Mas e a Frequência........???
Eu nem sei aonde fica isso......é no reator..?
Até ai beleza..............agente tem a emissão com Ondas corretas e na quantidade certa.................
Aí tem esse detalhe da Frequência............e aí..????
A quantidade exagerada de emissão vermelha é uma das causas do branqueamento...............
As emissões UV-A (315/380nm).........também são importantes.......
Em se tratando de iluminação LED já existem 2 boas opções de LED
os Cree XLamp XR-E Q5 de 3W Cool White....tocados á 1000mA (corrente)
Os Royal Blue 3W....tocados a 700mA
E os UV Kaidomain....tocados á 700mA....
Usa-se lentes 60 graus equivalente á uma HQI de 150W.....e de 40 graus equivalente á uma HQI de 250W.........
Mas e a Frequência........???
Eu nem sei aonde fica isso......é no reator..?
-
Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Henrique
- Recebeu Curtir: 1 vez
Yuri, durante a eng mecanica na unicamp, fiz iniciaçao cientifica em um laboratório da fisica, trabalhando com Laser, trabalhamos com lasers de meio gasoso, solido, IV, visiveis, desde a montagem até a aplicação, foi muito bacana, aprendi muita coisa, pena que nao aproveitei na prenitude, pois estava iniciando o curso e meu conhecimento de eletrica era limitado.
Mas controlavamos o pulso do laser pois o meio() exitado eletricamente, acumula energia naquele pequeno período de tempo, e a descarrega no periodo "aberto" do pulso, a potencia média emitida pelo laser, (O Trabalho) era o mesmo do nominal, porém, dependendo da aplicaçao, conseguiamos chegar, por uma serie de regras e estudos, a uma frequencia de trabalho que fornecia um desempenho muito discrepante, coisa como 3000%.
As cortadoras de acrilico ou mesmo aço, trabalham dessa maneira, o feixe de energia eletromagnetica nao eh constante, é pulsante, e o pulso deve ter a fase de descanço maior possivel, e menor tempo de pulso possivel, sem comprometer o acabamento e ajuste esperado do corte.
A Grosso modo, quanto mais rápido o corte, mais rapido deve ser o pulso, ... e o corte acaba saindo linear(o metodo antigo era ficar repassando o laser ate atravessar a peça... mas o acabamento era muito pior.. mas nao vem em questão).
Coloquei essa pagina nos favoritos e vou tentar ler do que se trata exatamente esse pulso, e talvez documentar os resultados dos testes, acho que conheço alguem que tem acesso a um fluorímetro de pulso modulado ou pelo menos metodos para medir o espectroda conjunto de luzes.
Acha que tá na hora de começar com os testes de um DIY a respeito de iluminação com leds? tem ai um nano pra gente testar, rs... Se acha que sim, estou dentro!
Grande Abraço.
Mas controlavamos o pulso do laser pois o meio() exitado eletricamente, acumula energia naquele pequeno período de tempo, e a descarrega no periodo "aberto" do pulso, a potencia média emitida pelo laser, (O Trabalho) era o mesmo do nominal, porém, dependendo da aplicaçao, conseguiamos chegar, por uma serie de regras e estudos, a uma frequencia de trabalho que fornecia um desempenho muito discrepante, coisa como 3000%.
As cortadoras de acrilico ou mesmo aço, trabalham dessa maneira, o feixe de energia eletromagnetica nao eh constante, é pulsante, e o pulso deve ter a fase de descanço maior possivel, e menor tempo de pulso possivel, sem comprometer o acabamento e ajuste esperado do corte.
A Grosso modo, quanto mais rápido o corte, mais rapido deve ser o pulso, ... e o corte acaba saindo linear(o metodo antigo era ficar repassando o laser ate atravessar a peça... mas o acabamento era muito pior.. mas nao vem em questão).
Coloquei essa pagina nos favoritos e vou tentar ler do que se trata exatamente esse pulso, e talvez documentar os resultados dos testes, acho que conheço alguem que tem acesso a um fluorímetro de pulso modulado ou pelo menos metodos para medir o espectroda conjunto de luzes.
Acha que tá na hora de começar com os testes de um DIY a respeito de iluminação com leds? tem ai um nano pra gente testar, rs... Se acha que sim, estou dentro!
Grande Abraço.
-
jose Jorge

Acabou de chegar um Cubo de 50X50X50........novinho.......já montei a luminária..........casco de alumínio........placa dissipadora..........que na verdade é um cooler que eu tirei a ventoinha..............montei tudo em estante de partitura........(tinha dias novinha aqui)............ai fico com a regulagem de altura também..........aí tem todas as opções de Driver........Lentes.....para conseguir uma regulagem boa..........
