Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Me ajudem a entender isso - Todos os peixes mortos...
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Me ajudem a entender isso - Todos os peixes mortos...
Gente, eu acabei de chegar em casa....Olho pro aqua e não vejo os palhaços nas anemonas, olho pro lado e ta la...o yellow tang morto, procuro mais e vou achando os outros peixes mortos...yellow tang, os 2 ocealaris, firefish, neon goby, donzela...Ainda não tenho certeza do que aconteceu, a agua está leitosa, a única coisa que fiz de diferente hoje foi uma TPA de 20% que faço quinzenalmente, e o de rotina, comida pros peixes e 1ml de vodka, a agua está com um cheiro forte e o skimmer ta tirando bastante sujeira, amonia, nitrito, densidade, temperatura tudo ok. Eu sai 1h depois da TPA, a agua estava cristalina, peixes normais, tudo normal, mas quando eu voltei estava desse jeito, detalhe, toda a micro-vida também morreu, ofiuros também, só sobreviveram os corais, anemonas e equipe de limpeza, o resto ta tudo morto. Tirei o que deu, pra aliviar o pico de amonia que vai dar, e o nitrato depois...
Me ajudem a entender o que houve, eu acho que foi um boom de bactérias que consumiu todo o oxigênio da agua, mas porque? Eu coloco todo santo dia 1~1,5ml de vodka e nunca houve nada parecido, talvez algum residuo na agua ou no balde que possa ter alimentado as bactérias dessa forma? Ja aconteceu isso com mais alguem? Alguem tem outra idéia do que possa ter acontecido?
To muito triste, tinha peixes que estavam comigo desde a montagem desse aqua que é o meu primeiro marinho, mais de 1 ano, agente se apega, não é?
Me ajudem a entender o que houve, eu acho que foi um boom de bactérias que consumiu todo o oxigênio da agua, mas porque? Eu coloco todo santo dia 1~1,5ml de vodka e nunca houve nada parecido, talvez algum residuo na agua ou no balde que possa ter alimentado as bactérias dessa forma? Ja aconteceu isso com mais alguem? Alguem tem outra idéia do que possa ter acontecido?
To muito triste, tinha peixes que estavam comigo desde a montagem desse aqua que é o meu primeiro marinho, mais de 1 ano, agente se apega, não é?
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
-
Fabio Cg
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Fabio Cg
Re: Me ajudem a entender isso - Todos os peixes mortos...
Nilo, que coisa chata! Cara, sinto muito! Se eu puder ajugar em algo....
Nossa, muito estranho mesmo isso que você descreveu, em!
Acho pouco provável, pois se fosse isso a água não estaria turva, mas em todo caso, não pode ter dado defeito e curto em algum equipamento?
Na minha montagem antiga tinha várias caulerpas no reef. Umas 3 vezes aconteceu de do nada amanhecer o reef branco/leitoso e as caulerpas brancas e mortas. Então eu retirava todas aquelas toceiras e jogava fora. Dias depois ela brotava novamente. Como eu tinha só um bodianus pulchelus no reef, não posso dizer se isso era ou não letal aos peixes.
Você tinha caulerpas no reef?
A sua tese da vodka faz sentido também!
É isso ai. Sinto muito por você. Vamos esperar a opinião do pessoal que também estou curioso pra saber.
Acho pouco provável, pois se fosse isso a água não estaria turva, mas em todo caso, não pode ter dado defeito e curto em algum equipamento?
Na minha montagem antiga tinha várias caulerpas no reef. Umas 3 vezes aconteceu de do nada amanhecer o reef branco/leitoso e as caulerpas brancas e mortas. Então eu retirava todas aquelas toceiras e jogava fora. Dias depois ela brotava novamente. Como eu tinha só um bodianus pulchelus no reef, não posso dizer se isso era ou não letal aos peixes.
É isso ai. Sinto muito por você. Vamos esperar a opinião do pessoal que também estou curioso pra saber.
