Vinicius Reis escreveu:O lance do acumulo de NaCl, até onde tenho conhecimento, não foi comprovado. Um dos argumentos é que as TPAs bem frequentes mantêm os níveis aceitáveis. O Rodrigo corrigiu a densidade skimando mais molhado, eu tenho usado balling na loja onde trabalho pra testar o efeito na densidade, e desde o início deixei skimando molhado, até agora a densidade se manteve.
Olá Rodrigo.
Manter a densidade é tranqüilo, se seu consumo de Ca é baixo, "skimmar" mais molhado resolve.
Mas o acumulo de NaCl é fato. Ele é sub-produto da reação dos cloretos usados na formula.
Se não usar o sal específico sem cloreto de sódio, mesmo com TPAs, no futuro voce terá um desequilíbrio do NaCl.
As TPAs só vão ditar se isso vai ocorrer mais cedo ou mais tarde.
Outra coisa que fica confuso é as nomenclaturas. Se não está usando sal "NaCl Free" não é balling, está mais para o Randy Holmes Two-Parts.
Apesar que já criaram tantas modalidades do tema que fica até confuso definir um nome.
Minha dúvida ainda persiste...Como ficam as coisas nos aquarios com balling / two-parts depois de uns 3 ~4 anos de aquario?
Abraço.
Paulo