Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
como remover fosfato??
- Fabio Duarte
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Blue ocean
- Contato:
como remover fosfato??
Pessoal eu gostaria de saber
como remover fosfato??
claro alem das tpas,algas
e da midias q existem para isso...
alguem sabe algum macete pra ensinar pra nós??
aquela historia do prego funciona??como devo fazer??
abraço a todos,,,
como remover fosfato??
claro alem das tpas,algas
e da midias q existem para isso...
alguem sabe algum macete pra ensinar pra nós??
aquela historia do prego funciona??como devo fazer??
abraço a todos,,,
Fabio Duarte
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: como remover fosfato??
Fabio umas das maneiras mais seguras é através de tpas, chegando até 50% ao mês, o mais comum é 10% semanal nesse caso eu iria sifonando para retirar a maior quantidade possível de matéria orgânica compactada, toda vez que vc coloca comida no reef vc introduziu fosfato, as formas de se retirar são através de resinas, polímeros, carvão ativado e skimmer trabalhando bem, o uso do kalkwasser durante a noite tb ajuda já que ajuda a retirar mais matéria orgânica e com isso exporta o fosfato tb, mas um refugio cheio de algas ou aquela tela que postei para crescimento de algas são ótimas formas de se livrar de nitrato e fosfato.
tem um artigo em inglês muito bom http://www.reefkeeping.com/issues/2004-11/rhf/index.php vc pode usar um tradutor para ler, inclusive alguns aquaristas estavam usando bombril para baixar o fosfato.
Inclusive eles falam que o uso de ferro pode provocar uma diminuição drastica das zooxanthelae dos corais o que pode causar problemas.
tem um artigo em inglês muito bom http://www.reefkeeping.com/issues/2004-11/rhf/index.php vc pode usar um tradutor para ler, inclusive alguns aquaristas estavam usando bombril para baixar o fosfato.
Inclusive eles falam que o uso de ferro pode provocar uma diminuição drastica das zooxanthelae dos corais o que pode causar problemas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Pedro Augusto
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Pedro Augusto
Evitar colocar a mão no aquário também, não remove, mas evita que coloque mais. 
- Júnio Melo
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Junio
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Macete não existe.. na verdade tudo em aquarismo depende muito de cuidado e paciência. Pra novatos, tem um artigo da reefkeeping bem básico sobre os métodos de eliminar nutrientes. Eu uso vodka.
http://www.reefkeeping.com/issues/2008- ... /index.php
http://www.reefkeeping.com/issues/2008- ... /index.php
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.
- Fabio Duarte

- Contato:
VLW PESSOAL,MEU FOSFATO ESTÁ TRANQUILO,SÓ QUERIA SABER SE ALGUEM JÁ USOU O PREGO PRA ISSO!!,OU ALGUM OUTRO METODO.
ABRAÇO A TODOS,,,
ABRAÇO A TODOS,,,
Fabio Duarte
- Matias Gomes
- Administrador
Fabio eu vi um topico grande no XXXX sobre isso, mas a briga foi muito grande rss o Biseto é categorico em que não se deve usar os pregos, os danos podem ser maiores que os beneficios.
- Fabio Duarte

- Contato:
matias eu tbm penso assim,,,
claro até q provem o contrario,hehe,,
abraço,,,
claro até q provem o contrario,hehe,,
abraço,,,
Fabio Duarte
- Daniel Torres
- Diplectrum formosum

- Apelido: DANIEL
Seu di ou ro estão bons?
NÃO DEIXES VENCER PELO MAL, VENCEI O MAL COM O BEM
-
jose Jorge
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
- País: BRASIL
- Curtiu: 63 vezes
- Recebeu Curtir: 29 vezes
Eu fui lá na palestra do Julian Sprung.............e o cara disse que tudo depende muito do que você tem no aquario...........tem Organismos que se alimentam de Fosfato.....
E como o Junio falou da Vodka.....ele falou sobre a adicão de uma fonte de Carbono.............e o uso de um bom Skimmer...........
As Bactérias que assimilaram o Fosfato saem no Skimmer...........
Assimilacão......essa é a Palavra-Chave............
E como o Junio falou da Vodka.....ele falou sobre a adicão de uma fonte de Carbono.............e o uso de um bom Skimmer...........
As Bactérias que assimilaram o Fosfato saem no Skimmer...........
Assimilacão......essa é a Palavra-Chave............
-
Rodrigo Sutto