- Jesse Barcelos
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: barcelo
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Nilo fio dentro do reef, termostato estourado, não costumam matar peixes, ninguém colocou nada no reef na sua ausência?
caixa de reposição com kalk costuma matar tudo, mas isso incluiria o que ficou vivo tb, cara não consigo pensar no que pode ter acontecido.
caixa de reposição com kalk costuma matar tudo, mas isso incluiria o que ficou vivo tb, cara não consigo pensar no que pode ter acontecido.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Italo Bozzola Filho
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Italo
- Recebeu Curtir: 1 vez
Nilo...isso é muito triste mesmo !!! Já perdi uma x todo meu reef e sei o que está sentindo !!! com certeza algo ligado a TPA mas é dificil saber o que !!! O sal é o mesmo de sempre??? A água é a mesma??? Choque termico pode acontecer !!!! Eu sempre uso o mesmo balde que fica trancado,isso mesmo ,trancado pque a funcionaria pode cair em tentação e usar sem vç ver !!!! Bola pra frente boa sorte !!!!!!!
E-mail: i.bozzola@terra.com.br
O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!
O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!
O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!
O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!
- Rodrigo RBG

- Apelido: RBG Reef Club
- Data de Nascimento: 01 Jan 2001
- País: BRA
Boom de bactérias a água não fica leitosa, ela fica "embassada" como se tivesse um nevoeiro dentro do aquário, se olhar com cuidado é possível ver a movimentação das bactérias como se fosse uma tv chuviscando... Água leitosa tem a ver com dosagem de kalk ou algum outro elemento. Mede o seu pH, Ca e Ra.
Seja o que for tente trocar 50% da água, porém antes verifique a qualidade do sal e da sua água de reposição. Bote o skimmer pra tirar mais molhado e troque o carvão ativado.
abraços
Seja o que for tente trocar 50% da água, porém antes verifique a qualidade do sal e da sua água de reposição. Bote o skimmer pra tirar mais molhado e troque o carvão ativado.
abraços
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
RBG REEF status: offline
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

É isso ai, agora tenho certeza que foi boom de bactérias porque a agua ta muito cristalina, corais e anemonas estão bem, mas a equipe de limpeza também morreu, só não sei o que provocou o boom de bactérias...A vodka não foi porque ja doso a mesma quantidade tem meses e nunca chegou nem perto de acontecer algo assim.
Valeu Fabio, mas não tenho caulerpas nem outras algas.
Valeu Jesse.
Ja cheguei os equipamentos, tudo ok, não uso termostato. Só tinha minha irmã em casa e ela sabe o quanto eu gosto do aquario, ela nem chegaria perto. Também não doso kalk e nem outros suplementos, só TPA, comida dos peixes e vodka.
Valeu Italo, é muito triste mesmo. O sal é o tetra pro, usei ele nas ultimas 4 TPAs incluindo essa de ontem, é um bom sal. A agua é do deionisador caseiro que eu tenho, a resina e o carvão são novos, não tirei nem 50l desde que troquei. O balde e os galões ficam em um armario trancados no meu quarto rs.
A agua tava leitosa mesmo, mas era mais ou menos isso que você disse, não doso kalk nem outros suplementos, eu dosava biocalcium mas parei tem algumas semanas. Ja testei tudo e ta tudo normal. Amonia, nitrito e nitrato estão zerados, detalhe: meu nitrato estava em 5ppm antes disso. PH, RA também estão normais, ph está em 7,9 mas é normal porque o foto periodo ta começando agora, no final ele fica em 8,3, ja é assim desde que eu montei esse aqua. O skimmer encheu um copo de sujeira marrom que ele nunca tinha tirado antes, acabei de lavar e ja ta tirando mais, vou trocar o carvão. Valeu.
Fabio Cg escreveu:Nilo, que coisa chata! Cara, sinto muito! Se eu puder ajugar em algo....
Valeu Fabio, mas não tenho caulerpas nem outras algas.
Jesse Barcelos escreveu:CarambaSinto muito Nilo sei como é isso
Valeu Jesse.
Matias Gomes escreveu:Nilo fio dentro do reef, termostato estourado, não costumam matar peixes, ninguém colocou nada no reef na sua ausência?
Ja cheguei os equipamentos, tudo ok, não uso termostato. Só tinha minha irmã em casa e ela sabe o quanto eu gosto do aquario, ela nem chegaria perto. Também não doso kalk e nem outros suplementos, só TPA, comida dos peixes e vodka.
Italo Bozzola Filho escreveu:Nilo...isso é muito triste mesmo !!! Já perdi uma x todo meu reef e sei o que está sentindo !!! com certeza algo ligado a TPA mas é dificil saber o que !!! O sal é o mesmo de sempre??? A água é a mesma??? Choque termico pode acontecer !!!! Eu sempre uso o mesmo balde que fica trancado,isso mesmo ,trancado pque a funcionaria pode cair em tentação e usar sem vç ver !!!! Bola pra frente boa sorte !!!!!!!