Tô pensando em adquirir um PAR Meter...........seria legal também um LUX Meter e um Uv Meter................
Mas é aí que entra a Frequência.........criando esse Pulso.......
Eu não achei o Artigo...........mas na hora que eu achar eu ponho o link..........
Vamo fazer sim uma DIY..........testando todos esses Parâmetros..............
o Aqua tá aqui..........
Tô pensando em adquirir um PAR Meter...........seria legal também um LUX Meter e um Uv Meter................
Mas é aí que entra a Frequência.........criando esse Pulso.......
Eu não achei o Artigo...........mas na hora que eu achar eu ponho o link..........
Vamo fazer sim uma DIY..........testando todos esses Parâmetros..............
o Aqua tá aqui..........
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Yuri, posta a luminaria de leds que você fez na seção DIY, vai ajudar muita gente que quer montar a sua.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
-
Roberto Denadai
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: denadai
- País: Brasil
Não li o tópico do cara, mas creio que seja comprimento de onda. Que tem relação com o PUR, que são os comprimentos de onda que realmente são utilizados na fotossíntesse pelas zoox . do coral
No geral picos de vermelho e azul são os melhores para a fotossíntese, mas excesso de vermelho pode causar bleaching
Como não li o tópico do cara vou chutar...é a frequencia da rede elétrica de entrada
Abraços
No geral picos de vermelho e azul são os melhores para a fotossíntese, mas excesso de vermelho pode causar bleaching
Como não li o tópico do cara vou chutar...é a frequencia da rede elétrica de entrada
Abraços
-
jose Jorge

Seria a Frequência desse Comprimento de Onda........???
Eu penso que o Comprimento de Onda agente vê no data sheet do Emitter............e como voçê disse tem de ter o primeiro pico á 435nm (Azul)........e o segundo 675nm (Vermelho).......
O LED mais próximo do primeiro pico é o Royal Blue da Cree......com 450nm............e não apresenta emissão no segundo pico........
Os Cool White da Cree apresentam cerca de 30% de emissão no segundo pico.............e também apresenta emissão no primeiro pico .......cerca de 450nm.............
O LED UV Kaidomain também é interessante se apresentar emissão UV-A (315/380nm)...............
E como voçê disse muita emissão no spectro Vermelho causa Branqueamento............portanto a combinação CW e RB (+ UV).......apresenta bastante emissão no primeiro pico e um pouco (30%) no segundo..............
No data sheet também tem os Lumens........
Mas a Frequência continua sedo um mistério......(pelo menos para mim....kkkk)
É na Fonte ...que se vê isso ou no Drive.........ou é no tipo do Emitter....?
Eu penso que o Comprimento de Onda agente vê no data sheet do Emitter............e como voçê disse tem de ter o primeiro pico á 435nm (Azul)........e o segundo 675nm (Vermelho).......
O LED mais próximo do primeiro pico é o Royal Blue da Cree......com 450nm............e não apresenta emissão no segundo pico........
Os Cool White da Cree apresentam cerca de 30% de emissão no segundo pico.............e também apresenta emissão no primeiro pico .......cerca de 450nm.............
O LED UV Kaidomain também é interessante se apresentar emissão UV-A (315/380nm)...............
E como voçê disse muita emissão no spectro Vermelho causa Branqueamento............portanto a combinação CW e RB (+ UV).......apresenta bastante emissão no primeiro pico e um pouco (30%) no segundo..............
No data sheet também tem os Lumens........
Mas a Frequência continua sedo um mistério......(pelo menos para mim....kkkk)
É na Fonte ...que se vê isso ou no Drive.........ou é no tipo do Emitter....?
- Fabiano Belezoni
- Moderador

-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
H3llphyre - Você já deu uma olhada ou ouviu falar dos benefícios da luz pulsátil no crescimento fotossintético? (...) a idéia central é que se vc pulsar os LEDs a uma certa velocidade você pode estimular um crescimento maior. A maior taxa de crescimento é obtida com 720 Hz, enquanto a maior eficiência energética acontece em 480 Hz (números de cabeça). (...)
Evilc66 - Isso pode ser feito mas certamente dá mais trabalho configurar corretamente. Vc tem algum link pra pesquisar?
H3llphyre - Nenhuma das pesquisas é específica para a vida aquática fotossintética, são baseadas em plantas terrestres.
