Nao tenho muita experiência em plantados somente o que leio nos tópicos dos amigos aqui do forum, mas a vida e um aprendizado continuo, então vamos ao setup do Aqua:
Aqua: 40x25x30 30l brutos e 25l reais;
Filtragem: Atman 300 com perlon e siporax (Ista), e um circulados de água Atman 100;
Substrato: Substrato fértil o qual nao me recordo o nome, camada inerte de areia de rio n 0, e basalto preto n 0;
Iluminacao: 2 lâmpadas econômicas de 15w;
Termostato com aquecedor;
Flora: Nao sou bom em nomes pois tem 4 tipos plantado mas só sei o nome de 3 tipos que sao Schinodorus sp. Oriental, a Ludwigia mullertii, e Valisneria Spiralis. A outra ela tem a ser amarrada nas rochas nao sei bem o nome;
Fauna: Sei bem que o Aqua e pequeno para estas espécies mas contem somente eles, e como disse agora em maio já estou pondo em pratica o novo projeto então só estão lá temporariamente por mais um ou dois meses no máximo, 1 Cascudo Abacaxi, 1 Itui Cavalo, 2 apularias e 2 blue ramshorn;
Ainda sem injeção de CO2 futuramente de acordo com a necessidade será colocado, e também futuramente ainda no projeto luminária de leds.
Agora segue algumas fotos da montagem, mudança de layout e de como esta atualmente:
Montagem:

A idéia do barco foi para ter um esconderijo da luz para o Itui:

Cheio e ciclando:

Primeiros moradores:

Primeiro exemplar da Flora:

Mudança no layout e inserido novas plantas:

Já com a tampa FVM, pretendo agora diminuir ela, esta foi só uma experiência:

Parte interna revestida com contact aluminizado:

Os últimos habitantes:

E a ultima foto tirada com as plantas com um desenvolvimento bom mesmo sem injeção de CO2 e com baixa iluminacao de 8h diárias ainda sem luz noturna:

E a ultima atualizada no cascudo, peixe de crescimento incrível com 2 meses em casa teve o dobro do crescimento, tenho a acelerar o outro projeto:

Bom e isso nao e um grande projeto como muito aqui mas estou gostando muito, já esta em fase de compra os leds da nova luminária, e também já adquiridos os coolers para resfriamento da água no verão. Assim que for ocorrendo as mudanças vou atualizando, abraços.