Valeu Italo, é muito triste mesmo. O sal é o tetra pro, usei ele nas ultimas 4 TPAs incluindo essa de ontem, é um bom sal. A agua é do deionisador caseiro que eu tenho, a resina e o carvão são novos, não tirei nem 50l desde que troquei. O balde e os galões ficam em um armario trancados no meu quarto rs.
Rodrigo RBG escreveu:Boom de bactérias a água não fica leitosa, ela fica "embassada" como se tivesse um nevoeiro dentro do aquário, se olhar com cuidado é possível ver a movimentação das bactérias como se fosse uma tv chuviscando... Água leitosa tem a ver com dosagem de kalk ou algum outro elemento. Mede o seu pH, Ca e Ra.
abraços
A agua tava leitosa mesmo, mas era mais ou menos isso que você disse, não doso kalk nem outros suplementos, eu dosava biocalcium mas parei tem algumas semanas. Ja testei tudo e ta tudo normal. Amonia, nitrito e nitrato estão zerados, detalhe: meu nitrato estava em 5ppm antes disso. PH, RA também estão normais, ph está em 7,9 mas é normal porque o foto periodo ta começando agora, no final ele fica em 8,3, ja é assim desde que eu montei esse aqua. O skimmer encheu um copo de sujeira marrom que ele nunca tinha tirado antes, acabei de lavar e ja ta tirando mais, vou trocar o carvão. Valeu.
- Júnio Melo
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Junio
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Nilo
Morte de peixes assim pode ser alguma falha elétrica com parada total de circulação. Daí falta oxigênio e os animais maiores morrem primeiro.
Quanto ao boom de bactérias, caso a circulação estivesse forte, é pouco provável que elas acabassem com todo o oxigênio.
Morte de peixes assim pode ser alguma falha elétrica com parada total de circulação. Daí falta oxigênio e os animais maiores morrem primeiro.
Quanto ao boom de bactérias, caso a circulação estivesse forte, é pouco provável que elas acabassem com todo o oxigênio.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.
- Rodrigo RBG

Como o Junio falou o boom de bactérias só causa problema se a oxigenação do sistema estiver fraca. Pouca circulação, skimmer fraco, ambiente muito fechado. É bom saber que quando se dosa vodka o sistema tem que ter uma boa circulação pois a proliferação de bactérias aumenta o consumo de O2, durante a noite principalmente os níveis podem baixar muito. Se tiver algas a situação piora mais ainda. A morte por asfixia geralmente ocorre durante a noite quando o nível de oxigênio cai e o pH também.
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

O meu aquario é um red sea max 130 com skimmer tunze 9002, esse skimmer é bom mas tem uma camara de reação muito pequena e o aquario tem tampa fechada, ai não oxigena tanto, acho que pode ter sido isso, mas ja doso vodka tem meses, sempre a mesma dosagem e nunca notei nada nos peixes. A circulação ta boa, uso uma koralia 2 (2300l/h) direcionada pra superficie.
- Matheus Mendes
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Matck
Nossa, que pena Nilo !
Muuuuuuuito esquesito isso que aconteceu !
Vc usa um deionizador caseiro né ? Faz quanto tempo que não troca resina e carvão ?
Pode ser esse o problema, entrou algo que não deveria entrar ! Pode ser cloro, porque ele deixa a agua turva tbm !
Mas se sobraram os corais......... não sei, muito estranho isso !!!!
Abraço e boa sorte com o aquario !
Vc usa um deionizador caseiro né ? Faz quanto tempo que não troca resina e carvão ?
Pode ser esse o problema, entrou algo que não deveria entrar ! Pode ser cloro, porque ele deixa a agua turva tbm !
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

Matck escreveu:Nossa, que pena Nilo !
Valeu Mateus. Troquei a resina e o carvão do deionisador tem um pouco mais de 1 mês mas não tirei nem 50l, se fosse cloro os corais e anemonas também teriam morrido. Tenho certeza que foi um boom de bactérias mesmo, só não sei o que provocou isso.
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
com certeza faltou oxigenio, ao meu ver a unica coisa que poderia matar tudo menos os corais seria isso, falta de oxigenio, sera que nao houve interrupçao no fornecimento de energia? o proprio boom de bacterias pode ter se formado nesse meio tempo, tudo morre a agua começa a ficar suja, as bacterias se proliferam e o skimmer começa a tirar que nem louco...
