Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
CO2 x PH
-
Dan Reef
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Dan
- Recebeu Curtir: 5 vezes
CO2 x PH
Pessoal,
Estou tendo problemas com meu ph, que dificilmente passa de 8,1.
Pesquisei na ReefCentral e descobri outras pessoas com o mesmo problema e, muitas, atribuíram o problema ao excesso de CO2 na água.
Ontem fez muito frio, a casa ficou fechada e o ph chegou somente até 7,85. Com a casa fechada, a qtd de CO2 aumenta pois nós expiramos CO2 e, consequentemente o PH não cai..
Alguém sabe de algo assim por aqui? De noite meu PH cai até 7,5.
Parâmetros:
PH (ontem): dia 7,85/ noite 7,5
KH: 8,5
Cálcio: 470
Nitrato: 1,0
Temp: 26,5
Abraços!
Estou tendo problemas com meu ph, que dificilmente passa de 8,1.
Pesquisei na ReefCentral e descobri outras pessoas com o mesmo problema e, muitas, atribuíram o problema ao excesso de CO2 na água.
Ontem fez muito frio, a casa ficou fechada e o ph chegou somente até 7,85. Com a casa fechada, a qtd de CO2 aumenta pois nós expiramos CO2 e, consequentemente o PH não cai..
Alguém sabe de algo assim por aqui? De noite meu PH cai até 7,5.
Parâmetros:
PH (ontem): dia 7,85/ noite 7,5
KH: 8,5
Cálcio: 470
Nitrato: 1,0
Temp: 26,5
Abraços!
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Re: CO2 x PH
CO2 reage com H2O e forma H2CO3 que é acido carbonico, abaixa o PH mesmo.
Esse é um dos motivos que muita gente vai pro balling, pra não injetar CO2 pelo reator de calcio.
Esse é um dos motivos que muita gente vai pro balling, pra não injetar CO2 pelo reator de calcio.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- Rodrigo RBG

- Apelido: RBG Reef Club
- Data de Nascimento: 01 Jan 2001
- País: BRA
ta usando vodka?
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
RBG REEF status: offline
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
RBG REEF status: offline
-
Carlinhos Moreno
- Pomacanthus imperator

- Apelido: carlinhos
- Data de Nascimento: 02 Jun 1953
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Daniel,
Esse problema de Ph baixo é devido o uso do reator de cálcio, eu resolví isso usando também Kalkwasser.
Abraços,
Carlinhos.
Esse problema de Ph baixo é devido o uso do reator de cálcio, eu resolví isso usando também Kalkwasser.
Abraços,
Carlinhos.
Novo aquário Carlinhos em construção (display 2.5 m³ + sump 1.5 m³)
-
Dan Reef

Fala pessoal,
aí que esta o negócio... eu não uso reator...
O que eu vi foi um cara que percebeu que o pH do aquário dele subia sempre que ele viajava com a família. Menos CO2 no ar.. Menos CO2 no aquário.
Eu estou utilizando balling há 5 dias. Mas ate agora não teve efeito no pH.
O aquário esta no meu quarto, que é pequeno.
O que vocês acham de adicionar um pouco de kalk só para corrigir o pH?
Abs
O que vocês acham
aí que esta o negócio... eu não uso reator...
O que eu vi foi um cara que percebeu que o pH do aquário dele subia sempre que ele viajava com a família. Menos CO2 no ar.. Menos CO2 no aquário.
Eu estou utilizando balling há 5 dias. Mas ate agora não teve efeito no pH.
O aquário esta no meu quarto, que é pequeno.
O que vocês acham de adicionar um pouco de kalk só para corrigir o pH?
Abs
O que vocês acham
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Daniel Name escreveu:O que vocês acham de adicionar um pouco de kalk só para corrigir o pH?
É uma boa, gotejando a noite, mas cuidado com RA e Ca pra não subirem muito.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
-
Alexandre_Cardoso

- Apelido: Alex
Qual o tempo de fotoperíodo?
Você tem refúgio? Caso exista, inverter o fotoperíodo com o aqua principal ajuda bastante.
Você tem refúgio? Caso exista, inverter o fotoperíodo com o aqua principal ajuda bastante.
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Daniel,
Parece-me estranho que o PH esteja tão baixo. Mesmo com o CO2 presente, deveria ter um valor mínimo de 7,8 de manhã, chegando a 8,2... 8,4 durante o dia.
TPA está em dia? Quantos litros e qual a frequência?
abraço
Parece-me estranho que o PH esteja tão baixo. Mesmo com o CO2 presente, deveria ter um valor mínimo de 7,8 de manhã, chegando a 8,2... 8,4 durante o dia.
TPA está em dia? Quantos litros e qual a frequência?
abraço
-
Roberto Denadai