É a frequencia com que o LED acende e apaga.
O artigo de onde ele tirou a frequencia que menciona eu não tenho. Mas tenho esse:
Efficiency of photosynthesis in continuous and pulsed light emitting diode irradiation
"Finally, we address whether plants use intermittent light (in kHz frequencies) as effectively as they use continuous light." Ou seja, tanto faz luz contínua ou intermitente, segundo os pesquisadores, o crescimento é o mesmo. Se gastar menos energia (já que o LED fica um tempo desligado) e esquentar menos, é válido. Se diminuir a vida útil do LED, é inválido.
[]´s
R.
Evilc66 - Isso pode ser feito mas certamente dá mais trabalho configurar corretamente. Vc tem algum link pra pesquisar?
H3llphyre - Nenhuma das pesquisas é específica para a vida aquática fotossintética, são baseadas em plantas terrestres.
Yuri Barros escreveu:Seria a Frequência desse Comprimento de Onda........???
É a frequencia com que o LED acende e apaga.
Yuri Barros escreveu:Eu não achei o Artigo...........mas na hora que eu achar eu ponho o link..........
O artigo de onde ele tirou a frequencia que menciona eu não tenho. Mas tenho esse:
Efficiency of photosynthesis in continuous and pulsed light emitting diode irradiation
"Finally, we address whether plants use intermittent light (in kHz frequencies) as effectively as they use continuous light." Ou seja, tanto faz luz contínua ou intermitente, segundo os pesquisadores, o crescimento é o mesmo. Se gastar menos energia (já que o LED fica um tempo desligado) e esquentar menos, é válido. Se diminuir a vida útil do LED, é inválido.
[]´s
R.
-
jose Jorge

50% duty cycle............" you can run the leds at a higher current while not generating much heat..." (h3llphyre).
Com Coral (Zoox) não tem nada sobre esse efeito...???
O melhor set up de led hoje em dia é com "dimmeble drivers.......change spectrum and or intensity.."
Tem um set up legal do Will Jerome........com Dimmer nos Led.........mudando o spectro (K)...e a intensidade ......para aclimatação de Corais novos ........Anemonas........
Acho que trocando os 700mA do RB.......e tocando a 1000mA....com Dimmer é o melhor set up..........
Acho que com 1000mA...deve ficar muito Azul (daí usa-se Dimmer).........com 700mA fica legal o 50% CW e 50% RB (sem Dimmer)............
Tem a configuração 2:1.......2CW para 1RB..........talvez aí se toque os RB a 1000mA..............sem Dimmer.........e se tenha um efeito legal..........
Agora se utilizar a Frequência com o intuito de reduzir o calor.......se teria os mesmos Lúmens do Led tocado a 1000mA.....mas emitindo calor pela metade...???
Valeu pelo link.......vou estudar..........
Com Coral (Zoox) não tem nada sobre esse efeito...???
O melhor set up de led hoje em dia é com "dimmeble drivers.......change spectrum and or intensity.."
Tem um set up legal do Will Jerome........com Dimmer nos Led.........mudando o spectro (K)...e a intensidade ......para aclimatação de Corais novos ........Anemonas........
Acho que trocando os 700mA do RB.......e tocando a 1000mA....com Dimmer é o melhor set up..........
Acho que com 1000mA...deve ficar muito Azul (daí usa-se Dimmer).........com 700mA fica legal o 50% CW e 50% RB (sem Dimmer)............
Tem a configuração 2:1.......2CW para 1RB..........talvez aí se toque os RB a 1000mA..............sem Dimmer.........e se tenha um efeito legal..........
Agora se utilizar a Frequência com o intuito de reduzir o calor.......se teria os mesmos Lúmens do Led tocado a 1000mA.....mas emitindo calor pela metade...???
Valeu pelo link.......vou estudar..........
-
Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator

Yuri, se for esse mesmo o caso, de ser a frequencia de pulso de luz, é o mesmo pricipio do laser, fazer pulsar, vc consegue o mesmo resultado, com menos corrente, menor aquecimento, e se no caso, o fornecimento de corrente fosse o limitante, atravéz de acumuladores com pequena capacitancia, na fase de "descanso" poderia acumular energia e usá-la na fase de pico, o que nesse caso nao faz sentido.
Yuri, muito bacana, posta pra gente as configuraçoes, dah pra montarmos uma base bem científica para fazer testes, eu acho que dependendo dos resultados desse artigo (parabéns Robson), vou ler depois, dá pra trabalhar com 1,3 1,4A nesses leds de 1A.