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
- Rodrigo RBG

Nilo Otaviano escreveu:O meu aquario é um red sea max 130 com skimmer tunze 9002, esse skimmer é bom mas tem uma camara de reação muito pequena e o aquario tem tampa fechada, ai não oxigena tanto, acho que pode ter sido isso, mas ja doso vodka tem meses, sempre a mesma dosagem e nunca notei nada nos peixes. A circulação ta boa, uso uma koralia 2 (2300l/h) direcionada pra superficie.
o sistema que usa vodka tem que ter boa capacidade de exportar, basicamente tem que ter um bom skimmer, grande e forte, é assim que o método funciona, você dosa caborno, as bactérias se alimentam dele, se multiplicam, consomem os nutrientes e o skimmer leva tudo embora, tpas também ajudam, se os equipamentos não conseguem exportar a contento chega uma hora que vai acontecer uma superpopulação de bactérias que irão derrubar os níveis de oxigênio.
o que eu faria ai era parar com a vodka por 30 dias e depois volta com 1/3 dessa dose.
o skimmer tem que ta sempre bem regulado e limpo pra poder render.
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
poxa Nilo, que coisa triste... nessas horas nao existem palavras de consolo...
tive um conhecido que perdeu td por causa do sal... estava com cobre... mas nao acho q seja o caso, ja que estava usando o mesmo ja ha algum tempo.
=-s
tive um conhecido que perdeu td por causa do sal... estava com cobre... mas nao acho q seja o caso, ja que estava usando o mesmo ja ha algum tempo.
=-s
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

Rodrigo RBG escreveu:o sistema que usa vodka tem que ter boa capacidade de exportar, basicamente tem que ter um bom skimmer, grande e forte, é assim que o método funciona, você dosa caborno, as bactérias se alimentam dele, se multiplicam, consomem os nutrientes e o skimmer leva tudo embora, tpas também ajudam, se os equipamentos não conseguem exportar a contento chega uma hora que vai acontecer uma superpopulação de bactérias que irão derrubar os níveis de oxigênio.
o que eu faria ai era parar com a vodka por 30 dias e depois volta com 1/3 dessa dose.
Mas o skimmer tira bastante sujeira, ele é bom, só que a câmara de reação é pequena entende, ai não oxigena muito, tanto que hoje eu tirei 7 copos cheios de sujeira bem densa, os skimmers DOC da tunze são assim, com a câmara pequena mas tiram muito, meu nitrato é controlado em 5ppm, era né, agora ta 0. Mas vou parar com o metodo por um tempo até porque por enquanto não tem pra quê dosar já que não tenho peixes pra produzirem alguma carga orgânica pras bactérias consumirem e antes de recomeçar o metodo vou trocar o skimmer por um maior que oxigene melhor.
- Alex Correa
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Alex Correa
- Contato:
Nilo Otaviano escreveu:Gente, eu acabei de chegar em casa....Olho pro aqua e não vejo os palhaços nas anemonas, olho pro lado e ta la...o yellow tang morto, procuro mais e vou achando os outros peixes mortos...yellow tang, os 2 ocealaris, firefish, neon goby, donzela...Ainda não tenho certeza do que aconteceu, a agua está leitosa, a única coisa que fiz de diferente hoje foi uma TPA de 20% que faço quinzenalmente, e o de rotina, comida pros peixes e 1ml de vodka, a agua está com um cheiro forte e o skimmer ta tirando bastante sujeira, amonia, nitrito, densidade, temperatura tudo ok. Eu sai 1h depois da TPA, a agua estava cristalina, peixes normais, tudo normal, mas quando eu voltei estava desse jeito, detalhe, toda a micro-vida também morreu, ofiuros também, só sobreviveram os corais, anemonas e equipe de limpeza, o resto ta tudo morto. Tirei o que deu, pra aliviar o pico de amonia que vai dar, e o nitrato depois...
Olá Nilo,
Já ouvi relatos de aquaristas com os mesmos sintomas e conseqüencias com qualidades do sistema parecidas com o teu.
Logicamente que todo aquário sendo diferente não é possível te dizer exatamente o que foi, mas diante do teu relato, isso poderia ser relacionado a dosagem de vodka.
Recentemente tive um amigo meu daqui que passou pelo mesmo trajeto que estás passando.