- Apelido: denadai
- Recebeu Curtir: 1 vez
Sim, se o ambiente é fechado vc vai ter pH baixo mesmo
A concentração de co2 no aquário sempre tende ao equilibrio com o co2 atmosferico
Se vc tem o aquario numa sala fechada e sem ventilação, pessoas e etc a concentração aumenta
A solução é abrir as janelas e deixar ventilar o local que o pH vai subir naturalmente
Abraços
A concentração de co2 no aquário sempre tende ao equilibrio com o co2 atmosferico
Se vc tem o aquario numa sala fechada e sem ventilação, pessoas e etc a concentração aumenta
A solução é abrir as janelas e deixar ventilar o local que o pH vai subir naturalmente
Abraços
-
Dan Reef

Fala pessoal,
Não tenho refúgio não...
Faz 3 semanas que não faço TPA. De qualquer forma, a última vez que fiz o PH durou muito pouco tempo em 8,3.
O problema de deixar as janelas abertas é o frio hehe.. quando eu to fora de casa tudo bem, mas quando estou, não dá.
Acho que vou tentar kalk.. bem pouco, pois tem o balling também.
Abraços e obrigado!!
Não tenho refúgio não...
Faz 3 semanas que não faço TPA. De qualquer forma, a última vez que fiz o PH durou muito pouco tempo em 8,3.
O problema de deixar as janelas abertas é o frio hehe.. quando eu to fora de casa tudo bem, mas quando estou, não dá.
Acho que vou tentar kalk.. bem pouco, pois tem o balling também.
Abraços e obrigado!!
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Outra forma de colaborar a equilibrar o pH é oxigenar mais a água.
Colocando uma bomba de circulação movendo toda lamina d'água do display, ou mesmo melhorando a eficiencia do skimmer no sump.
Existe também buffer para o pH, voce compra em lojas de aquarismo e equilibra, porém, existe maneiras mais fáceis e economicas naturalmente.
Colocando uma bomba de circulação movendo toda lamina d'água do display, ou mesmo melhorando a eficiencia do skimmer no sump.
Existe também buffer para o pH, voce compra em lojas de aquarismo e equilibra, porém, existe maneiras mais fáceis e economicas naturalmente.
Eduardo_yoshida
- Diplectrum formosum

- Apelido: Edu
Fala Daniel
Cara a um tempo atras tb tive problemas com ph baixo devido ao ambiente fechado chegando ate ph7.2, mesmo usando buffer n conseguia manter ele em ph8.0...Qse perdir alguns corais!!!fodis pois moro no japao e aqui no friu tb n da p/ ficar com as janelas aberta.rs!!
Uma das Solucoes foi q eu coloquei uma mangueirinha na entrada de ar do skimmer puxando o ar la de fora..deixei uma pequena fresta na janela so p/ na aperta a mangueira, na ponta da mangueira coloquei um pedaco de meia calca p/ n puxar sujeira de fora!!...ajudou bastante!!
Uso kalk gotejando 24hrs pelo fato de usar reator de CA ...outra coisa q fiz tb foi deixar uma bomba virada p/ lamina dagua!!
Hj meu ph noite e 7.9 dia 8.2!!
Abraco
Cara a um tempo atras tb tive problemas com ph baixo devido ao ambiente fechado chegando ate ph7.2, mesmo usando buffer n conseguia manter ele em ph8.0...Qse perdir alguns corais!!!fodis pois moro no japao e aqui no friu tb n da p/ ficar com as janelas aberta.rs!!
Uma das Solucoes foi q eu coloquei uma mangueirinha na entrada de ar do skimmer puxando o ar la de fora..deixei uma pequena fresta na janela so p/ na aperta a mangueira, na ponta da mangueira coloquei um pedaco de meia calca p/ n puxar sujeira de fora!!...ajudou bastante!!
Uso kalk gotejando 24hrs pelo fato de usar reator de CA ...outra coisa q fiz tb foi deixar uma bomba virada p/ lamina dagua!!
Hj meu ph noite e 7.9 dia 8.2!!
Abraco
-
Dan Reef

Fala Eduardo,
Eu passei a usar kalk e deu uma leve melhorada, mas não muito ainda. De dia o ph chega em 8.1
Mas de noite, cai para 7.4.. Muita variação.
Eu pensei nessa da mangueira, só que o aquário fica longe da janela, vai ficar uma mangueira passando pelo meio do quarto haha..
Vamos ver se o kalk resolve.. coloquei pouco para não ter variações bruscas.
Abraços
Eu passei a usar kalk e deu uma leve melhorada, mas não muito ainda. De dia o ph chega em 8.1
Mas de noite, cai para 7.4.. Muita variação.
Eu pensei nessa da mangueira, só que o aquário fica longe da janela, vai ficar uma mangueira passando pelo meio do quarto haha..
Vamos ver se o kalk resolve.. coloquei pouco para não ter variações bruscas.
Abraços