Se o Denadai se interessar pelo assunto, é uma grande apoio...
Grande Abraço!
Yuri, muito bacana, posta pra gente as configuraçoes, dah pra montarmos uma base bem científica para fazer testes, eu acho que dependendo dos resultados desse artigo (parabéns Robson), vou ler depois, dá pra trabalhar com 1,3 1,4A nesses leds de 1A.
Se o Denadai se interessar pelo assunto, é uma grande apoio...
Grande Abraço!
-
jose Jorge

Ah respondendo a pergunta do Fabiano: (eu não sei colocar gráfico)........o Matias sabe............hehhehe..............ai seria legal para se poder visualizar be os dois picos do PAR (que é o PUR)..........
O PAR é uma zona do spectro luminoso........fotossinteticamente ativa que vai de 400nm até 700nm.............o PUR são dois picos fotossinteticamente usados um a 435nm e outro a 675nm....que estão dentro do PAR............
O PAR Meter quantifica essa emissão de maneira geral..........
Agora quem determina e quantifica a emissão nos dois picos é o tipo de led (o comprimento de Onda)................e a configuração 1:1....2:1....etc.......assim como Drivers e Lentes
Da uma olhada no data sheet do led que voçê vai ver aonde se localizam as emissões do Emitter.............
A Temperatura de Cor (Kelvin)...ou K.......é mais uma referência visual................o importante é o comprimento de Onda..............
Pela característica da Zoox...........talvez seje bem interessante testar Frequencia contínua e Frequencia Pulsante............
Além do que a Luminária vai ter muito mais saída (out put)....sem gerar tanto calor.........
Isso é muito importante..........o avanço vai ser grande pois a maioria desses Aquas "Plug and Play".......Red Sea ...Boyu......vai ser beneficiado com muita Luz e pouco Calor..............
Henrique.........isso é importante mesmo.........voçê bem que poderia dar umas aulinhas para agente..............sobre todos esses elementos de eletricidade : Frequência, Lux, Lúmens, Watts, Amperagem, Comprimento de Onda, Temperatura de Cor, e alguns etc a mais..........sei - lá........uma base para agente se situar.........e o mais importante.......como aplicar.....e também equipamentos..........
A teoria se encontra fácil na Net.........mas aplicá-la ao Aquarismo.....tá meio complicado.........uma coisa se vê é que os Leds são produzidos para Iluminação Cotidiana.......e não específicamente para as Zoox..........
E é isso que eu tava afim de fazer...........principalmente porque um dia quero ter uma Bola com uns 5 Ocellaris no Aqua...........kkkkkkkk
O PAR é uma zona do spectro luminoso........fotossinteticamente ativa que vai de 400nm até 700nm.............o PUR são dois picos fotossinteticamente usados um a 435nm e outro a 675nm....que estão dentro do PAR............
O PAR Meter quantifica essa emissão de maneira geral..........
Agora quem determina e quantifica a emissão nos dois picos é o tipo de led (o comprimento de Onda)................e a configuração 1:1....2:1....etc.......assim como Drivers e Lentes
Da uma olhada no data sheet do led que voçê vai ver aonde se localizam as emissões do Emitter.............
A Temperatura de Cor (Kelvin)...ou K.......é mais uma referência visual................o importante é o comprimento de Onda..............
Pela característica da Zoox...........talvez seje bem interessante testar Frequencia contínua e Frequencia Pulsante............
Além do que a Luminária vai ter muito mais saída (out put)....sem gerar tanto calor.........
Isso é muito importante..........o avanço vai ser grande pois a maioria desses Aquas "Plug and Play".......Red Sea ...Boyu......vai ser beneficiado com muita Luz e pouco Calor..............
Henrique.........isso é importante mesmo.........voçê bem que poderia dar umas aulinhas para agente..............sobre todos esses elementos de eletricidade : Frequência, Lux, Lúmens, Watts, Amperagem, Comprimento de Onda, Temperatura de Cor, e alguns etc a mais..........sei - lá........uma base para agente se situar.........e o mais importante.......como aplicar.....e também equipamentos..........
A teoria se encontra fácil na Net.........mas aplicá-la ao Aquarismo.....tá meio complicado.........uma coisa se vê é que os Leds são produzidos para Iluminação Cotidiana.......e não específicamente para as Zoox..........
E é isso que eu tava afim de fazer...........principalmente porque um dia quero ter uma Bola com uns 5 Ocellaris no Aqua...........kkkkkkkk
-
Henrique_Franze
- Pomacanthus imperator