🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvida TPA

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
dyona
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: dyona

Duvida TPA

#1 Mensagem por dyona »

Ola amigos, tenho meu reef ha +/- 8 meses e todo mes pago um profissional para vir fazer a limpaza e a TPA.
Nessa ultima TPA 40 litros alguns corais sofreram no primeiro dia e acho que uma xenia pulsante esta morrendo. O resto do aqua ja esta normal. Esta é a segunda vez que isto ocorre. A primeira vez faz uns 4 meses, a agua ficou leitosa e quase perdi tudo. Tive que repor quase toda agua do aqua.
Uso agua deionisada feita aqui em casa com filtro apropriado e deixo o sal batendo a noite inteira para no dia seguinte quando o profissional chegar fazer a troca. Ele acha que pode ser o sal. Sera que existe outro motivo?
Meu aqua tem 250 l faço troca mensal de 40L e ele faz todos os testes.
Nesta ultima troca o Ph estava um pouco baixo e o Mg, que corrigi no dia seguinte.
Obg

Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Victor
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Duvida TPA

#2 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Qual sal que vc usa?

dyona

#3 Mensagem por dyona »

Nao sei a marca. Compro na loja que trabalha este profissional

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#4 Mensagem por Nilo Otaviano »

dyona escreveu:a agua ficou leitosa e quase perdi tudo

Aconteceu algo assim comigo, perdi todos os meus peixes. Da uma olhada viewtopic.php?f=2&t=3562

No meu caso o sal era o Tetra PRO mas ja fiz 2 TPAs depois disso que aconteceu e não houve nada.

dyona

#5 Mensagem por dyona »

Valeu Nilo, vou trocar o sal para um de marca conhecida e vou ficar de olho na proxima TPA

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

ele deveria ser mais cuidadoso, tem algo errado nessa tpa.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

dyona

#7 Mensagem por dyona »

Ja falei com ele mas este nao sabe me dizer o que ocorreu

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#8 Mensagem por Renato Vidal »

Acidentes em TPAs são comuns, até mesmo para pessoas com muitos anos de aquarismo, lembro ha dois anos atras, o Isaac em uma TPA, perdeu alguns peixes.

Ele acreditava na época que foi descuido com a temperatura.

Então, apenas lembrando, na hora da TPA, tres itens são fundamentais, temperatura igual a do reef, pH o mais próximo e densidade também o mais próxima da água do reef.

Qualquer diferença na temperatura, pode ser sentida de imediato.

E, é claro, ter certeza que o sal não esta trazendo nenhum contaminante.

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 6 vezes

#9 Mensagem por Alexandre George »

Oi Dyona,

Você sabe se o rapaz que faz a sua TPA utiliza algum buffer? Alguns deixam a água meio leitosa.

Não sei o seu tempo, mas seria mais seguro você aprender a fazer a TPA. Pra ter uma idéia eu costumo sair de casa muito cedo, pois levo os meus filhos no colégio e chego em casa da labuta bem tarde. Para conseguir fazer TPA sem aborrecer ninguém só na madruga. icon_bangin
Eu até poderia pagar pra alguém fazer pra mim, inclusive com água natural, mas sinceramente não confio.

De qualquer forma compra o sal da Red Sea porque eu não me lembro de ninguém reclamando deste fabricante.~

Um abraço!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

#10 Mensagem por fabio simoes »

Que legal que você é uma pessoa interessada e preocupada com o seu reef, por isso está num forum de aquarismo na internet.

Que tal você mesmo fazer a manutenção do seu reef????

Vai ver que é muito prazeroso e vai começar a olhá-lo com mais carinho do que olha hoje em dia, será um verdadeiro filho.

Se é você quem prepara sua água di, acrescenta o sal...... Não entendi por que paga alguém para fazer o mais fácil: simplesmente colocar a água no aquário....

Pagar manutenção é para pessoas que veem o aquário como um "quadro" ou que realmente não tem tempo, por motivo de viagem, trabalho, etc.

Outra dica: faça tpas menores, que tal 20 lt por semana... é mais que suficiente, preste atenção em outros fatores com skimmer, substrato, etc....

Tem gente que nem faz tpa e o aquário vai muito bem....

Abraços

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: denadai
Recebeu Curtir: 1 vez

#11 Mensagem por Roberto Denadai »

Se a agua ficou leitosa, o sal pode ser de má qualidade e conter muito calcio ou reserva..e pode ocorrer precipitação no aquário

Se vc troca apenas 40L, não precisa se preocupar com temperatura nem pH, apenas acerte a densidade da água que será usada na TPA

Outra dica, economize e troque vc mesmo a água, ou pague um garoto que ficará feliz em ganhar 10 reais pra tirar e por água no aquário

Abraços

dyona

#12 Mensagem por dyona »

Valeu pessoal, obg pelas dicas.
Apenas respondendo a algumas perguntas, gostaria de dizer que pago uma pessoa nao por falta de tempo mas sim por ser iniciante e nao ter seguranca.
Ele nao faz apenas a TPA mas a limpeza mensal para mim. Estou aprendendo aos poucos.
Obg pelas dicas

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”