- Apelido: sutto
- Fernando Cunha
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Fernando Cunha
Pessoal,
Kent Marine Phosphate Sponge
Alguém já usou este removedor de fosfato ?
Encontrei esta informação em uma loja que vende o produto pela internet:
"Mídia cerâmica que adsorve o fosfato rapidamente (em horas) quando colocado diretamente no fluxo de água. Funciona em água doce e salgada baixando fosfato e silicato de 1,0 para 0,05 ppm quando usado 15g a cada 10 litros – ou 650g (essa embalagem) cada 450 litros de água. Para remoção de silicato, o fosfato deve ser removido antes. Esse produto não libera compostos solúveis de alumínio na água, e assim não afeta invertebrados. Também absorve umidade, podendo ser usado em ozonizadores para secar o ar, podendo ser renovado constantemente em serviços apropriados.
Atenção: o produto pode ficar muito quente quando do primeiro enxágüe, portanto recomendamos que use luvas grossas de borracha. Mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não se presta a uso humano, apenas para uso aquático.
Instruções de uso: lave com água doce (preferencialmente água desionizada ou de osmose reversa). Atenção: o produto pode ficar muito quente quando molhado pela primeira vez. Use luvas de borracha e/ou coloque em um recipiente plástico enquanto estiver lavando. Após lavar, coloque a mídia em uma bolsa de malha (aproximadamente 800 mícrons) ou em um filtro canister, diretamente no fluxo de água. Certifique-se de que o fluxo de água passa pelo material, e não apenas em torno dele. Mantenha o material na filtragem entre 8 horas (mínimo) e 2 dias (máximo), porque como qualquer adsorvedor de fosfato, o que foi retido pode ser liberado novamente na água se a quantidade original de mídia for mantida no sistema continuadamente. Se você deseja manter no aquário para manter os fosfatos baixos ou para remover silicatos, reponha a quantidade original com mídia nova, e troque-a regularmente. Para remoção de silicato, o fosfato deve primeiramente ( e também a mídia), e depois então uma nova quantidade de phosphate sponge deve ser deixada no sistema por vários dia, controle a concentração de fosfato fazendo testes de água.
Reativação: quando usado na remoção de fosfato, a reativação da mídia pode ser possível ou não. Quando possível isso pode ser feito até duas vezes, dependendo das circunstâncias de uso, e a capacidade de remoção de fosfato será sempre menor a cada reativação feita. Para realizar a reativação, espalhe uma camada de 0,5cm de espessura em uma assadeira. Coloque a assadeira em forno a 230 graus por uma hora. Após, deixe esfriar completamente. Lave com água fresca e use novamente. Atenção: não use formas que entrarão em contato com alimentos."
Será que realmente procede a informação ???
Quem utiliza ??
Abraços
Kent Marine Phosphate Sponge
Alguém já usou este removedor de fosfato ?
Encontrei esta informação em uma loja que vende o produto pela internet:
"Mídia cerâmica que adsorve o fosfato rapidamente (em horas) quando colocado diretamente no fluxo de água. Funciona em água doce e salgada baixando fosfato e silicato de 1,0 para 0,05 ppm quando usado 15g a cada 10 litros – ou 650g (essa embalagem) cada 450 litros de água. Para remoção de silicato, o fosfato deve ser removido antes. Esse produto não libera compostos solúveis de alumínio na água, e assim não afeta invertebrados. Também absorve umidade, podendo ser usado em ozonizadores para secar o ar, podendo ser renovado constantemente em serviços apropriados.
Atenção: o produto pode ficar muito quente quando do primeiro enxágüe, portanto recomendamos que use luvas grossas de borracha. Mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não se presta a uso humano, apenas para uso aquático.
Instruções de uso: lave com água doce (preferencialmente água desionizada ou de osmose reversa). Atenção: o produto pode ficar muito quente quando molhado pela primeira vez. Use luvas de borracha e/ou coloque em um recipiente plástico enquanto estiver lavando. Após lavar, coloque a mídia em uma bolsa de malha (aproximadamente 800 mícrons) ou em um filtro canister, diretamente no fluxo de água. Certifique-se de que o fluxo de água passa pelo material, e não apenas em torno dele. Mantenha o material na filtragem entre 8 horas (mínimo) e 2 dias (máximo), porque como qualquer adsorvedor de fosfato, o que foi retido pode ser liberado novamente na água se a quantidade original de mídia for mantida no sistema continuadamente. Se você deseja manter no aquário para manter os fosfatos baixos ou para remover silicatos, reponha a quantidade original com mídia nova, e troque-a regularmente. Para remoção de silicato, o fosfato deve primeiramente ( e também a mídia), e depois então uma nova quantidade de phosphate sponge deve ser deixada no sistema por vários dia, controle a concentração de fosfato fazendo testes de água.
Reativação: quando usado na remoção de fosfato, a reativação da mídia pode ser possível ou não. Quando possível isso pode ser feito até duas vezes, dependendo das circunstâncias de uso, e a capacidade de remoção de fosfato será sempre menor a cada reativação feita. Para realizar a reativação, espalhe uma camada de 0,5cm de espessura em uma assadeira. Coloque a assadeira em forno a 230 graus por uma hora. Após, deixe esfriar completamente. Lave com água fresca e use novamente. Atenção: não use formas que entrarão em contato com alimentos."
Será que realmente procede a informação ???
Quem utiliza ??
Abraços
Fernando Cunh@
- Matias Gomes
- Administrador
Fernando Cunha escreveu: podendo ser renovado constantemente em serviços apropriados
fiquei curioso com isso, mas logo depois veio a explicação.
Fernando Cunha escreveu:Reativação: quando usado na remoção de fosfato, a reativação da mídia pode ser possível ou não. Quando possível isso pode ser feito até duas vezes, dependendo das circunstâncias de uso, e a capacidade de remoção de fosfato será sempre menor a cada reativação feita. Para realizar a reativação, espalhe uma camada de 0,5cm de espessura em uma assadeira. Coloque a assadeira em forno a 230 graus por uma hora. Após, deixe esfriar completamente. Lave com água fresca e use novamente. Atenção: não use formas que entrarão em contato com alimentos."
Fernando parece bem interessante mesmo, só o ministerio da Saude não achar que é remedio que da para importar rsss
- Fernando Cunha
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Fernando Cunha
-
Ricardo Tolosa

