MARÇAL MELLO escreveu:A pergunta sobre remédios na quarentena, no meu ver, deveria ser seria assim:
Existe algum produto ou medicamento para colocar no aquario da quarentena que faça uma profilaxia preventiva nos peixes??
Outra duvida que tenho:
Os crustáceos, macroalgas, anemonas, microvida em geral e corais podem trazer doenças para o aqua ou não precisam de quarentena?
No caso desses animais teria algum produto ou medicamento que pudessemos usar para fazer tipo uma desinfecção de um dia e coloca-los no principal no outro dia?
Marçal, pelo que entendo sobre QUARENTENA ela por si só já é um sistema para profilaxia do indivíduo, e ai, só depois, caso ele apresente algum sintoma ser tratado.
O uso de qualquer medicamento deixa o sistema imunológico do animal debilitado, ao meu ver fazendo isso, você pode desencadear uma doença que ele
não teria se estivesse simplesmente se recuperando em paz na sua quarentena após o transporte.
Veja bem, eu não posso AFIRMAR que não exista medicamento para esse fim, mas que esse é o meu pensamento de como tratar
os meus animais:
1- tempo para ele se recuperar do stress que passou pelo transporte.
2- alimentar de forma diversificada, em 2 ou 3 vezes por dia e em quantidade razoável.
3- ter um skimmer para poder alimentar dessa forma
4- acompanho o nível de amônia da quarentena
5- uso água do reef na quarentena, para já ir se acostumando com os parâmetros e uso água dele para TPA
6- olhar, olhar e olhar o animal constantemente durante o período de quarentena.
7- respeitar a quarentena, não adianta ter pra deixar o peixe 7 dias ou um pouco mais... deixe o tempo "necessário" e quando ele estiver bem ativo, com suas cores vivas e aparentemente gordinho, proceda com a aclimatação correta para inserir no reef.
Vou repetir, não sou o mais indicado para dar conselhos sobre o tema, só estou aqui descrevendo o meu modo de uso.
Não tenho a menor pretensão aqui, em afirmar que essa é a melhor forma de quarentenar, só estou dizendo que essa é a MINHA MANEIRA. ok
Sobre o outro ponto, creio que tudo o que você inseri no tanque, tem um risco.
Você pode receber de presente [s]de grego[/s] uma porção de ovos de AEFW grudados em uma base de coral... planárias, valonias e mais uma porção de outras das 7 pragas do egito.
Alguns fazem banho de água doce (choque osmótico), banhos com produtos próprios para corais como o
ReVive Coral Cleaner, agora a quarentena em si, só para corais seria excelente, mas será bem mais custo$a para montar.
Seria interessante ter um biólogo marinho, ou alguém com bagagem para responder esses questionamentos de vocês. Minha intenção aqui é só compartilhar minhas práticas, e elas podem não ser as melhores.
Vamos aguardar o pessoal responder.
Abs,