A dependência no sistema com uso constante de vodka traça uma linha muito estreita que algumas vezes traz esse tipo de infelicidade. O usos de vodka em aquários de reef necessita ser em ritmo preciso e constante, mas mesmo assim pode quebrar o sistema. Por causa dessa linha que divide a capacidade máxima de bactérias e o equilíbrio biológico geral do sistema.
Existe também a possibilidade de um peixe ter morrido por algum motivo (ou outra coisa semelhante), sendo então "a gota d'água" para o sistema quebrar, com o crescimento acelerado das bactérias.
Quando isso ocorre você precisa ter muito cuidado ao reiniciar seu projeto.
Não sei se você ainda deseja dosar vodka, mas o que sugeri ao meu amigo deu certo.
Ele porém, voltou com a vodka para tentar novamente após 4 meses do crash. Não recomendo vodka por causa do risco, que realmente não vale a pena e porque não é necessário mesmo.
Minhas recomendações de segurança para evitar um crash total do teu sistema:
- Por favor não introduza nenhum peixe no sistema.
- Administre trocas de água semanais de 10%.
- Pare de adicionar vodka.
- O sistema vai reagir e provavelmente algas irão aparecer como um início de ciclo.
- Cianos podem vir a tona e serem mesmo difíceis de erradicar, mas não impossível!!
- Muito cuidado com desequilíbrio iônico nesse período!
- Diminua o máximo dos aditivos e logicamente não introduza alimentos aos invertebrados.
- Após alguns meses (2 a 4(?)), normalmente quando as algas estiverem mais reduzidas e controladas, você pode começar novamente com os aditivos, introdução de peixes e tal.
Logicamente que a observação dos invertebrados do sistema é crucial, e principalmente as necessidades dos corais precisam ser mantidas em níveis aceitáveis (reserva alcalina, Ca++, exportação dos fosfatos/nitratos com skimmer e trocas parciais...).
Não use carvão ativado no sistema, mesmo porque será desnecessário. Só mantenha as trocas parciais. Deixe o aquário respirar: abra o sistema retirando definitivamente a tampa sobre ele. Skimmer usado normalmente 24 horas ao dia.
Novamente: existe uma diferença entre os sistemas e não sei exatamente quais as qualidades do teu, em particular. Meus conselhos estão de maneira generalizada, mas essas dicas básicas podem te ajudar bastante.
Cuidado com a adição de vodka!
Aloha,
Alex Correa.
Editado pela última vez por Alex Correa em 31 Mai 2010, 02:28, em um total de 1 vez.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/
Meu site de aquarismo:
- Alex Correa

- Apelido: Alex Correa
- Contato:
Nilo Otaviano escreveu:Rodrigo RBG escreveu:o sistema que usa vodka tem que ter boa capacidade de exportar, basicamente tem que ter um bom skimmer, grande e forte, é assim que o método funciona, você dosa caborno, as bactérias se alimentam dele, se multiplicam, consomem os nutrientes e o skimmer leva tudo embora, tpas também ajudam, se os equipamentos não conseguem exportar a contento chega uma hora que vai acontecer uma superpopulação de bactérias que irão derrubar os níveis de oxigênio.
Mas o skimmer tira bastante sujeira, ele é bom, só que a câmara de reação é pequena entende, ai não oxigena muito, tanto que hoje eu tirei 7 copos cheios de sujeira bem densa, os skimmers DOC da tunze são assim, com a câmara pequena mas tiram muito, meu nitrato é controlado em 5ppm, era né, agora ta 0. Mas vou parar com o metodo por um tempo até porque por enquanto não tem pra quê dosar já que não tenho peixes pra produzirem alguma carga orgânica pras bactérias consumirem e antes de recomeçar o metodo vou trocar o skimmer por um maior que oxigene melhor.
O skimmer não pode ser o único responsável pela oxigenação do sistema. A superfície de água precisa estar livre para o sistema respirar. Por favor retire a tampa do seu aquário.
A população de peixes joga com o equilíbrio de material orgânico no sistema, mas não é o único fator responsável pela "carga orgânica" total do mesmo, apesar de poder ser de grande influência em um sistema em particular, dependendo da qualidade e quantidade de peixes em relação ao espaço disponível aos peixes, litragem total do sistema e filtragem aplicada. O equilíbrio de nutrientes no sistema pode mudar um pouquinho e atingir o mesmo de maneira drástca, quebrando-o como um todo. O uso de vodka pode trazer esse risco a um limite mais próximo do que num sistema com filtragem biológica tradicional por rochas vivas (sem vodka).