- Apelido: Ric
- Recebeu Curtir: 1 vez
Mas 0,05 ppm de fosfato é bom????? ou estou muito enganado mas não é grande coisa , poderia ser melhor.
No meu aqua tem uma alga que parece uma graminha bem vermelha...uma veradeira praga.
Já li em outro forum que ela se alimenta de fosfato. No meu aqua as medições de PO4 sempre foram baixas, sempre menos de 0,02 e na medição que fiz na semana passada, estava zerado. Mas a tal da graminha ainda cresce.... fiz uma "capa" de durepoxi para tentar sufocar as danadas.........claro que pretendo tirar as capas daqui um tempo..........acho que sai do tema...desculpem me.
No meu aqua tem uma alga que parece uma graminha bem vermelha...uma veradeira praga.
Já li em outro forum que ela se alimenta de fosfato. No meu aqua as medições de PO4 sempre foram baixas, sempre menos de 0,02 e na medição que fiz na semana passada, estava zerado. Mas a tal da graminha ainda cresce.... fiz uma "capa" de durepoxi para tentar sufocar as danadas.........claro que pretendo tirar as capas daqui um tempo..........acho que sai do tema...desculpem me.
- Fabio Duarte

- Contato:
ricardo o teste q vc ta usando e de confiança??
qual é a marca do teste??ele pode estar marcando errado ok,só um observação...
qual é a marca do teste??ele pode estar marcando errado ok,só um observação...
Fabio Duarte
- Fabio Duarte

- Contato:
yuri ele citou alguma outra fonte de carbono ou somente a vokda??
dizem q o açúcar tbm serve isso procede??
dizem q o açúcar tbm serve isso procede??
Fabio Duarte