🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Rocha coletada, seria um mini ofiuro?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

Rocha coletada, seria um mini ofiuro?

#1 Mensagem por Valter Pereira »

Boas pessoal.
Acabo de voltar de Natal - RN de onde trouxe de um mergulho no dia 04/06 uma pequena rocha viva, embalada ainda molhada apenas em plástico no momento devido ao medo de ser pego :oops:

Chegando em casa hoje pela manhã fui tratar a pequena, pois haviam algumas algas vermelhas.
Peguei uma escova de dentes e comecei a esfregar a rocha com agua do aqua, as algas não sairam, mas em poucos segundos caiu da rocha um pequenino ser esbranquiçado, que parecia ser um minúsculo cavalo marinho. Observando melhor, e virando o pequenino ser, percebi seu centro mais escuro, e tentáculos com listras.
Assim oh.

Imagem

Imagem

Seria ele um filhote de Ofiuro?

Na dúvida coloquei a rocha do jeito que estava no display, com medo das algas se tornarem praga.
Alias, que alga é essa?
Imagem

Quanto ao medo da praga, acredito que os paguros estão cuidando do assunto, em poucos segundos apareceu o primeiro zoiudo curioso
Imagem

Um pouco depois o resto do pessoal apareceu.
Imagem

Enfim, devo me preocupar com algo?
Alias, me apaixonei pelo mergulho.
Logo logo começo a pegar referencias de lugares para um bom mergulho.
:P

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Matck
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Rocha coletada, seria um mini ofiuro?

#2 Mensagem por Matheus Mendes »

Essas algas não são praga não, mas não tenho certeza.
O ofiuro morreu né ? Eu comprei um mush e na pedra dele tinha valonias, ai eu peguei alcool e fui jogando no lugar onde elas estavam. Derrepente caiu um ofiuro bem pequeno. Na hora coloquei no reef mas ele se despedaçou inteiro icon_frusty

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#3 Mensagem por Nilo Otaviano »

Essa alga não é uma praga, ela só cresce pelo aqua se tiver muito fosfato, e cresce devagar. Tangs adoram ela :mrgreen:

Esses mini-ofiuros são muito comuns, se levantar uma rv que tiver no substrato vai ver alguns deles.

Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

#4 Mensagem por Valter Pereira »

Matck escreveu:O ofiuro morreu né ?

Então Matheus, quando ele caiu do rocha ainda se movia. Quando coloquei no aqua ele caiu em cima do umbrella e quando voltei pra ver ja havia sumido.
Acredito haver mais dele na rocha.

Nilo Otaviano escreveu:Essa alga não é uma praga, ela só cresce pelo aqua se tiver muito fosfato, e cresce devagar. Tangs adoram ela :mrgreen:

Esses mini-ofiuros são muito comuns, se levantar uma rv que tiver no substrato vai ver alguns deles.

Esse bicho não cresce não?
rs.

Na praia tufos e mais tufos dessa alga enroscavam na minha perna. Cheguei a sair com um pouco na boca depois de tomar um caldo... digo... pegar um jacaré...
:lol:

Menos mal então.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
País: Brasil
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#5 Mensagem por André Fonseca »

Valter,

Essa alga que veio na RV é uma Rhodophyta, que são mais conhecidas como algas vermelhas...

E no Nordeste elas são bem comuns mesmo. Estive em Maceió e as praias mais afastadas da cidade eram forradas delas.

Sobre o ser minúsculo, parece ser um Ofiurus realmente.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”