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Meu site de aquarismo:
Meu site de aquarismo:
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Nilo,
Primeiro, lamento muito pelas perdas, já passamos por isso em duas ocasiões, sabemos o quanto é triste, não só para a natureza, mas, para nós que de fato, nos apegamos a esses animais.
Bola pra frente, vida que segue, não desanime, os obstáculos são desafios, e vence-los é nosso trabalho, mesmo porque, manter um pedaço do oceano em casa, é coisa pra loucos kkkk
Quanto aos motivos, na minha cabeça, passam duas idéias,
Assim como o Matias, não creio em boom de bactérias, se é a mesma dosagem que sempre usou da vodka, não tem motivo para isso, as bactérias não surgem mais ou menos conforme o dia. então, descarto isso.
Em casa, já tive ocasião de parar o procedimento de uma TPA para fazer qualquer outra coisa, e, retomar os trabalhos em seguida, nessa interrupção, a cabeça sai do foco e, por exemplo, deixei o fio da sonda de temperatura fora do aquário, o aquecedor praticamente ferveu a água que estava no sump, por sorte, coloquei a mão na água para recolocar a bomba de recalque (tinha tirado para uma limpeza) e percebi o erro.
Em outra ocasião, tirei a água pelo sump (com recalque desligado) e esqueci a reposição de água doce ligada, foram só 50 litros de água doce de uma vez para o reef.
Tente lembrar, se de repente, não ficou algo sem ser ligado após a TPA, recalque, circulação, ventilação ou mesmo algo ficou ligado direto, aquecedor, reposição ...
A elevação da temperatura, baixa a oxigenação, matando primeiro os animais maiores, os corais iriam sentir depois de mais de 12 horas, e após as primeiras mortes, a água ficar leitosa se justifica.
As opções e opiniões são várias, é interessante lembrar cada passo desse dia, e buscar a causa, para evita-la no futuro e até mesmo lhe dar uma estimativa de quando retomar a população no reef.
No mais, força, não desanima não, os tropeços fazem parte da jornada.
Abraços
Primeiro, lamento muito pelas perdas, já passamos por isso em duas ocasiões, sabemos o quanto é triste, não só para a natureza, mas, para nós que de fato, nos apegamos a esses animais.
Bola pra frente, vida que segue, não desanime, os obstáculos são desafios, e vence-los é nosso trabalho, mesmo porque, manter um pedaço do oceano em casa, é coisa pra loucos kkkk
Quanto aos motivos, na minha cabeça, passam duas idéias,
Assim como o Matias, não creio em boom de bactérias, se é a mesma dosagem que sempre usou da vodka, não tem motivo para isso, as bactérias não surgem mais ou menos conforme o dia. então, descarto isso.
Em casa, já tive ocasião de parar o procedimento de uma TPA para fazer qualquer outra coisa, e, retomar os trabalhos em seguida, nessa interrupção, a cabeça sai do foco e, por exemplo, deixei o fio da sonda de temperatura fora do aquário, o aquecedor praticamente ferveu a água que estava no sump, por sorte, coloquei a mão na água para recolocar a bomba de recalque (tinha tirado para uma limpeza) e percebi o erro.
Em outra ocasião, tirei a água pelo sump (com recalque desligado) e esqueci a reposição de água doce ligada, foram só 50 litros de água doce de uma vez para o reef.
Tente lembrar, se de repente, não ficou algo sem ser ligado após a TPA, recalque, circulação, ventilação ou mesmo algo ficou ligado direto, aquecedor, reposição ...
A elevação da temperatura, baixa a oxigenação, matando primeiro os animais maiores, os corais iriam sentir depois de mais de 12 horas, e após as primeiras mortes, a água ficar leitosa se justifica.
As opções e opiniões são várias, é interessante lembrar cada passo desse dia, e buscar a causa, para evita-la no futuro e até mesmo lhe dar uma estimativa de quando retomar a população no reef.
No mais, força, não desanima não, os tropeços fazem parte da jornada.
Abraços
Ronel Rosa

- Apelido: Ronel
Nilo,
Do fundo do meu coração, lamento cada ser vivo do seu
aquario que vc perdeu.
Bola para frente.
Abs
Do fundo do meu coração, lamento cada ser vivo do seu
aquario que vc perdeu.
Bola para frente.
Abs
"Aquario, um oceano de segredos"